Aproxima-se a competição de League of Legends que irá encerrar o calendário de 2018. A Iberian Cup, que irá colocar frente a frente as equipas da Superliga Orange contra as quatro melhores equipas da liga portuguesa (Moche LPLOL) e quatro equipas do cenário amador, já tem definidos os 12 planteis das equipas profissionais.
Visto ainda não conhecermos as quatro equipas que irão passar para a fase de grupos dentre as equipas apuradas a partir do ArenaGG e as quatro melhores equipas do Circuito Tormenta da Riot Games, entretanto vamos aproveitar para conhecer cada uma das equipas da elite profissional de Espanha e Portugal.
GRUPO A
MAD LIONS E.C.
- Top: Jorge "Werlyb" Casanovas
- Jungler: Oskar "Selfmade" Boderek / Daniel "ElOjoNinja" Esteban / Paul "Kanani" Lounis
- Mid: Tim "Nemesis" Lipovsek
- ADC: Juš "Crownshot" Marušič
- Support: Jesús "Falco" Pérez
- Coach: Alvar "Araneae" Martín
Os MAD Lions E.C. encerrarão o ano de 2018 com o mesmo plantel com que o começaram. Os cinco jogadores que se proclamaram bicampeões da Superliga Orange serão mantidos para a Iberian Cup. Contudo, esta será a última competição durante a qual Araneae irá exercer o papel de treinador antes de mudar de funções no MAD Lions E.C. para 2019. Não restam dúvidas de que os leões voltarão a ser um dos principais favoritos a vencer nesta competição.
YNG SHARKS
- Top: Hugo "Elite" Cameira
- Jungler: Frank "Aesthetic" Norqvist / Tiago "Own3r" Mendes
- Mid: Rafael "Holz" Holzheimer / Robin "Zednic" Bergström
- ADC: João "Joni" Machado
- Support: Hugo "Sacred" António / Sérgio "Sun" Rodrigues
- Coach: Rúben "Murloc" Rodrigues
O quarto classificado da LPLOL chega com um roster carregado de talento lusitano por descobrir, apesar de o seu plantel contar com uma adição de última hora bem conhecida do público espanhol: Aesthetic. O ex-jungler dos de KIYF promete liderar a equipa dos portugueses, que terão de enfrentar um grupo bastante complicado.
EMONKEYZ CLUB
- Top: Hector "Almo" Alcázar
- Jungler: Rudy "Mirror" Beltran
- Mid: Michal "Zoiren" Zika / Ander "Doomz" Herero
- ADC: Jorge "Sanchez" Cabildo
- Support: Jakub "Tarky" Vaňkát / Carlos "Fendras" Lloret
- Coach: Gonzalo "Higure" Santiago
Os eMonkeyz já apresentaram Sanchez como seu representante para o LVPStars. Não obstante, o marksman também irá disputar a Iberian Cup com os símios. Além da continuidade de Tarky na equipa, chegaram várias adições interessantes ao clube, como o jungler Mirror, que está de regresso às competições espanholas, ou o mid laner Zoiren, com experiencia em numerosas equipas europeias.
GRUPO B
VODAFONE GIANTS
- Top: Antonio "Th3Antonio" Espinosa / Pavle "Yoppa" Kostić
- Jungler: Iván "Razork" Martín
- Mid: Michael "Roison" Dubiel
- ADC: Matthew "Deadly" Smith
- Support: Petr "Denyk" Haramach
- Coach: Aliaksei "Sharkz" Taranda
Pouco mudou no roster dos Vodafone Giants, segundos classificados da Superliga Orange. Sem dúvida que, a aclamada titularidade de Th3Antonio e a chegada de Roison pressupõem uma ligeira renovação levada a cabo pelo clube de Málaga para a Iberian Cup. Roison já fez parte dos Giants no início de 2017, e dedicou a maior parte da sua carreira profissional às equipas espanholas (ThunderX3 Baskonia, Movistar Riders e G2 Vodafone). Trata-se, portanto, de mais um regresso do mid laner polaco de grande talento. Quanto a Razork, Deadly e Denyk, estes continuarão a preservar o selo de juventude e autoconfiança que caracteriza os Vodafone Giants.
