Breadcrubs
Meet The Coaches: Silver, Fintinhas, Crusher e Yahiko - Parte 2
single

Hoje continuamos com a 2ª parte da primeira edição do Meet The Coaches, com a participação dos treinadores Crusher, SilverGhunzul, Yahiko e o Fintinhas. Nesta segunda parte continuaremos a discutir tópicos como metodologias e filosofias de treino e o papel dos treinadores de LoL em Portugal. Se perderam a Parte 1 podem lê-la Aqui.

Em relação a scrims, têm preferência por equipas estrangeiras, equipas portuguesas ou ambas? São old school e preferem rankeds? Quais são os fatores que vos levam a decidir que métodos optar?
SilverGhunzul: Scrims e só jogamos contra equipas estrangeiras. As portuguesas chegam atrasadas, são pouco disciplinadas e de uma forma geral, com poucas exceções, não têm o nível que nós procuramos em “scrim partners”.
Fintinhas: Tenho preferência por não scrimar!! Sou um fã de ranked teams.
Crusher: Equipas estrangeiras. A “cultura” de scrims em Portugal é terrível, a quantidade de tempo que se perde só para começar um jogo é impensável e é totalmente comum as pessoas chegarem constantemente atrasadas. Outro ponto é que facilmente encontras equipas estrangeiras de igual ou melhor nível, pelo que podes treinar várias coisas sem a mostrar nada à tua competição direta.
Yahiko: Estrangeiras, mas devido aos horários (por exemplo à noite) não serem favoráveis para as equipas estrangeiras, por vezes tivemos de recorrer a equipas portuguesas. No entanto, sem dúvida que prefiro as estrangeiras, pois são mais consistentes e não revelam nada do que queremos treinar.

Qual o número de scrims (diárias, semanais, etc.) que gostam de programar para a vossa equipa? Quantos jogos costumam exigir que joguem a nível de treino individual?
SilverGhunzul: O mínimo é quatro blocos de scrim por semana; cada bloco tem duas a três horas. Em termos individuais, cerca de 120, 150 “Solo Queues" por mês.
Fintinhas: Não exijo nada obviamente. Um bom jogador é exigente por si próprio.
Crusher: Não estamos num sistema profissional em que os jogadores se podem dedicar 100% a isto. A minha única exigência é que isto seja uma das suas principais prioridades e que façam a gestão do seu tempo de acordo com isso.
Yahiko: Isso é muito relativo. Para mim, o ideal eram 1 a 2 scrims por dia com 2 dias de descanso. Em relação aos jogos individuais, 3 jogos por dia, mas já tive jogadores a fazerem bem mais.

Recentemente ocorreu a mudança do sistema de bans. Para qual dos 2 sistemas tende a vossa preferência: o antigo de três bans ou o sistema que está agora implementado? O que consideram que esta mudança trouxe a nível competitivo?
SilverGhunzul: O novo sistema de bans é muito superior em termos estratégicos, pois é muito mais dinâmico. Há muitas mais coisas para explorar, surgiram novas picks e é obrigatório haver mais preparação. Basicamente, o novo sistema favorece todas as equipas que se preparam mais, quer em termos de champion pool, quer em termos estratégicos.
Fintinhas: A mudança é-me irrelevante, no entanto penso que foi importante. O LoL nunca tinha sofrido uma alteração assim e ao mesmo tempo duplicou o número de champions disponíveis no jogo. Penso que é uma alteração que fez sentido.
Crusher: Pessoalmente, prefiro este novo sistema. Esta alteração mudou bastante a maneira como champion select é feito, pois há mais “mind games” e obrigou também os jogadores a alargarem as suas champion pools.
Yahiko: Prefiro muito mais o sistema atual. O sistema atual é muito mais engraçado, pois permite aos treinadores terem mais opções e jogarem com essas opções de uma melhor forma.

