Breadcrubs
A Reta Final: Resumo 1ª Divisão Jornadas 11 e 12
single

O 1º split da WGR LPLOL entra na sua reta final e é chegada a altura de as equipas cimentarem de uma vez por todas o seu lugar nos Playoffs. Apesar de já não faltarem muitos jogos um deslize poderá resultar num preço muito alto a pagar e, por isso, todo o cuidado será pouco nas próximas batalhas que irão decorrer no Rift!

A Doxa Gaming conseguiu uma boa abertura da 11ª jornada frente aos Hexagone Esports. Entre o “Shade Strife” e o “Inceneratus”, os dois jogadores conseguiram fazer a Irelia sofrer no top, criando uma larga vantagem para o quinteto do lado azul.  O Baron aos 24’ soletrou o início do fim para os ASP, numa partida em que os Doxa poucas ou nenhumas dificuldades sentiram para assegurarem uma vitória por 15-4. O MVP da partida foi para o Jayce do “Shade Strife”, que fechou o jogo com um score de 6/0/4.

No jogo mais esperado da noite os GrowUP Esports rapidamente impuseram um ritmo acelerado sobre os K1ck Esports Club depois de terem conseguido o First Blood nos primeiros segundos de jogo. Mais uma vez, no entanto, a experiência dos linces serviu para que a equipa mantivesse a calma e conseguisse ir recuperando da desvantagem à medida que o jogo progredia. Como equipa experiente que são, os K1ck souberam aproveitar as oportunidades, e os erros de posicionamento do adversário custaram-lhes caro. Um ACE sofrido aos 23’ custou o Baron à equipa do blue side e a partir daí o restante do jogo foi todo dos K1ck. Os linces derreteram tudo no seu caminho e fecharam o jogo com o resultado de 13-22 aos 29 minutos, sendo que o destaque do encontro ficou com o Ryze do “Furuy”, que fez um score de 12/2/5.

O Bo1 entre Boavista FC e Electronik Generation traduziu-se num jogo de altos e baixos em que ora os jogadores do BFC tinham a vantagem ora as abelhas tomavam a dianteira temporariamente. Com um Baron aos 24’ os axadrezados conseguiram uma ajuda preciosa que poderia ter sido a chave para resolver um jogo até então muito equilibrado, mas os EGN conseguiram aguentar a sua base e na oportunidade seguinte foram eles a aproveitar um erro crasso dos BFC, que decidiu ir á base, e a ficar com o buff. As abelhas conseguiram tirar melhor partido do buff do que os seus adversários e o jogo foi encerrado aos 35’ com um 10-15 no marcador de kills e MVP atribuído ao “Blizz”, que fez um 6/3/4 de LeBlanc.

No dia seguinte teve lugar a 12ª jornada. A equipa da gelataria do Porto, Doxa Gaming, revelou-se uma força avassaladora frente aos UP, que para a partida contaram com o “Sun” no top em vez da sua posição habitual e  “Afcl” no seu lugar. A Doxa executou o seu plano de jogo de forma limpa com um jogo que começou logo com uma Double Kill para o “Pyton” aos 4 minutos. No top, com o “Sun” pouco confortável o “Shade Strife” tomou posse total da lane e foi colocando pressão e abrindo mapa para a sua equipa. A pressão sobre os UP foi constante, e por muito que tentassem reagir o adversário tornou-se demasiado forte em muito pouco tempo para que conseguissem realmente fazer-lhe frente. Apesar de alguns bons apontamentos por parte dos UP, o seu Nexus caiu em apenas 23 minutos, num dos jogos mais curtos do split. O MVP foi para o “Inceneratus” que jogou de Rek’Sai e fez um score de 6/1/5.

Seguiu-se um dos jogos mais esperados da segunda volta do split, o derby e reencontro entre FTW e K1ck. O jogo começou bastante calmo e como seria de esperar com as duas equipas a respeitarem-se. Aos 16 minutos apenas 1000 de gold separavam as duas equipas, mas a FTW soube aproveitar melhor os poucos erros dos K1ck e aos 21’ a FTW puxou o gatilho e conseguiu 4 kills para sua equipa. De seguida a equipa imediatamente rodou para o Baron e passou a pressionar livremente os K1ck. Os linces ainda tentaram conseguir algumas picks ou aproveitar um erro da FTW, mas de pouco lhes valeu, visto que a vantagem do lado azul cresceu demasiado rápido. A FTW fechou o encontro aos 27 minutos com um resultado de 13-3 em kills, constituindo uma derrota pesada para os K1ck. O MVP ficou com o Trundle “Plasma”, cujo score final foi de 1/1/9.

O jogo entre EGN e ASP também teve um early game bastante passivo, mas aos poucos a equipa do blue side começou a destacar-se devido a uma performance melhor no que toca a macroplay. Aos 22’, numa luta de contestação pelo Infernal Drake, o “Tunaraz” conseguiu roubar o buff e a equipa conseguiu um ACE com direito a uma Triple Kill para a Zoe do “Blizz”. O jogo ficou nas mãos das abelhas que, aos 24’ levaram o Baron, e fecharam a partida aos 27’ com um resultado expressivo de 16-2 no marcador. O MVP do encontro foi o “Blizz” que ficou com o score final de 7/1/5.

O último jogo da jornada entre HEX e BFC foi uma longa e renhida batalha pela superioridade, com ambos os lados a batalharem constantemente entre si para se sobreporem ao adversário. Quem acabou por sair melhor das team fights bastante desorganizadas foram os HEX. Aos poucos a equipa foi-se destacando e depois de terem conseguido o Baron aos 30’ conseguiram estabilizar a sua posição na partida. Os HEX começaram a destruir a base vermelha metodicamente e, depois de terem conseguido mais um Baron para juntarem ao Elder Drake, os HEX fizeram explodir o Nexus adversário aos 40’ com um resultado de 27-17 no marcador. O MVP do encontro foi o “Gotzy”, que fez um score de 12/1/11 a jogar de Ezreal.

Com os resultados desta semana a tabela fecha da seguinte forma:

Com FTW e Doxa já confirmadas nos Playoffs, ainda existe a possibilidade de os HEX igualarem os EGN e os K1CK em pontos na disputa por uma das vagas disponíveis. A apenas mais dois jogos do final do split fica também confirmado que as equipas da 1ª Divisão que irão disputar o Relegations serão ASP e BFC. Ainda há espaço para mudanças, mas as próximas duas jornadas serão as últimas oportunidades para os HEX surpreenderem.


Top