Breadcrubs
Superweek da LEC
single

A Superweek, tal como semana final da fase regular, da Liga Europeia foi disputada neste último fim de semana. Somente no 14º jogo foi definido quais seriam as 4 restantes equipas apuradas para os Playoffs da liga. Isto acontece porque MAD Lions e Rogue já contavam com a sua presença desde a semana anterior, sobrando apenas o duelo para decidir o primeiro lugar.

 

"If you don't make it to Playoffs, you don't make Worlds"
("Se não alcançares os Playoffs, não chegarás aos Worlds")
 

7 Agosto 2020, Dia 1 da Superweek
     Conhecidos por um early game superior na liga, Rogue (RGE) perderam algumas dessas estatísticas na partida contra Team Vitality (VIT), apesar de um first blood tardio. Mesmo igualando o número de dragões derrotados e colecionando algumas vantagens, o roubo do Barão foi suficiente para o retorno de VIT. A vitória foi assegurada após outro Barão e uma Cloud Soul nas mãos do sétimo lugar europeu.

     As chances de Origen (OG) visitarem os palcos dos Playoffs foi reduzida drásticamente após o encontro contra XL Esports (XL). A pose da Caitlyn e Camille foi um aspeto relevante no impedimento na conclusão de objetivos, tais como o Barão e a Mountain Soul. Com o Dragão Ancião derrotado, XL são capazes de eliminar todos os inimigos num Ace e terminar.

     O duelo que forneceu o primeiro ponto deste split a Schalke 04 (S04) na primeira ronda, contra a equipa titã- FNATIC (FNC). O Pyke de Hylissang não foi assustador o suficiente para S04 que, na sua composição tão poderosa em fights, arrematou mais uma vitória contra FNC

     O pesadelo do Fiddlesticks que Misfits Gaming (MSF) proporcionaram a MAD Lions (MAD) na primeira volta, foi prontamente banido pelos leões na primeira rotação. Desta vez, MAD não cederam qualquer esperança a MSF, mas demoraram 3 minutos a terminar o jogo (talvez a planear o melhor teatro até agora, qualquer fã de League of Legends agradece ouvir Pentakill ao vivo).

     A partida mais equilibrada do dia... até Caps ter vantagem. O carry principal dos G2 Esports (G2), na sua Syndra (em que só perdeu 1 vez este ano, quando jogava ADC), foi um tormento para SK Gaming (SK). Com esta conquista, G2 asseguram o seu lugar nos Playoffs e os restantes jogos apenas iriam definir a sua seed

 

8 Agosto 2020, Dia 2 da Superweek
     VIT tinha nas mãos as esperanças de OG e a finalização do Miracle Run de S04 na primeira partida de sábado, não sendo capaz de garantir ambas. Gilius certificou-se que todos os seus esforços nas últimas jornadas não seriam em vão, com a ajuda de Abbedagge, e, tal como Perkz (ADC de G2) mencionou numa entrevista, este jogador tem apresentado performances excelentes ultimamente. 

     SK também não quiseram ajudar OG no percurso para os Playoffs, removendo completamente as suas oportunidades. Numa partida maioritariamente dominada por SK, OG tornou-se a primeira equipa a ser excluída dos Playoffs e SK a quarta equipa apurada para os mesmos. 

     Os dois cenários que poderiam resultar do jogo entre XL e FNC eram decisivos: ou XL apuravam-se diretamente ou, caso fossem FNC vitoriosos, MSF e VIT seriam eliminados. Bem, era hora de dizer adeus às duas equipas porque os FNC encostaram os XL à parede, restando a estes a partida contra G2. Sempre nos foi ensinado para não temer os insetos, porque eles têm mais medo de nós do que propriamente nós deles... Essas pessoas, claramente, nunca conheceram o Kha Zix de Selfmade.

     Se formos a mencionar todos os jogos em que Caps é uma peça fundamental para G2, irá se tornar repetitivo. Já sabemos, este jovem jogador é excelente, a Syndra e a Zoe são os champions que ele domina na perfeição perante adversários europeus. Mas o senhor doutor Mundo surgiu e veio fazer uma visita de rotina a MSF (e mesmo ele não foi criativo o suficiente para Wunder). Só foi acrescentado mais um ponto para G2, sendo que este jogo pouco mais iria definir.

     O novo clássico de rookies - MAD e RGE. A agressividade contra a consistência, o duelo entre dois dos melhores midlaners da liga e o combate pelo primeiro lugar. Esta partida, apesar de não afetar mais nenhuma equipa sem ser as próprias, resumiu-se num jogo intenso com momentos profundos. Para não demorar muito, a interação destes quase 40 minutos no Summoners' Rift foi muito virada para o lado dos RGE, do início ao fim, em objetivos, kills, etc. As vantagens estiveram, principalmente, do lado azul. Numa luta para a Dragon Soul dos MAD, Larssen e Finn teletransportam-se para a base rival e terminam o jogo. 



9 Agosto 2020, Dia 3 da Superweek
     Infelizmente para VIT, a Ashe continuou com winrate negativo nas estatísticas da LEC, depois deste jogo. MSF, mesmo eliminados da corrida, demonstraram-se fortes e marcaram a sua presença em objetivos contra o early e mid game agressivo de VIT. Após a conclusão da Mountain Soul de VIT, só restava o Barão e o Dragão Ancião, que MSF concluiram e os lideraram para o desfecho da última partida de ambas as equipas em 2020. 

     Pouco se pode elogiar a MAD na partida seguinte mas o medo já deve se ter espalhado pelas restantes equipas- S04 domesticaram os leões como se o Summoners' Rift fosse o circo. Com esta vitória contra o primeiro lugar, S04 terminou a fase que dependeria de si na Miracle Run, ficando pendentes até ao jogo de G2 e XL

     RGE, devido à derrota anterior de MAD, necessitavam desta vitória contra OG para garantir o primeiro lugar e a qualificação para os Worlds. Não tardou até que RGE, a equipa que se dizia que iriam ficar atrás de MAD, que as titãs iriam destruir, que nunca conseguiriam obter o primeiro lugar isolado - tornaram-se a primeira equipa no mundo a apurar-se para os Worlds 2020. Mas, consequentemente, o Alphari deve se ter sentido como um Garen a perder contra um Teemo em soloqueue

     G2 puderam decidir entre deixar S04 e os seus maiores rivais, FNC, ingressarem nos Playoffs, ou XL. XL decidiram jogar à volta da toplane, e, realmente, a Camille foi uma grande ajuda nesta semana, mas não foi tão impactante tendo o Jax de Wunder no lado oposto do mapa. G2 tiraram o significado ao jogo seguinte, porque tanto FNC como SK já se encontravam qualificados e com o bilhete dos Playoffs na mão. E, mais importante, S04 completaram a Miracle Run, depois de começarem a fase regular 0-9 e com 4% de possibilidade de alcançar os Playoffs.

Um resumo mais breve poderá ser encontrado aqui.

 


Top