Breadcrubs
Resumo da 1ª Semana da Winter Split LEC 2023
single

 

O melhor League of Legends da EMEA chegou aos ecrãs no sábado passado com o arranque da LEC.  Um terço da primeira fase da Winter Split já passou, o que significa que cada vitória importa, principalmente neste ano.

Os G2 foram uma das equipas invictas nesta primeira “super-week”. Entraram no sábado com uma vitória contra os XL, controlada pelo bot side. Nos dias seguintes dominaram as partidas do início ao fim, chegando até a flexibilizar a Karma para a top lane, e o Zac no mid, nas mãos do "Caps".

 

Os Vitality também terminaram a semana invictos, talvez um pouco menos convincentes que os G2. O primeiro jogo da split acabou por se tornar num comeback contra os Fnatic. Apesar de com uma certa dificuldade, derrotaram tanto a Team Heretics como os MadLions e o principal destaque vai para o jungler “Bo” que continua invicto na sua carreira competitiva.

 

Os defensores do título KOI, entraram com o pé direito com excelente controlo de objetivos por parte de “Malrang” e o top laner “Szygenda” provou estar à altura do resto da equipa. Acabaram por cair contra os Fnatic, mas não deixaram muito a desejar.

 

A garra dos MadLions voltou ao rift desde o primeiro dia, onde identificaram as melhores condições de jogo, encontraram vantagens desde cedo e conseguiram transicionar para vitória. Apenas caíram para os invictos Vitality, após darem alguma luta.

 

A meio da tabela temos a Team Heretics que apesar do desempenho estelar de “Evi” deixaram a desejar na transição para o mid-game. Entraram com uma vitória numa partida sangrenta, mas tal não aconteceu nos dias seguintes. Foram derrotados por duas vezes, a deixar a desejar no que toca a decisões.


Os Excel entraram na Winter split bem tremidos, numa partida caótica, onde não tinham um plano de jogo definido. No domingo mostraram melhorias, apesar de não terem conseguido dar “snowball” e levar o jogo. Só na segunda-feira conseguiram levar a vitória contra os DBS, no maior jogo da split, até então, onde apesar de terem conseguido garantir objetivos neutros, tiveram dificuldade em fechar.


Para grande surpresa dos fãs, os Fnatic não saíram desta semana da melhor forma. Depois do primeiro dia, onde dominaram o jogo e quase fecharam a partida, cometeram erros que lhes trouxeram a derrota. No dia seguinte, contra os G2, não conseguiram sequer pegar na partida, mas saíram desta primeira semana com uma vitória e a esperança de fazer melhor na próxima.

 

Os SK apareceram um tanto apáticos e descordenados. Só no terceiro dia, conseguiram dominar melhor o macro, e, apesar da dificuldade tendo em conta a skill individual dos Heretics, conseguiram punir os erros e levar a partida. 

 

Se a Team DBS não aguentou a fúria dos KOI no primeiro dia, mostrando dificuldades no midgame, dominaram a partida contra os SK. Apesar de um jogo sangrento contra os XL e de terem conseguido vantagens de kills, os XL acabaram por conseguir derrotá-los.

 

Por fim, os Astralis terminaram a semana sem uma única vitória. Começaram muito bem contra os Heretics, mas os oponentes recuperaram. Tiveram dificuldades em levar planos para rift e executá-los, ficando numa posição complicada para tentar levar vitórias e um lugar para a próxima fase.


Top