Breadcrubs
Melhor Jogador do Grupo B: Travanques
single

Depois de todos os jogos decorridos da primeira fase de grupos do Open split, a equipa da LPLOL nomeou o melhor jogador de cada grupo e para conhecermos o percurso das equipas bem como as suas escolhas durante os jogos e as estratégias por trás dos mesmos, falámos com os 4 escolhidos.
Começámos por entrevistar David “Travanques” Bonjardim, jungler dos Killuminati Esports.

Nome: David “Travanques” Bonjardim
Idade: 20
Localidade: Braga

Como começou a tua e aventura no Summoner’s Rift?
Começou por ser uma brincadeira com os meus amigos, em que chegavamos da escola e jogavamos para nos divertirmos, até que este ano decidi levar o jogo mais a sério e testar as minhas capacidades dentro do Rift, tem sido uma boa experiência.

Como vieste a integrar a equipa dos Killuminati Esports?
Cheguei a fazer parte de uma equipa pouco séria na season 4, e o coach sempre foi chegado a mim, e esta season lembrou-se de criar uma equipa mais séria. Desde então temos vindo a jogar juntos já à mais de 6 meses. No início éramos os Txuguitos, e agora fazemos parte da organização Killuminati Esports.

Sabemos que esta não é a primeira vez que tentas a entrada para a LPLOL? Qual é a sensação de finalmente fazeres parte desta prova?
Obviamente que é uma boa sensação, de realização principalmente, por finalmente provarmos que somos mais do que uma equipa de qualifier e podemos vir a ser " gente " neste cenário. Apesar disso o nosso objetivo sempre foi maior e vamos lutar por ele como equipa enquanto pudermos.

A equipa estava confiante para esta primeira fase de grupos sabendo que iria enfrentar equipas da 2ª Divisão da Liga?
Sim, estavamos confiantes, sabiamos que eramos capazes de enfrentar e derrotar equipas da 2ªdivisão, como já tínhamos feito em várias scrims, portanto iamos confiantes para os jogos e acreditávamos que seria possível a passagem à próxima fase.

No primeiro jogo do Grupo B acabaram por perder frente ao BFC Esports depois de um jogo de 43´minutos. O que achas que correu mal nesse jogo?
Apesar de muitos erros individuais e de equipa early/mid game, o jogo ficou decidido em más calls da minha parte, e perdas de barons. Assumo total responsabilidade dessa partida, acusamos bastante pressão, cometemos erros que não cometiamos já à bastante tempo, e infelizmente o acumular dessas situações levou com que perdêssemos a 1ª partida.

No jogo seguinte frente aos Rusty Lynxes Beta a equipa esteve sempre em total controlo do jogo, vencendo com um resultado de 27-3. Estavam confiantes para esse jogo?
Sim nós apesar da derrota no 1º jogo contra os boavista, continuavamos confiantes que conseguiamos passar para a próxima fase. Tivemos um draft, a meu ver, bastante bom, que condiz com o play style da nossa equipa, consegui executar bem o meu plano de jogo que era dar snowball a partir da jungle devido à minha maior mobilidade comparado com o pick de jungle inimigo e posteriormente ajudar as lanes, o que nos deu várias vantagens durante o jogo e fez com que conseguíssemos vencer.

Uma vitória tão expressiva ajudou a levantar o jogo de apuramento?
Sim, nós já íamos confiantes para o jogo do Boavista, pois sabíamos que a maior parte dos erros cometidos foram por culpa nossa e então tínhamos a certeza que independentemente do resultado anterior éramos capazes de fazer muito melhor. Mas claro que um jogo 27/3,  aumentou ainda mais a nossa autoestima e ajudou-nos a ir com mais confiança para o jogo.

