Breadcrubs
Como vencer, mesmo com uma derrota, by Cidade Curiosa.
single

A WGR LPLOL estreou-se 2020, este fim de semana passado, na Clickfiel Arena em Penafiel, com o regresso da jornada Inaugural ao vivo. Boavista e For The Win voltaram em boa forma e deram continuidade ao final do ano anterior, enquanto que a equipa dos GeekCase jogou com um suplente na Top Lane (Eric) e acabou por ceder 2 derrotas. A equipa dos Eletronik Generation, que começava o ano como acabou – contra a FTW – mostrava os regressos do Blizz à equipa, do Slayer e do Reativo a Portugal, e um novo reforço para substituir o Dreedy: Alexander "Valkyr1e" Bachmann. Acabariam por ceder o jogo para a FTW, nesse rematch da final do ano passado, apesar do early game bem jogado, num claro sinal de que ainda é cedo para este novo enxame. Já os GTZ Bulls - que trazem consigo para este split uma aposta em valores internacionais - venceram na sua estreia contra os GC, mas no 2º dia, apesar de um jogo bem disputado, acabariam por perder para uma equipa do BFC mais matura.

A equipa do Estoril teve finalmente(!) a sua estreia na LPLOL e, apesar de não ter sido uma estreia vitoriosa, houve claros sinais positivos: Em primeiro lugar, uma sensação de justiça no universo por aquilo que é o recompensar do trabalho de um clube que é dos mais acarinhados na comunidade portuguesa de League of Legends. E depois, por aquilo que foi o jogo que o Estoril apresentou: Não foi fácil, mesmo para a FTW, bater-se com esta equipa recém-promovida da 2ª Divisão. Há trabalho pela frente, mas também há claramente potencial para evoluir e encantar todos os fans do Twitch chat que carinhosamente torcem pelos canarinhos. No jogo contra o Boavista, o Estoril só perde o fio à meada bem a meio do jogo e contra os campeões de 2019, Renas, com uma super Illaoi, mostrou parte da magia que exibia na 2ª Divisão, e fez a FTW trabalhar cuidadosamente para conseguir levar o jogo. 

12345
Um começo difícil para o Estoril.

Mas a grande história foi a dos Cidade Curiosa. Deixo algum contexto: Em primeiro lugar, a equipa dos Cidade Curiosa aparece na WGR LPLOL porque não houve renovação de algumas equipas participantes na edição de 2019. Não é propriamente a primeira vez que acontece e, provavelmente, não será a última, fruto em parte do sistema que promove subidas e descidas de divisão, ao contrário, por exemplo, de um sistema de franchise. Em segundo lugar, o plantel dos CC é recente. A frescura do projeto tem, como contrapartida para os jogadores, uma menor coesão e tempo de preparação da equipa. Estavam juntos há pouco tempo (cerca de uma semana), o que automaticamente lhes conferia menor favoritismo. Por último, o adversário: Os CC jogavam a primeira jornada da LPLOL contra os Sam Clan. E que Sam Clan! Um dos planteis mais promissores e excitantes dos últimos splits da LPLOL, recheado por jogadores que provavelmente ficariam bem em qualquer equipa da WGR LPLOL, candidato a estragar a construção que existe na comunidade acerca do top 2 para este ano. 

Não haverá muito melhores receitas para um script de um underdog em qualquer liga no mundo e, tirando o facto de isto ser apenas o início da LPLOL - e não um evento no fim do ano -, o que aconteceu a seguir deixou um feeling de cinderella story na mente de quem viu e ouviu, em Penafiel, o jogo entre SAM e CC. A partida acabou por ser mais próxima do que esperávamos de um jogo à SAM do que propriamente de uma equipa com pouco tempo de trabalho: Tático, com poucas kills e muitos pormenores importantes. Mas os CC estiveram à altura do adversário e da ocasião, suportados por um Cho’gatão enorme (literalmente xD) do David Alves e, não tendo os SAM feito um mau jogo, acabaram por ser atraídos a jogar de uma maneira demasiado straightfoward, o que beneficiou os CC.  

No fim, e mesmo perdendo na 2ª jornada contra os EGN, os CC acabariam por sair de Penafiel provavelmente como os maiores vencedores da Inaugural 2020, numa estreia quase de sonho que contagiou quem lá esteve e quem viu à distância. Não sei se serão mais underdogs: provavelmente foi o que mais perderam em Penafiel, porque de resto ganharam quase tudo. E nós ganhamos um grande início da Sexta Season da WGR LPLOL com eles. 

RESULTADOS

JORNADA 1

BFC x EPE - 1:0
FTW x EGN - 1:0
CC x SAM - 1:0
GC x GTZ - 0:1

JORNADA 2

SAM x GC - 1:0
GTZ x BFC - 0:1
EGN x CC - 1:0
EPE x FTW - 0:1

 


Top