Breadcrubs
Resumo 1ª Divisão - Jornadas 3 e 4
single

Nos dias 4 e 5 a ação regressou ao Rift e as equipas da primeira divisão voltaram a lutar pelos pontos e pela supremacia na tabela, em duas jornadas que se revelaram no mínimo surpreendentes!

Boavista FC e GrowUP Esports foram os primeiros a jogar. O jogo inicialmente equilibrado foi caindo para o lado dos UP, que para esta semana contaram com “arutnev” na posição de marksman. A vantagem dos UP não era irreversível, mas as coisas complicaram-se muito para o lado azul depois de a equipa ter sofrido um ACE aos 29’ ao tentarem parar uma tentativa de Baron dos UP, que tinha precisamente o objetivo de atrair a sua atenção. O jogo terminou aos 36’ por uma diferença de 8-19 em kills visto que o Boavista não conseguiu impedir uma equipa dos GrowUP de progredir até ao seu Nexus. Em destaque estiveram o jungler “Vixzy” e “arutnev” pelas suas performances de Sejuani e Xayah respetivamente. Nesta partida, o jungler “Time” demonstrou evolução procurando jogar pelo seguro e ao conquistar objetivos para a sua equipa. Contudo a equipa dos UP levou a melhor com “Escalona” e “Vixzy” finalmente terem uma performance sólida na partida que contribuiu para o resultado positivo da sua equipa. Em particular o jungler esteve bastante bem na sua Sejuani criando oportunidades.

O jogo seguinte trouxe surpresas. Os Electronik Generation optaram por colocar uma Jinx nas mãos do “Nuance” para contrariar a pick de Heimerdinger do “Afm”. Ao início a ideia não surtiu o efeito esperado, visto que a For The Win Esports Club assumiu um comando da partida desde cedo a partir da bot lane. O duo de Heimerdinger ADC e Ornn support estava a resultar bem e a equipa no geral também estava a fazer um jogo consistente procurando obter objetivos, mesmo sem muitas kills. Porém, as abelhas também souberam jogar com calma e esperar para que o “Nuance” eventualmente conseguisse recuperar no jogo e a confiança no seu marksman acabou dar frutos. Aos 29’ os EGN conseguiram um ACE sobre a FTW graças a boas mecânicas e bom posicionamento do “Nuance” e de seguida partiram para o Baron. Este foi o fator decisivo para colocar os EGN em vantagem e apesar de a base da FTW não ter caído à primeira tentativa, nem à segunda com os jogadores da fénix a darem tudo para impedir uma derrota, os EGN não estavam dispostos a deixar fugir uma oportunidade de ouro e o Nexus da FTW cedeu após 43 minutos. O destaque da partida foi para a Jinx, que ficou com um score final de 6/4/12. Não foi de todo um jogo mau por parte da FTW, no entanto os EGN desta vez foram mais fortes e mostraram ser capazes de ultrapassar obstáculos de peso com esta nova equipa. A equipa irá amanhã enfrentar o BFC com moral elevada.

A surpresas continuaram quando os Hexagone Esports tiveram pela frente os K1ck Esports Club. A equipa veterana da 1ª divisão esteve em vantagem durante boa parte do jogo, mas a equipa apresentou descoordenação entre os seus elementos o que permitiu ao adversário começar a vencer trades e team fights. Depois de terem perdido o “Worst” e o “Joo” aos 29’ o top laner “Truklax” ainda conseguiu roubar o Baron aos HEX segurando o jogo para a sua equipa. Contudo, os K1ck continuaram as perder team fights e a cair cada vez mais jogo. Depois de terem conseguido um ACE com uma Triple Kill da Sivir do “Gotzy” os Hex levaram o seu segundo Baron, ao qual se seguiu mais uma team fight que acabou com 4 membros dos K1ck no chão e o rebentar do Nexus azul. O HEX não tiveram medo de fazer frente aos tetracampeões e infligiram-lhes uma derrota pesada por 4-20 em kills. Os jogadores em destaque foram o “RapMonsters” e o “Gotzy”. Os K1ck nunca tinham perdido numa fase regular da liga até ontem e a derrota só indica que esta equipa renovada dos K1ck terá bastante trabalho a fazer se pretende manter o seu estatuto de topo na prova.

No último Bo1 da noite os Doxa Gaming dominaram completamente a partida contra os ASP Esports. Com o primeiro lugar da tabela em vista os Doxa não perderam tempo a tomar as rédeas do jogo e mostraram-se superiores em todos os aspetos. Numa partida que terminou com um 5-21 no marcador aos 30’ tudo o que os ASP conseguiram durante o jogo foram mesmo as 5 kills. Tudo o resto foi dos Doxa. Quem mais sofreu na partida foi o jungler “prtt” que morreu 8 vezes no jogo sem ter conseguido uma kill. O marksman “Dizzy” voltou a jogar de Kaisa e a sobressair no jogo. Os Doxa assumiram assim o primeiro lugar na tabela e terão de lutar agora para manterem esse posto.