No jogo de apuramento escolheste puxar do teu Olaf. Qual era o plano por detrás dessa pick?
O Olaf sempre foi um champion que eu acho muito forte, apesar de estar um bocado apagado ou ser menos usado na meta atual, é um champion que trás muita presença early game que era o que nós precisávamos, e caso o jogo corresse bem para o meu lado e eles não conseguissem retirar nenhuma vantagem dessa minha pick, eu iria conseguir dar snowball no jogo. Era o jungle ideal para jogar contra camile também, porque tem bastante mobilidade e é muito forte em skirmishes 1v1 / 2v2 early / mid levels, e então foi uma pick excelente que nos permitiu executar bem o nosso plano de jogo.

Planeavas desde início exercer tanta pressão sobre o Kamus na midlane tal como aconteceu nessa partida? Já planeavam fazê-lo com o objetivo de afetarem também o lado psicológico do jogador e a sua performance?
Nós tínhamos em mente tentar prejudicar o Kamus, isto porque, a nosso ver, é o jogador que mais se destaca na equipa do boavista, o jogo deles roda muito à volta da midlane e caso conseguíssemos eliminar alguma dessa pressão que eles eventualmente poderiam colocar em cima de nós caso o Kamus estivesse à frente do nosso midlaner. Portanto sim, tínhamos esse plano desde o início, e felizmente conseguimos executá-lo bem. Apesar de ter sido acampado e morto várias vezes, o Kamus pareceu ter continuado com o mindset positivo e nunca deixou de ser considerado um problema por nós.

Qual foi para ti o adversário mais difícil desta fase?
Infelizmente não tivemos oportunidade de jogar contra os ASP portanto não os podemos considerar o adversário mais difícil, portanto foi sem dúvida a equipa dos boavista que nos causou mais problemas nesta fase.

Foste considerado pela nossa equipa o melhor jogador do Grupo B nesta fase de Qualificação. O que achas disso?
Acho que tenho andado a trabalhar para isso,  todos os dias dou o meu melhor, e é bom ser reconhecido pelo tempo investido a praticar e a evoluir. Sinto que fiz uns bons jogos e ser considerado o melhor jogador do Grupo B é a prova disso, obrigado desde já pela nomeação. Vou continuar a esforçar-me e a dar o melhor para conseguir concretizar os meus objetivos.

Estás preparado para a 2ª Fase de Grupos e para encontrar as equipas da 1ª Divisão?
Sim, vai ser um desafio ainda maior, sabemos que vamos ter que dar o possível e o impossível para passar à próxima fase, mas não é impossível e nós estamos cá para provar isso. Vamos jogar o melhor que pudermos e estamos confiantes que conseguimos passar e garantir pelo menos o 2º lugar do grupo.

Há algum jogador contra quem queiras jogar?
Já tive a oportunidade de defrontar em jogos competitivos / soloq os junglers que estão nas equipas do nosso grupo, exceto o XD Ninja, que é com certeza um jungler a respeitar e estou ansioso para o poder defrontar pela primeira vez. Também vai ser um bom desafio jogar contra os Sharks e os Galatics, mas estou pronto para tudo e vou dar o meu melhor em todas as partidas independentemente dos adversários.

Quais os teus objetivos na LPLOL?
Como jogador individual é deixar a minha marca na scene portuguesa como um bom jungler e poder jogar contra os melhores.
Como equipa, neste momento é passar à próxima fase do Open split, é o que temos em mente e é para isso que temos trabalhado. Mas depois disso é voltar a marcar presença nos qualificadores para o split seguinte, conseguir subir para a 1ª divisão e jogar contra os melhores.

Queres deixar alguma mensagem aos apoiantes dos Killuminati?
Quero agradecer desde já pelo carinho que têm demonstrado para connosco, e podem ter a certeza de que a equipa joga sempre para ganhar e estamos cá para conseguir quebrar limites e barreiras, portanto continuem a apoiar-nos que isso é essencial para o nosso sucesso como equipa, obrigado e força Killuminati!

Esta semana continuaremos com as entrevistas a estes jogadores da primeira fase de grupos à medida que nos aproximamos da próxima etapa do Opens onde novos jogadores irão brilhar, ou quem sabe alguns irão merecer novamente o destaque pela sua performance.


Top