Breadcrubs
Uma visita ao bootcamp dos SAMCLAN
single

   SAMCLAN Esports Club foram a equipa que terminou o split regular em segundo lugar e, por isso, foi apurada para os Playoffs do Worten Game Ring LPLOL Summer Split. É diversas vezes mencionado que esta equipa consiste em talento individual e de uma união entre todos os jogadores. Ao contrário do seu adversário deste fim-de-semana, estes jovens jogam juntos desde 2019, exceto a botlane, que só se integrou no início deste ano. Ao longo destes meses foi nos dado a conhecer a personalidade destes jogadores, provando um espírito de equipa resistente baseado em dedicação e consistência, com uma pitada de competitividade. Mas poucos conhecemos quem são estes jogadores distantes do Summoners' Rift, fora dos tweets e longe das streams. Por essa razão, ficam aqui algumas perguntas e respostas que fizemos a cada elemento desta equipa. 

 

O meme "top no impact" tem circulado ao longo de vários anos, consideras que seja verdade? Que tipo de champion achas mais eficiente na tua lane, sendo em soloq ou em competitivo, um carry ou um tank?​
   O meme de "top no impact" tem sentido, no modo em que em competitivo é muito mais fácil rodar o jogo com a botlane. Logo pickar um weakside top que, mesmo sem muitos recursos tenha revelância no jogo, é muito comum, daí a toplane não aparentar ter impacto. Jogar strongside top é muito mais risky e requer um nível de coordenação muito maior. No entanto, em soloqueue, nada disto importa e a grande parte dos toplaners em high elo são 1 tricks, logo pickar sempre o mesmo champion, ignorando o matchup e teamcomps, é viável. Apesar da toplane ser uma lane isolada, consegue dar snowball a vantagens com pouca lead, logo consegue ter relevância no jogo.
- Rúben "F4rg" Fernandes


Os esports, em geral, são uma área recente e requerem um grande investimento de tempo. De que forma encarou a tua família o caminho que decidiste seguir? E o quão importante achas o apoio familiar na vida de um jogador em competitivo?​
   Na minha opinião os esports, pelo menos em Portugal, podem ser considerados um desporto da próxima geração. Isto, porque é um mundo totalmente desconhecido da maior parte das pessoas, inclusive uma grande parte de pais e familiares que, ao longo dos anos, parece que associam o jogo online como um vício e não como um desporto/profissão até. Tendo isto em conta, eu considero-me um jovem com sorte pois os meus familiares sempre me apoiaram em tudo principalmente o meu pai, que se esforçou muito para perceber e entrar um pouco neste mundo dos esports de maneira a poder-me proporcionar as melhores condições e todo o apoio para que eu consiga dar o meu melhor mas, fazendo um paralelo com uma boa parte da sociedade, sei que isto não é uma realidade e ás vezes é díficil para um pai ou mãe perceberem que o jogo online pode ser muito mais do que um vício. Daí eu achar que os esports precisam de ser regulamentados em Portugal, precisam de ter as suas próprias regras, próprias normas, para que a sociedade em geral apoie os esports como algo parte das nossas vidas e das próximas gerações também.
- David "Travanques" Bonjardim 


Mesmo que tenhas jogado com o mesmo número de champions que o Heroic neste split, tens apresentado ao longo dos anos diversas picks na midlane. O que consideras que define a tua "identidade" como jogador? E achas preferível ter uma champion pool pequena que és capaz de dominar ou saber jogar com vários champions e adaptares a diferentes composições?​
   Eu antes achava o Heroic (midlaner dos EGN Esports) um otp de 3 4 champions (kinda que acho que não está muito diferente). Mas é impossível não notar o esforço que ele tem posto ao longo do split a tentar aprender outros playstyles e champions na midlane, não só em jogos competitivos como em soloq e isso merece bastante respeito na minha opinião. Mas acho que o playstyle que o Heroic joga de sempre "partir para a frente" e ganhar uma counter lane deve ser dos melhores que já vi. Eu como jogador considero-me alguém bastante inteligente e flexível, porque eu não tenho medo de pickar champion que seja no mid porque, desde que saibas os conceitos da lane em si e como te adaptares ao teu champion, acho que consegues trazer o que quiseres na midlane. Pelo menos, eu considero-me assim, considero-me bastante flexível e adaptável e inteligente no modo como abordo a lane e o jogo em si. Tendo em conta quantidade de picks que posso trazer, acho que ainda tenho muito para mostrar. Tenho 19 anos e considero-me ainda verde na scene portuguesa, mas lá está- acho que ainda tenho muito para aprender com a idade que tenho, e só posso concordar com o Heroic numa certa entrevista que ele teve em que disse que o nosso maior inimigo somos nós proprios e vou continuar a melhorar.
   Quanto á segunda pergunta acho que é sempre mais vantajoso adaptar-se a vários playstyles do que ter um champion pool pequena. A meta está sempre a mudar e o que funciona e domina uma semana, na semana a seguir já pode não funcionar por causa dos patches para além de ser relativamente fácil dar counter e draftar contra alguém que tem uma champion pool e, tendo em conta isso, acho muito melhor adaptar-se a qualquer playstyle e será sempre mais vantajoso em competitivo na minha opinião. 
- Paulo "Noma" Rebocho


Chegaste ao top 10 mundial de KDA em competitivo, antes de mais, parabéns! Achas que limitaste a tua agressividade e, por isso, reduziste o teu impacto nos jogos para obter um KDA superior?​
Bem quanto a isso a resposta é simples, não. Ser "KDA" player em competitivo não existe, as pessoas fazem sempre o máximo que podem para ganhar e eu não sou excessão. Resumidamente, e sendo o mais honesto possivel, maior parte dos jogadores da liga não são bons o suficiente para me obrigar a fazer erros mecánicos.
- Pedro "Gotzy" Rego


Já tivemos o prazer de conhecer a tua Sona, Lux, Lulu e Yuumi, tens alguma pick secreta para as finais? E como te sentes quando relacionam este género de champions a ti?​
   Quanto a picks, é possível ter algo preparado, mas se é suposto ser secreto é melhor estar secreto 😄. Sinto que muita gente ainda tem essa ideia de eu só jogar enchanters, mas olhando para competitivo é de longe a realidade. Já demonstrei que tenho uma champion pool muito mais aberta que só esses champions, aliás os meus champions most played na LPLOL nem são enchanters. Simplesmente gosto mais de jogar esses champions em soloq, em competitivo não me importo de adaptar a qualquer champion que esteja na meta/seja melhor nas team comps que pretendemos jogar.
- Diogo "Calmsky" Sousa (já agora, a forma correta de dizer o nome é "Calm Sky" e não "Calmski")


A equipa vai se encontrar em bootcamp neste fim-de-semana. Estão confiantes que terá um impacto positivo e, como coach, acreditas que bootcamps são importantes, especialmente num split em que os playoffs não serão em lan?
   Eu acho que bootcamps, de forma geral, são sempre positivos porque fortalecem a relação entre os jogadores e é sempre positivo ver os erros pessoalmente, a informação entra mais facilmente. É positivo para estes playoffs porque vão ver first hand a nossa reação depois de derrotarmos os OFFSET Esports.
- Jorge "SK" Santos 


Os SAMCLAN Esports Club vão jogar amanhã contra os OFFSET Esportspoderás acompanhar este duelo no nosso canal da Twitch a partir das 14h30!


Top