ELECTRONIK GENERATION
- Top: Arnau "Johnarnau" Díaz
- Jungler: Kevin "InKos" Alpire
- Mid: Guilherme "Blizz" Rodrigues
- ADC: Rúben "Worst" Correia
- Support: João "Mantorras" Conceição
- Coach: Rafael "Asier" Gómez
Os Electronik Generation concretizaram várias mudanças na sua equipa durante as últimas semanas, mas a mais chamativa é a contratação de InKos para a jungle. O jogador que foi campeão de Espanha pelos G2 Vodafone irá agora competir por Portugal e estará acompanhado por jogadores a ter em conta, como Mantorras ou Jhonarnau (tendo este último também competido em Espanha por equipas como os Arctic Gaming).
PENGUINS
- Top: Fernando "Nandisk0" Peñalba / Mario "ItGox" Gutiérrez
- Jungler: David "Dahvys" Casco / Aitor "FreezeOP" Jiménez
- Mid: Ernesto "Siler" Castañeda / Javier "Shikaru" Benito
- ADC: Javier "JaVaaa" Martínez / Aarón "Aaron" Esteban
- Support: Hendrik "Karakal Jr" Méndez / Javier "Aizhon" Sánchez
- Coach: Alejandro "Nunaso" Núñez
Os PENGUINS vão competir com os mesmos jogadores com os quais terminaram a última temporada da Superliga Orange. O quinteto espanhol, que conta com JaVaaa como jogador chave, será posto à prova num grupo bastante interessante. Os pinguins já deram que falar durante a última etapa da Superliga, e espera-se que continuem a surpreender nesta Iberian Cup.
GRUPO C
MOVISTAR RIDERS
- Top: Finn "Finn" Wiestal / Erik "Xyraz" Blomkvist
- Jungler: Jakub "Cinkrof" Rokicki / Jesús "StevenDX" Molina
- Mid: Jørgen "Hatrixx" Elgåen / Pablo "PainN" Calderón
- ADC: Samuel "Samux" Fernández / Óscar "Rnation" Calvo
- Support: Johan "Klaj" Olsson / Adrián "Homi" Moldes
- Coach: Alejandro "Jandro" Fernández-Valdés
Após terem sido proclamados campeões da fase regular da Superliga Orange, os Movistar Riders continuam em busca de levantar um troféu em Espanha. As suas apostas no seu roster mantém-se na sua grande maioria. Após a renovação de contrato com Hatrixx e a continuidade dos seus restantes companheiros, só Jeskla acabou por deixar a equipa. Contudo, os Riders encontraram um substituto à altura: Samux. O marksman veterano de Valência regressa a Espanha, após ter sido cedido à equipa por parte dos Unicorns of Love, através do que se supões ser uma contratação de valor muito elevado, para disputar a Iberian Cup. Porém, não é o único: Josh "Jarge" Smith irá dirigir o departamento estratégico do clube. Este conhecido analista já trabalhou com equipas como Team Liquid, TSM e Fnatic, e espera-se que seja mais um grande reforço para o jogo em equipa dos Movistar Riders.
K1CK ESPORTS CLUB
- Top: Alexandre "Truklax" Rodrigues
- Jungler: Eduardo "RafaL0L" Moreira
- Mid: Sergi "Lvsyan" Madrigal
- ADC: João "AlternativeX" Morgado
- Support: João "Joo" Pereira / Ruben "Rhuckz" Barbosa
- Coach:
Há uma fusão luso-espanhola no roster dos K1CK. O clube veterano luso representa uma das principais ameaças à região espanhola. Truklax é um dos jogadores mais talentosos de Portugal, assim como AlternativeX, o marksman que é titular há quase dois anos no plantel dos K1CK. Por outro lado, RafaL0L e Lvsyan, as mais recentes contratações do clube, levantam expectativas elevadas depois de vários meses afastados das competições das competições espanholas. O support Joo, um dos primeiros companheiros de lane do jogador internacional Amadeu "Attila" Carvalho, apresenta-se como um support sólido para completar o plantel da equipa portuguesa.
