Breadcrubs
LEC - a ascensão e a queda
single

O fim de semana da Liga Europeia veio a acrescentar mais partidas únicas, nas quais se podem confirmar pela tabela classificativa.

Antes de mais, um pequeno resumo, longe da soma de vitórias e derrotas- tivemos a substituição de dois jogadores da LEC: nos Schalke 04 (S04), a posição de jungler foi ocupada por Gilius, jungler da academia da mesma equipa (e que se devem recordar por ter sido o jungler dos Team Vitality (VIT) quando Attila se encontrava na LEC), por indisposição do jungler original, Lurox (referência). O menino de ouro dos G2 Esports (G2), Perkz, decidiu voltar a casa por uns tempos (referência) e por essa razão entrou em jogo P1noy. Na sexta feira tivemos no mesmo jogo o El Clasico (FNC vs. SK) e o 500º jogo dos FNATIC (FNC) na LEC.

Apenas duas equipas, Rogue (RGE) e Excel Esports (XL) acrescentaram dois pontos à sua classificação, e, para compensar, Origen (OG) e SK Gaming (SK) somaram duas derrotas. Todas as restantes perderam pelo menos um jogo, um facto surpreendente sendo que MAD Lions (MAD) teriam somente perdido contra G2 Esports (G2) no início do split e Schalke 04 (S04) não ganharam nenhum jogo até este sábado. 

 

Semana 4 - Dia 1 (Jornada 8)

          A tarde teve início (sem um Aphelios) com Excel Gaming (XL) vs. Team Vitality (VIT), onde os votos da comunidade se encontravam, maioritariamente, em VIT. Infelizmente para os fãs da liga, XL estiveram sempre à frente da equipa amarela, sendo um  momento destacável a perseguição a Kryze (toplaner dos XL) por 4 membros dos VIT- em troca desta movimentação, a base ficou exposta e XL levaram 2 torres da base adversária. 

          De seguida, o duelo entre o último e primeiro lugar - Schalke 04 (S04) vs. MAD Lions (MAD). A 7ª vitória consecutiva dos MAD (ou seja, já ganharam a 7 equipas das 10 pertencentes da liga) consistiu em várias interações de Gilius que tiveram uma resposta dominante do jovem jungler dos MAD, Shad0w, que já é considerado um dos top 3 junglers da liga (ao lado de Jankos e Selfmade).

          O El Clasico é sempre um dos jogos mais aguardados pela rivalidade entre as duas equipas (pelos vistos, em todos os jogos). FNATIC (FNC) e SK Gaming (SK) são das equipas mais antigas da Europa e alcançaram e conquistaram, ao longo dos anos, imensos palcos. O princípio da partida foi sólido pela parte dos SK, focando-se na Dragon Soul. Ao longo desta, tanto o blue como o red side cometeu erros mas os erros dos ex-colegas de equipa de Selfmade pareceram superiores, sendo o vencedor do clássico FNC

          Considerados "Baby Origen", Rogue (RGE) enfrentaram Origen (OG) e estava decidido que seria ou uma siesta, ou uma fiesta (sesta ou festa). Bem, acho que se pode considerar ambas- apesar das picks conhecidas do Azir, Wukong e Gragas, os primeiros minutos foram calmos e pacíficos, sem mortes. Mas parece que as equipas decidiram ligar as colunas, abrir o bar e o primeiro shot foi servido por Hans Sama quando roubou o Baron aos OG na sua Syndra, talvez não proporcionando uma vantagem à sua equipa (pois só dois membros usufruiram do buff) mas retirando um recurso importante ao inimigo. A partir desse momento, RGE estiveram financeiramente superiores e foram aumentando o intervalo obtendo o segundo Baron e a Cloud Soul, com este capital foram capazes de levar, assim, o Nexus. 

          A introdução de P1noy, para substituir o atual membro mais antigo da equipa dos G2 Esports (G2), Perkz, foi serena, porque o caos aconteceu na midlane, retirando atenção dos restantes colegas. Contra a equipa dos Misfits (MSF), Caps teve em mãos um Kog'Maw, campeão que habitualmente vemos na botlane (possivelmente, ao lado de uma Lulu). Tal como o nosso caster Hackali nos tem mostrado na sua stream, é possível transicionar o cachorrinho (ou borboleta, ou peixinho, etc. depende da skin) para a midlane, algo que Caps executou na perfeição.

Semana 4 - Dia 2 (Jornada 9)

          Na entrevista final do dia anterior, Crownshot (ADC dos SK Gaming (SK)) disse que os jogos deste segundo dia teriam resultados previsíveis. Bem, os Schalke 04 provavelmente agradecem este jinx do Crownie. 

         O único jogo que se poderia dizer que o resultado foi o esperado foi o primeiro: Rogue (RGE) vs. SK Gaming (SK). Muito sinteticamente, nenhuma lane dos RGE foi inferior na meia hora que constituiu este jogo. 

         A partir daí, todos os jogos foram considerados upsets (ou seja, não expectáveis). VIT vs. OG foi o jogo em que a equipa que se encontrava em 8º lugar conseguiu destruir o estilo estruturado dos Origen, terminando a partida numa pentakill do Ezreal de Comp, ADC de VIT. 

         De seguida, provavelmente um jogo que ninguém vai esquecer, especialmente os fãs e a equipa dos Schalke 04 (S04). Ao longo do jogo houve uma esperança desde cedo que a primeira vitória dos S04 seria contra FNATIC (FNC) (talvez porque o first blood foi da equipa azul antes do primeiro minuto). A preeminência foi, desde então, da equipa vencedora, tendo perdido apenas a vida de um elemento e de duas torres. 

         G2 Esports (G2) quando seguem certas metas e não se baseiam na própria espontaneidade (porque esta equipa tem sempre um truque na manga) têm resultados diferentes. P1noy realmente mencionou, na entrevista do dia anterior, que teriam uma surpresa caso o seu Ezreal fosse banido. Mas alguém esperava Senna/Wukong na botlane? Não se pode culpabilizar esta botlane mas sim a existência de um Aphelios no lado dos Excel Gaming (XL), champion capaz de proporcionar pesadelos a qualquer jogador de qualquer lane. 

         Mas o verdadeiro pesadelo encontrava-se no Summoner's Rift na partida seguinte, escondido dentro de um arbusto, plácido, pronto para trazer o terror aos seus adversários. O primeiro Fiddlesticks na LEC, após o seu rework, esteve a ser controlado por Razork, jungler dos Misfits (MSF) contra MAD Lions (MAD). Apesar de todos os membros terem tido um bom desempenho, o foice do Terror Ancestral veio atormentar as crias de leão. 




A LEC terá uma pausa de uma semana (sendo a próxima jornada no dia 17) mas, até lá, poderão acompanhar a LPLOL às segundas e terças no nosso canal da Twitch


Top