Que palavras transmitem aos vossos jogadores antes de uma competição? E quando a mesma não corre como esperado, o que gostam de lhes transmitir?
SilverGhunzul: Não gosto de pressionar ninguém, prefiro falar com os jogadores individualmente. Uns precisam de confiança, outros de serem relembrados de quais são os seus objetivos e há outros com quem o silêncio é a chave. Quando as coisas correm menos bem, depende muito de várias coisas, isto é, às vezes correm menos bem, mas sentes que os jogadores fizeram o seu melhor, outras vezes nem por isso e é preciso chamar à atenção da equipa. Varia muito dependendo as circunstâncias e do calendário;
Fintinhas: Só há 2 hipóteses: ou existe um futuro na cabeça deles, onde eles ganham e/ou são felizes, ou então estamos a desperdiçar muito tempo na liga das lendas e mais vale não jogar. Os jogos a sério são os testes onde pesamos o valor do esforço e do tempo que gastamos a treinar.
Crusher: Antes de uma competição tento transmitir não só a importância de ganhar e o que temos de fazer para ganhar, mas que desfrutem da própria competição, pois é o culminar de todo o trabalho e tempo que investiram previamente e sinceramente se não houver uma real satisfação em competir, há melhores maneiras de investir esse tempo do que a jogar. Quando os resultados ficam aquém das expectativas acho que é importante lembrar os jogadores de onde eles começaram e do quanto já evoluíram desde então e que se continuarem a trabalhar de maneira empenhada, tudo é uma questão de tempo até atingirem esses objetivos.
Yahiko: Antes de uma competição tento relaxá-los ao máximo, de forma a que a pressão não os afete. Depois do jogo depende da prestação deles, se for positiva incentivo-os, se for negativa chamo-os à atenção, mas continuo a motivá-los de forma a que para a próxima seja melhor.

Têm algum role model a nível de coaching?
SilverGhunzul: Não.
Fintinhas: Não.
Crusher: Sim, o Fintinhas. Esforço-me ao máximo para ser o completo oposto dele.
Yahiko: YamatoCannon.

Quais são os vossos objetivos para o próximo Split?
SilverGhunzul: Ganhar tudo.
Fintinhas: Fazer melhor do que no primeiro! Ainda é cedo para colocar metas, mas seguramente que é fazer melhor do que no primeiro. Também não é difícil.
Crusher: O objetivo principal é melhorar como equipa, não só dentro do jogo, mas principalmente fora deste e se conseguirmos que isto aconteça, certamente que boas coisas acompanharão o desenvolvimento da equipa.
Yahiko: No 1º Split o objetivo foi assegurar a manutenção, para o próximo espero chegar ao top 4.

Quais seriam os conselhos que cada um de vocês deixaria a quem tem por objetivo vir a ser treinador de uma equipa de League of Legends?
SilverGhunzul: Dediquem-se a sério, não se deixem ser pisados e mais importante de tudo tentem ser o mais racionais possível. Basicamente, não fazer o que o Yahiko faz.
Fintinhas: Não ver demasiada LCS ou LCK ou outra cena assim. Passar mais tempo a pensar em que ambiente é que ele ou a equipa dele estão inseridos, e perceber bem como é que esse ambiente funciona.
Crusher: Que sejam eles mesmos e que não tentem seguir nenhuma “receita”, pois tal não existe. Apenas tentem perceber o que a vossa equipa precisa e ajudem-nos nisso na melhor das vossas capacidades.
Yahiko: Ser coach parece uma tarefa fácil, mas nem sempre é tão fácil assim. Para quem quer começar neste ramo aconselho aquilo que me aconselharam a mim: mostrem empenho e dedicação e vão conseguir atingir o que querem.

Agradeço a todos o tempo que despenderam a responder às minhas perguntas e creio que quem quiser seguir os mesmos passos que vocês tem aqui um pequeno, mas bom guia, para se orientar e com diferentes pontos de vista. Espero que o próximo Split seja o culminar de um ano inteiro de trabalho e desejo a todos muito sucesso no futuro. 


Top