Breadcrubs
Resumo 1ª semana de 2019
single

Na noite do dia 28 de janeiro, a 1ª jornada de 2019 da Worten Game Ring LPLOL arrancou com sangue novo, equipas renovadas e alguns regressos ao competitivo que prometem abalar o Summoner’s Rift e dar luz a mais um ano de grandes jogos no League of Legends nacional.

O jogo de abertura foi entre o Boavista FC e a For The Win Esports Club. A tarefa dos axadrezados não era nada fácil e o estreante “Time” viu-se em sérias dificuldades na sua jungle, apresentando pelo caminho alguns problemas de leitura de jogo e posicionamento. Por outro lado, a FTW apresentou-se bem mais segura na jungle com o “Own3r”, que regressou à FTW para este primeiro Split, e a equipa conseguiu fazer um jogo bastante calmo e controlado desde o inicio. A partida durou apenas 25 minutos e acabou com um 4-19 em kills a favor da FTW. Apesar de ainda ser muito cedo para fazer previsões do que poderá ou não acontecer no Split vimos uma FTW à qual já estamos habituados, uma equipa confiante e consistente e um Boavista tremido face à fénix. Faltou mais proatividade e confiança por parte do Boavista que tem capacidade para evoluir, mas precisa de mais tempo e mais trabalho.

O segundo jogo da noite colocou os Doxa Gaming, que se encontram de regresso à 1ª Divisão, contra os Electronik Generation, que apresentam uma equipa quase totalmente renovada. A vantagem começou do lado dos ENG que deixaram os Doxa  com problemas no bot, principalmente devido à desvantagem da Kaisa do “Dizzy” para o Lucian do “nuance” e no top por causa do Viktor do “eLite”  que mostrava qualidade e detinha a maior parte das kills da sua equipa.  No entanto, pelos 23’ o “Tunaraz” foi  apanhado fora de posição e seguiu-se kill atrás de kill para a Doxa com três delas a acabarem nas mãos da Kaisa “Dizzy” que recuperou assim das desvantagem que tinha na partida. A Doxa recuperou de uma desvantagem de 5k e passou a estar em controlo da maior parte do mapa. Aos 31’ a equipa dos gelados voltou a fazer o Baron e isso significou o fim da partida para EGN que vira o seu Nexus aos 33’. Nas palavras do shoutcaster “Guerreiro” “O Nocturne do “Tunaraz” não convenceu” e os EGN perderam para uma equipa que regressa à 1ª Divisão com vontade de voltar aos lugares do topo. Será interessante ver que resultados o combo dos gémeos “Dizzy” e “Sacred” poderá produzir na Doxa.

O penúltimo jogo da 1ª jornada foi entre Hexagone Esports e GrowUP e ambas as equipas apresentaram novos jogadores. No caso dos UP a nova equipa inclui “Escalona” para o top e “Vixzy” para a jungle, ambos vindos de Espanha, assim como o veterano “HACKALI” ex-mid laner dos Galatics Esports. Foi um confronto de altos e baixos para ambos os lados com os HEX à frente durante grande parte da partida, embora com dificuldades em consumarem uma liderança definitiva. Como quem não mata morre os UP, que tinham conseguido segurar a partida até ao late game começaram aos poucos a derrubar a composição adversária que incluía, Urgot, Galio e Ezrael, champions bastante fortes na meta atual. Foi uma partida longa e pouco rica em kills, mas os UP apoiados principalmente na Xayah do “Kirian” derrubaram o Nexus azul aos 44’, mesmo tendo perdido em kills por 14-11. Tratam-se de duas equipas que trazem novidades e que ainda terão muitas oportunidades para mostrar o que sabem fazer, mas os HEX precisam de trabalhar mais na sua execução e conquista de objetivos e os UP de melhorar também a sua sinergia e trabalho de equipa.

No último jogo da noite os ASP Esports tiveram pela frente a nova equipa dos K1ck Esports Club, que apenas manteve os veteranos “Truklax” e “Joo” e adicionou o jungler “Inkos” e o marksman “Worst” ex-Electronik Generation e o mid laner “Sinistro”,  que está de regresso ao competitivo. A equipa dos tetra-campeões conseguiu fazer uma partida bastante sólida e tirou partido da sua experiência para dar as boas vindas aos ASP. A partir dos 15 minutos foi sempre a somar para os K1ck e apesar de termos ficado com a sensação de que de facto se trata uma equipa nova e que tem mais para dar o jogo acabou com um resultado de 5-13 aos 27 minutos, tendo os K1ck perdido apenas uma torre ao longo do encontro. Os ASP ainda não estão preparados para um plantel do nível dos K1ck, mas ainda há muito jogo pela frente e oportunidades não irão faltar para mostrarem o que valem.

