Breadcrubs
Uma Conversa Sobre Ganhar
single

Antes de falar da minha conversa com os K1CK eu tenho um pequeno aparte a fazer: Eu estive nos K1CK durante quase 5 anos até sair para os Grow uP. Para mim, é difícil ver os jogos dos K1CK da mesma maneira que eu vejo um jogo do Boavista ou da For The Win. Sinto, naturalmente, mais afinidade pelas equipas que representei do que por outras, e representei os K1CK durante a maioria da minha curta vida nos esports. Nunca gostei muito do aspecto das jerseys (vá até aparecerem as de 2018) mas sempre gostei muito de vestir a minha jersey dos K1CK: É uma armadura rara, e poder usá-la representava ter conseguido chegar à Elite da competição cá em Portugal. E para quem competia, tal como eu, era obviamente algo pelo qual sentia orgulho, independentemente da pressão e da responsabilidade que era usar essa camisola.

Fui conversar com os K1CK no Teamspeak deles, naquele que outrora já foi o "meu" Teamspeak. É uma espécie de Hall of Champions: Por lá passaram campeões de quase tudo o que é jogo em Portugal, mesmo antes do LoL existir - Estátuas que conquistaram o seu lugar com valor e hoje dispersam nostalgia e enfeitam a casa com as sombras de uma herança de vitórias. É uma herança que pode pressionar quem lá está, mas que também embute a ambição de querer vencer. O Blizz diz-me que veio “para os K1CK porque quero ganhar” e historicamente os K1CK são a única equipa que jogou todas as finais até agora - e ganharam a maioria delas. É o ADN da equipa, independentemente da iteração.

O Joo chegou tarde ao plantel neste Summer Split, mas praticamente só venceu. Ele já conhece a casa e o tal Hall of Champions - afinal de contas ele é um dos campeões nacionais de 2018. Não falamos muito sobre o seu regresso, quase que nem era preciso: Desde a sua entrada que o jogo dos K1CK melhorou e os resultados também. O Joo tem esse mérito: Tem uma experiência rara, pois já passou por grandes equipas e organizações, de diversas maneiras: ADC, Support, Coach; é uma mais valia incomum para a realidade Portuguesa. E não havia melhor remédio perante as adversidades. Os K1CK passaram por um Split repleto de inconsistência - particularmente na 2ª volta – mas os resultados são passageiros: O ADN fica, independentemente dos resultados.

“Tenho a certeza que vamos à final” - Joo

Nestes Playoffs da WGR LPLOL os K1CK vão, pela primeira vez, jogar a primeira ronda da Gauntlet, contra a Hexagone. O Gotzy diz-me que a Hexagone “São queijinhos”: uma expressão engraçada para definir uma equipa que já o derrotou este Split. Ele saberá melhor do que a maioria, visto que jogava na Hexagone há um Split atrás. Curiosamente, para chegar à tão prometida final, há um outro membro dos K1CK que tem de enfrentar a sua antiga equipa: O Blizz jogou nos EGN na primeira parte deste ano. Durante a maioria da fase regular os EGN estiveram bem melhor do que os K1CK e empurraram-nos para a 3ª posição na classificação final – um novo mínimo para os linces ibéricos em fases regulares. Mas, acerca dos EGN, dentro da equipa dos K1CK garantem-me que “A lua de mel acabou”. Na última volta, de facto, os K1CK levaram a melhor sobre os EGN – e nem estavam a jogar com o seu melhor carry durante todo o Split: Godscloud. “Jogamos com o Kiddo no Top e não tivemos dificuldades”. É mais um statement do tal ADN de vitória dos K1CK, independentemente de quem joga.

No fim, se chegarem à final, vão ter o rival de sempre: For The Win. Em particular esta versão da FTW, que tanto tem encantado ao longo deste ano, tendo já inclusivamente ganho um Split. A maior parte das pessoas prevê uma vitória da FTW neste Summer Split, com alguns “dissidentes” a apostar nos EGN, por tudo aquilo que a equipa das abelhas mostrou na 2ª volta. Quando lhes perguntei sobre isto, o Gotzy disse-me que “As previsões são um bocado hate”. Talvez. Pessoalmente, acho que nem toda a gente tem a sorte do Gotzy em usar a camisola dos K1CK e sentir a história do clube. E, portanto, nem toda a gente tem aquele fogo no peito que é a vontade de ganhar mais e tornar-se, à sua maneira, numa Estátua no Teamspeak dos K1CK -Independentemente das previsões ou do que quer que seja.


Top