Breadcrubs
Melhor jogador do grupo C (2ª fase): Rafa
single

Quanto ao grupo C da 2ª fase do Worten Game Ring Split, o destaque de melhor jogador foi atribuido ao Eduardo "Rafa" Vilela, jungler dos K1CK Esports Club. Conquistando o 1º lugar do grupo tiveram acesso aos quartos de final (onde tiveram uma fantástica prestação) e também já é certo que irão estar presentes nas meias finais da próxima semana, ao vivo na Lisboa Games Week. Fomos conversar com o Rafa sobre a prestação da equipa até aqui e o que podemos esperar da mesma na restante competição.

Olá Rafa, fala-nos um pouco de ti para quem ainda não teve a oportunidade de te conhecer.
Chamo-me Eduardo Moreira e muita gente conhece-me como “RafaL0L”. Já lá vão mais de 5 anos desde que comecei a jogar League of Legends competitivamente como jogador profissional, e penso que nunca me cansarei deste jogo. Gosto muito da comunidade e por isso continuo aqui até ao dia de hoje.

Quais foram as tuas conquistas no mundo competitivo até hoje?
Eu comecei a competir como jungler em Espanha em 2015, sendo que depois competi como suporte durante um ano e meio, desde janeiro de 2016 a março de 2017. Nesta posição, fui campeão de várias fases regulares da liga espanhola, entre 2015 e 2016. Porém, penso que aquela em que mais me destaquei foi na temporada 11 (2016), durante a qual além de ganhar a fase regular também ganhámos os playoffs. Durante esta fase, jogava pelos AsusRogArmy como suporte.
A partir de março de 2017 voltei para a jungle. Aqui, conquistei o 3º lugar no LLN Closing como parte dos Predators eSports e depois subi para uma equipa da primeira divisão da Superliga Orange, como parte dos Emonkeyz.
Agora em Portugal como sabem jogo pelos K1CK e até ao momento ganhámos o Eurogamer LoL Challange no Porto e daqui a poucos dias vamos jogar os Playoffs do Worten Game Ring Split na Lisboa Games Week. Espero conseguir conquistar este título também!!

Já jogaste competitivamente noutras ligas, principalmente na Espanhola, quais achas que são as diferenças entre essas ligas e a Moche LPLOL? Porque escolheste jogar na liga Portuguesa?
Penso que a grande diferença está nos recursos existentes. Em Espanha quase todos os clubes, para não dizer todos, têm uma Gaming House e muitos outros recursos, enquanto que em Portugal estes recursos ainda estão a surgir aos poucos. Escolhi competir na liga Portuguesa durante os próximos meses porque tinha muita vontade de competir em Portugal, sempre quis competir aqui e fico ainda mais feliz de fazê-lo como parte integrante dos K1CK.

É fácil comunicar com a equipa, principalmente enquanto jungler, ou a pronúncia de certas palavras às vezes é complicada, principalmente em momentos de tomar decisões importantes?
Todos os roles devem transmitir informação à equipa, têm de comunicar, e talvez a jungle seja o role mais complicado, já que o jogador tem de estar constantemente a pensar e a comunicar onde poderá estar o jungler adversário, principalmente no early game.
Como jungler diria que o momento mais complicado é no early game, é muito importante ter um bom controlo dos primeiros minutos e se um jungler for superior nesse aspeto acabará por conseguir uma grande vantagem.

Na segunda Fase de Grupos do Worten Game Ring Split foste considerado o melhor jogador do Grupo C. Porque achas que mereceste essa distinção?
Na verdade, não estava à espera. Não considero que fui o melhor jogador do Grupo C, eu teria dado essa distinção a um outro companheiro da minha equipa. Não estou satisfeito com o meu nível de jogo atual, pois tudo o que fiz até agora é apenas uma pequena parte daquilo que realmente sou capaz de contribuir para a equipa e espero poder demonstrar isso nos próximos jogos.

Como te descreverias como jungler? Qual é o teu playstyle preferido?
Gosto de jogar agressivo. Jogar com junglers de early game, já que de uma forma ou outra consigo adquirir alguma vantagem, embora goste de todos os estilos de jogo e já houveram épocas em que jogava mais com junglers de controlo.

Quais são os teus pontos fortes e fracos como jogador?
O meu ponto forte creio que é a minha atitude, mesmo depois de mais de 5 anos a competir, ainda consigo encontrar vontade e positivismo para jogar o jogo e penso que de uma forma ou outra sempre consigo transmitir isso para o resto da equipa. Por outro lado, também tenho os meus momentos de baixa forma, mas talvez isso se deva ao facto de que me esforço muito. Também tenho de saber quando levar as coisas com mais calma [risos].

No Grupo C defrontaram outra grande equipa portuguesa, a For The Win Esports, que foi a equipa vencedora do 2º split da Moche LPLOL. Como descreverias esse jogo? Quais foram as vossas maiores dificuldades?
Sendo sincero, não encontrámos nenhuma dificuldade frente à For The Win. Esperava mais deles, e mesmo que eu não tenha desempenhado o meu papel da melhor forma, os jogos do grupo foram muito fluidos. Penso que a nossa única desvantagem em relação á For The Win é o facto de que nós não temos um staff técnico e eles sim, o que significa que nós jogadores temos de trabalhar mais. Contudo, por agora tem corrido tudo bem.

Após o sorteio ficaram a saber que vão enfrentar novamente a For The Win nas meias finais. Achas que será fácil chegar à final?
Chegar à final ou ganhar qualquer jogo não é fácil. Tudo isso é trabalho e vamos trabalhar o máximo possível para vencer esta competição. Se há algo que para nós complica as coisas é o facto de estarmos a jogar e treinar sem staff, como referi anteriormente. Isso torna as coisas mais difíceis, mas também mais desafiantes.

Em relação à Iberian Cup, a vida dos K1CK não tem estado facilitada. O que pensas que está a correr-vos menos bem?
Não sei se foram os nervos, o medo, ou qualquer outra coisa, mas nos dois primeiros jogos tinhamos boas hipóteses de ganhar, porém acabamos por não jogar ao mesmo nível com que jogámos durante as semanas que precederam os dois jogos.

Achas que as equipas espanholas estão melhoresa nivel de skill, em comparação com as Portuguesas?
Há muita diferença a nível de skill individual entre Espanha e Portugal, no meu ver apenas isso deixa Portugal atrás. Uma coisa que adoro em Portugal é que se joga muito bem enquanto equipa.

Como tem sido para ti esta experiencia de competir em Portugal até agora?
Fantástica! Queria muito jogar em Portugal e ver e ouvir o público português. Até agora nunca tinha jogado aqui e refiro novamente que fico contente de poder fazê-lo pelos K1ck.

Há alguma mensagem final que gostarias de deixar aos fãs da equipa, aos teus colegas e/ou aos teus adversários?
Muito obrigado a todos aqueles que me apoiam tanto a mim, como ao clube. Agradeço-vos muito, vocês são os maiores!

Os K1CK contam com o teu apoio já na próxima Sexta-Feira, nas meias finais do Worten Game Ring Split, ao vivo na Lisboa Games Week. Não faltes!

Podem seguir o Rafa no Twitter.
Podem seguir os K1CK Esports Club no Facebook e no Twitter.


Top