A 2ª jornada, que se realizou no dia 29, começou com HEX contra ASP, duas equipas ainda a precisarem de pontuar pela primeira vez na liga. Foi um jogo decidido com base na bot lane, onde os Hexagone se destacaram desde cedo e a bot lane composta por “GotzY” e “Calmsky” só cresceu deixando a bot lane dos ASP numa situação muito complicada. A equipa também se mostrou mais eficaz no que toca à obtenção de objetivos pelo mapa e as tentativas de resposta por parte da equipa do red side não deram frutos. O jogo viria a terminar aos 25’ com um resultado final de 21-7 para o lado dos Hexagone e com destaque para o “GotzY” que terminou com um score de 8/1/11.

O duelo entre EGN e K1CK tornou-se num confronto incomum, em que ambas as equipas optaram por uma estratégia muito reservada. Aos 20 minutos de jogo ainda não havia nenhuma kill no marcador enquanto as equipas lutavam pelos objetivos no mapa. Rapidamente o jogo se tornou no género de partida em que a primeira equipa a perder uma team fight teria fortes possibilidades de perder o jogo. De facto, foi isso que aconteceu quando os K1ck apanharam os EGN a recuar e iniciaram uma team fight custou três membros às abelhas e deixou o caminho aberto para o Baron. Infelizmente opara as abelhas as tentativas para protegerem a sua base não tiveram muito sucesso e depois de um segundo Baron os linces invadiram pela bot lane com o “Truklax”  a constituir uma parede intransponível protegendo a sua equipa e levando tudo e todos à frente até o Nexus azul cair. O resultado final foi 3-10 tendo o top laner dos K1ck assinado 6 das kills da sua equipa. Os K1ck parecem estar a optar por estratégias de jogo bem mais reservadas do que aquilo a que estamos habituados da sua parte, escolhendo por jogar mais pelo seguro e de forma mais metódica. Porém, esta foi só a primeira semana de jogos e ainda é cedo para dizer qual será a metodologia mais comum de jogo das equipas para este Split.

O jogo entre UP e FTW teve um início relativamente calmo, mas quando os UP tentaram um engage para apanhar o “Own3r” fora de posição a FTW estava preparada para puxar o gatilho e as coisas começaram a muito mal para o blue side. Aos 17’ a diferença o “Afm” já tinha 2.800 de vantagem em gold sobre o “Kirian”, que até ao momento só tinha morrido na partida. O Baron caiu aos 24’ e pouco depois a fénix não teve dificuldades em derrubar as defesas dos UP para somar mais três ponto na tabela. A FTW mostrou-se mais confiante e proativa do que na primeira jornada enquanto a equipa renovada dos GrowUP precisa ainda de produzir provas de que as suas novas importações valeram a pena.

No último jogo da jornada os Doxa defrontaram o Boavista FC numa partida em que o Lee’ Sin do “Inceneratus” não demorou a impor-se no Rift à medida que ia desequilibrando a balança a favor da sua equipa. Aos 15’ o jungler da equipa dos gelados já tinha um score de 4/0/1e de facto o resultado da partida acabou por ser colocado às suas costas graças à seu desempenho. A maior ameaça à Doxa era mesmo o top laner “Spoice” que tinha conseguido vantagem no top desde cedo com a ajuda do “Time” e detinha quase todas as kills da sua equipa. Os axadrezados tentaram, mas os seus esforços para dar a volta à situação não foram suficientes e depois de o Baron ter caído aos 27 para a Doxa, o jogo fechou aos 30’ com um resultado de 19-10 em kills, tendo “Inceneratus” terminado o jogo com um score de 8/0/7. A equipa mais proativa e experiente acabou por levar a melhor e a Doxa arrecadou duas vitórias enquanto o Boavista ainda não pontuou na liga.

O 1º Split de 2019 acabou de começar e ainda nos aguardam muitas emoções e momentos impróprios para cardíacos. Aos poucos a tabela de classificações vai tomando forma e não tarda ficaremos a saber quais os principais candidatos ao top 4. A WGR LPLOL regressa no dia 4 de fevereiro. Não deixem partir das 20:00 na Twitch!

Todas os resultados dos jogos estão disponíveis AQUI.    


Top