Para a abertura da 4ª jornada esperava-se um jogo interessante entre HEX e DG e de facto assim foi tivemos ação logo nos primeiros minutos com os Doxa a tomar a dianteira, apesar dos seus adversários não terem propriamente baixado os braços. A partida esteve bastante equilibrada durante um bom tempo, mas os Doxa sobressaíram como a equipa que mais se conseguiu impor no jogo obrigando o adversário a jogar ao seu ritmo. O jogo pode ser descrito como “calmo” para o lado dos Doxa, visto que a equipa estava confortável e executou bem o seu plano de jogo. O Baron caiu para o lado da equipa da gelataria aos 27´e o quinteto tirou partido do buff forçando os HEX contra a parede até que até mesmo a própria parede acabou por ceder aos 31 com o resultado final de 7-13 em kills. Em destaque no confronto estiveram mais uma vez “Inceneratus” e “Dizzy”.

O jogo seguinte também vinha carregado de expectativas para ver como os K1ck reagiriam após a derrota sofrida no dia anterior. Proatividade não é uma palavra que possa ser usada para definir o encontro, pois mais uma vez vimos um jogo muito passivo de ambas as partes e até aos 20’ tínhamos presenciado apenas uma kill. Mesmo com um Baron do lado dos UP conseguido aos 22’ as coisas mantiveram-se bastante equilibradas. Foi um verdadeiro jogo de paciência por parte dos UP, que procuraram jogar com calma e passo a passo apostando em deixar os seus champions crescerem aquilo que precisavam no jogo enquanto procuravam amealhar mais vantagens do que os K1ck. Passo a passo os GrowUP iam tirando partido da sua composição para vencerem as team fights e se aproximarem cada vez mais do seu objetivo. Foi necessário um terceiro Baron, mas ao fim de 39 minutos de jogo aconteceu aquilo que muitos não esperavam e o jogo acabou com o resultado de 8-14 em kills e vitória do lado vermelho. O destaque do jogo foi para o veterano “arutnev” que fez um excelente jogo de Sivir e que tem trazido estabilidade e segurança para a bot lane da sua equipa. O jogador cumpriu muito bem o seu papel e terminou o jogo com o score de. Os K1ck fecharam a sua semana na liga com duas derrotas, o que os coloca numa posição complicada. Já os UP partilham neste momento o 2º lugar da tabela.    

No Bo1 seguinte as abelhas voltaram a picar e desta vez as vítimas foram os jogadores do BFC, que tiveram um bom início de jogo, mas foi sol de pouca dura. O jungler “Tunaraz” voltou a pegar na sua Sejuani e o “Nuance” optou por controlar uma Cassiopeia. Ambos voltaram a ser fulcrais para o resultado do jogo e para permitirem aos EGN alcançarem um resultado positivo. Os EGN conseguiram montar um cerco à base adversária com sucesso, depois de terem conseguido o seu 1º Baron aos 25’ e apesar da base do BFC ter sobrevivido, a equipa já se encontrava numa situação em que seria mesmo muito complicado voltar ao jogo. O fim chegou aos 33 minutos e o jogo acabou com o resultado de 15-8 em kills. Os scores finais do “Tunaraz” e do “Nuance” foram 4/2/111 e 7/0/4 respetivamente.

No confronto final da semana a FTW mostrou mais uma vez ser uma unidade coesa e controlou bem o jogo contra os ASP tirando partido da experiência conjunta dos seus jogadores. A partir dos 25’ a fénix passou simplesmente a queimar tudo e todos que via pelo caminho sem nada que os seus adversários conseguissem fazer para os parar. A FTW estava completamente à vontade no mapa e passou por cima dos recém-chegados à liga para chegar ao Nexus aos 33’ confirmando o resultado de 23-6 a seu favor. Curiosamente quem teve mais kills do lado dos ASP foi o seu support “ShatterStefi”, que jogou de Pyke enquanto do lado oposto o destaque foi para a Akali do “Xaky”, cujo score foi de 8/0/6. Desta forma, a FTW terminou a sua semana partilhando o segundo lugar da tabela com os GrowUP.

Esta foi apenas a segunda semana de competição, mas foi sem dúvida uma semana de acontecimentos inesperados. Pela primeira vez na história os K1ck perderam numa fase regular e os Doxa, que acabam de regressar da 2ª Divisão estão agora no topo da tabela. Ainda há muito jogo para ver e este será com certeza um split ao qual vale a pena estar atento.

A 1ª divisão da WGR LPLOL regressa na próxima segunda-feira dia 11 de fevereiro na Twitch!
Podem consultar a classificação AQUI.
E rever os jogos no Youtube.


Top