Após uma análise e reflexão cuidada dos tiebreakers do Spring Split onde tivemos 4 equipas empatadas em 2º lugar, o Conselho de Arbitragem decidiu rever os critérios de desempate da Liga, aplicando novas medidas.
Considerando o desempate por Confronto Directo bastante injusto, pois as variáveis onde serão decididas o jogo podem ser diferentes dos jogos anteriores (patches diferentes, momentum da equipa, disposição dos jogadores, entre outros), a Liga considera que a melhor forma de desempatar as equipas é mesmo através da análise da sua performance ao longo da Fase Regular.
Desta forma, será avaliada a performance da equipa no que toca ao seu draft, duração dos jogos, recompensando os jogos mais extensos devido ao esforço que causa nos seus jogadores, gestão de economia, objectivos e comebacks, performance individual do seu roster e comportamento geral.
Assim, os novos critérios de desempate passam a ser avaliados através de um score, acumulado com o seguinte sistema simplex:
- Análise de Draft:
- + 50 pontos por cada vitória de Draft, analisada por um espectador random presente no Twitch Chat
- Odd Picks e Pocket Picks:
- + 10 pontos por cada pick considerada off-meta pelo Hackali
- - 50 pontos por cada OTP pick
- + 250 pontos por cada pick de Teemo
- - 1000 pontos por cada pick de Seraphine
- - 10000 pontos por cada pick de Seraphine num jogo perdido
- Duração dos jogos:
- Jogos com mais de 40 minutos: + 10 pontos
- Jogos com mais de 50 minutos: + 20 pontos
- Jogos com mais de 60 minutos: + 75 pontos
- Jogos com mais de 61 minutos: - 200 pontos (devido ao atraso provocado na transmissão, e consequente cansaço dos espectadores)
- Gold acumulado:
- + 2x pontos por diferença de gold das restantes equipas em confronto directo (ex: 4000 gold dif = 8000 pontos ganhos)
- - 20x pontos por cada gold perdido ao vender itens na loja (ex: vender as Berserker Boots = 15400 pontos perdidos)
- Objectivos acumulados:
- + 5 pontos por cada objectivo conquistado ao longo do Split
- + 50 pontos por cada jogo ganho quando a equipa adversária tem Dragon Soul
- + 100 pontos por cada jogo ganho sem um único Baron Buff adquirido
- + 500 pontos por cada jogo ganho se a equipa adversária tiver ganho Elder Drake Buff
- Performance Individual:
- + 50 pontos se um jogador vencer um 1v2
- + 150 pontos se um jogador vencer um 1v3
- + 750 pontos se um jogador vencer um 1v4
- Campeão directo se um jogador vencer um 1v5, independentemente do seu lugar na tabela classificativa
- Comportamento:
- - 25 pontos por cada saída antes do Nexus explodir
- - 50 pontos por cada atraso no check-in
- - 75 pontos por cada comentário menos agradável no Twitch Chat
- - 5000 pontos por cada vez que algum jogador questionar a profissão da mãe do árbitro da partida
A WGR LPLOL espera com este novo sistema eliminar qualquer possibilidade de tiebreakers, e recompensar devidamente as equipas pela sua performance ao longo das agora 28 jornadas de Summer Split.
Boa sorte a todas as equipas! Vemo-nos no Summoner’s Rift!