Breadcrubs
Um novo clássico antigo
single

Eu ia começar este texto a comentar que temos dois novatos em playoffs da WGR LPLOL e que têm aqui a sua primeira oportunidade de escrever história nas fases finais. Não estaria incorrecto - é a primeira vez que SAM e GC chegam a Playoffs – e seria fácil de cair na armadilha de me focar nesse facto, por ele ser o que mais rapidamente salta à vista. É um marco histórico para estas duas equipas, um momento bonito que, por si, merece também ser assinalado e celebrado. Mas a história que se escreve pelo feito é pobre comparada com a estória que nos trás a ele e é essa estória que, para mim, deslumbra mais.  

Na minha segunda tentativa, digo-vos que é a segunda vez que os Sam Clan enfrentam os Geekcase em Playoffs. A primeira foi há um ano atrás, depois dos Geekcase salvarem uma série prácticamente perdida contra os Prinfor, num reverse sweep que na altura foi muito falado por ser incomum na nossa scene. Os Sam eram o final boss da gauntlet da 2ª divisão, após uma fase regular onde apenas perderam três vezes. Noma era a superestrela da liga, SK – actual treinador dos Sam – era o seu support e os Sam eram elogiados pelo seu playstyle consistente. Mas, no contexto daquele jogo da final da 2ª liga portuguesa havia um dado importante: Duas das derrotas dos Sam foram contra os Geekcase. Até aquela final, os Sam ainda não tinham levado nenhum jogo ao Lostboy e ao Kaxe, que ainda por cá continuam. Apesar disto, os Sam venceram a final 3-0 e celebravam a subida à primeira divisão com a medalha de campeões, marcando presença na primeira jornada do Summer Split da WGR LPLOL 2019 contra... os Geekcase. No final desse Summer Split os Sam alcançaram a tão desejada manutenção e os Geekcase foram passear nos Relegations mas, mais uma vez, eu estaria a ser incompleto se me ficasse por aqui. A verdade é que ambos acabaram com os mesmos pontos e, em virtude desse split ter um número ímpar de rondas, não houveram empates devido a confrontos directos. Os Sam venceram duas vezes na fase regular desse verão, perdendo na estreia contra os Super Geekcase das primeiras jornadas. A estreia oferecia sempre dissabores para os Sam mas, no entanto, tal como na 2ª divisão, no fim foram os que riram melhor.  

Este ano, Sam e Geekcase fizeram percursos muito diferentes e, no entanto, mais parecidos do que a tabela parece indicar. De um lado, uns Sam Clan que têm um dos melhores lineups de sempre, recheado de qualidade individual, que se foi descobrindo ao longo de um Split de inconsistência e jogos quase perdidos, mais autoinfligidos do que outra coisa. A capacidade de virar jogos e nunca desistir, mesmo em momentos de grande dificuldade e stress, é uma das melhores vibes que esta equipa dos Sam deixou ao longo desta fase regular. Contra eles vão uns laranjinhas que não impressionavam ninguém e pareciam condenados à inevitabilidade dos últimos lugares. Mas, a meu ver, há muito mérito nos Geekcase, muito mais do que o que se lhes quer atribuir às vezes. Tal como os Sam, estes Geekcase são munidos de uma “die hard atitude” muito forte – talvez pela experiência semelhante que partilham – e encontram no Lostboy e no Kenruto uns dos melhores jogadores da liga este Split. São uma equipa que falha na iniciativa, mas que, muito graças ao bom posicionamento do Lostboy nas fights e ao seu bom instinto para perceber quando a fight está do lado dele ou não, é forte a jogar o late game.  

É curioso que, depois de uma viagem por subidas e descidas, Relegations e Open Splits, novos jogadores, empates e o caos dos Tiebreakers, chegamos aos primeiros Playoffs de 2020 para encontrar o sítio de onde partimos. Quando acabarem a música e as cantigas, e a senhora do Summoner’s Rift nos der as boas vindas, lá no meio vamos ver o Kaxe contra o Noma, numa dança que, se calhar, só não é clássica porque ainda não é final.  


Top