ASUS ROG ARMY
- Top: Rosendo "Send0o" Fuentes
- Jungler: Alejandro "Carbono" González
- Mid: Ismael "Miniduke" Martínez
- ADC: Isaac "Pepiinero" Flores
- Support: Ángel "Dual" Martínez / Xavier "Xixauxas" Fluxa
- Coach: Pau "PochiPoom" Prada
Os Army prometeram um roster de cinco espanhóis, e aqui está. Um quinteto de jogadores que, de uma forma ou de outra, deixaram a sua marca nas competições espanholas e que se juntam a um projeto que não deixou ninguém indiferente. O talento de Send0o, a agressividade de Carbono, a imprevisibilidade de Miniduke, a paixão de Pepiinero - que troca a mid lane pelo bot - e a sobriedade de Dual constituem o plantel com o qual os ASUS ROG Army pretendem apagar o seu passado mais recente.
GRUPO D
KIYF
- Top: Andrei "Orome" Popa
- Jungler: Zanzarah "Zanzarah" Akatov / Javier "xShiiro" Marfil
- Mid: Dirk "ZaZee" Mallner
- ADC: Matyáš "Carzzy" Orság / Cosmin "Khantos" Danila / Antonio "Hunter" Sánchez
- Support: Labros "Labrov" Papoutsakis / Rubén "Kandar" Moreno
- Coach: Ilias "Enatron" Theodorou
A chegada de Zanzarah representa a única alteração que os KIYF decidiram realizar para a Iberian Cup. Os semifinalistas da Superliga Orange optaram por continuar a confiar no potencial de jogadores como Orome ou Carzzy. Não será de admirar que a equipa seja capaz de demonstrar um bom nível durante a competição. Sem dúvida que os KIYF serão uma das equipas a manter debaixo de olho durante as próximas semanas.
FOR THE WIN ESPORTS
- Top: Tiago "Frozen" Tavares
- Jungler: Jan "Seven" Fragstein
- Mid: Marcos "Xaky" Letras
- ADC: André "Lastwolf" Costa
- Support: Pedro "Plasma Lemon" Simões
- Coach: Ander "Pirla" Pirla
A equipa que venceu o segundo Split da Moche LPLOL criou muitas expectativas ao seu redor com os seus resultados recentes. O seu plantel baseia-se em talento português, com o support Plasma Lemon como jogador em destaque. Contudo, Xaky, é um mid laner muito capaz e Lastwolf, que já competiu em Espanha pelos Movistar Riders, consolidou-se como um dos maiores markman portugueses. Será preciso estar bem atento à For The Win eSports.
DRAGONS E.C.
- Top: Adrian "Wardain" Noel
- Jungler: Miguel "Hero" Fernández
- Mid: Serkan "xKenzuke" Atilgan
- ADC: Adam "Erntest" Entestam / Eloi "Yukinon" García
- Support: August "Quixeth" Skasfjord / Pablo "Gaax" Vegas
- Coach: Pablo "Marhoder" Menéndez
Depois de uma temporada nefasta na Superliga Orange, os dragões viram-se obrigados a fazer mudanças na sua equipa. Apenas os jungler Hero se manteve do roster anterior, e chegaram vários jogadores europeus que poderão constituir um fator surpresa na Iberian Cup. Alguns, como Wardain (Giants Underdoges, EURONICS...) ou Quixeth (Origen, ExceL...), já demonstraram do que são capazes, e sob as ordens de Marhoder -que deixou os PENGUINS após dois anos no clube-, os Dragons E. C. pretendem dar mais luta desta vez.
A fase de grupos arranca a partir do dia 29 de outubro e vocês vão poder acompanhar toda a ação em direto. Fiquem atentos!
Fonte: Liga de Videojuegos Profesional