Breadcrubs
A relação de uma bot lane
single

Estivemos à conversa com o João ”Joni”  Machado e o Gonçalo “Gofifepe” Pereira de forma a conhecermos um pouco melhor os jogadores da equipa dos Why esports e assim perceber um pouco a sinergia que existe na bot lane que já acumulou 3 MVP's.

Boas rapazes, obrigada por esta entrevista. Antes de começar com as perguntas, podemos saber um pouco mais sobre cada um de vocês?
Gofifepe: Chamo-me Gonçalo Filipe Fernandes Pereira daí o meu nick Gofifepe, tenho 19 anos e sou o support dos Why.
Joni: Sou o Joni, o ADC dos Why, já jogo LOL há uns 6 anos o que me permitiu passar por várias equipas.

Joni já estás no mundo dos esports há algum tempo. Como tem sido o teu percurso e como surgiu o convite para os Why?
Em primeiro lugar, ninguém me incentivou a jogar League of Legends, experimentei porque na altura, o jogo me agradou. Comecei como mid laner, mas depois troquei para o role que jogo atualmente e na season 3 já era Diamond. Na altura que atingi esse rank recebi um convite para os Indigo, depois ainda passei por outra equipa e acabei nos K1CK onde estou até agora. Relativamente ao convite para os Why, eu e o Holz sempre nos demos muito bem e ele disse para eu ir fazer trys para a equipa, sem me dar muita opção de escolha, na verdade. Pelos vistos gostaram de mim e fiquei por cá.

Como é fazer parte dos Why comparativamente a outras organizações/equipas que representaste?
Relativamente a organizações, os Why fazem parte dos K1CK por isso estou na mesma casa. Não consigo falar muito da organização porque, os Why são como que um projeto à parte, somos nós que gerimos e é essa liberdade e à vontade que a organização dá que gosto. Falando de equipas eu comparo esta à primeira onde comecei a jogar (Indigo). Damo-nos todos muito bem, há muito potencial para evoluir e eu já não estava numa equipa assim há mesmo muito tempo, por isso estou contente por fazer parte desta.

Gofifepe teres um ADC já experiente no competitivo faz a diferença em que sentido?
Faz diferença porque está habituado e mais à vontade em momentos mais críticos enquanto que eu não. Sabe apontar os meus erros, mas repara também no que faço bem e eu gosto disso. Ajuda-me em alguns aspetos para ser melhor suporte e partilhar a lane com um jogador que domina a role como o Joni transmite muito mais confiança. Jogar com alguém experiente ajuda a controlar o nervosismo ou tilt que felizmente no meu caso não o dou, mas também na minha opinião, jogadores que tiltam são nabos.

Estreaste-te nos esports da melhor maneira indo logo a um evento ao vivo e na jornada seguinte arrecadaste 2 MVP's. Como tem sido a experiência para um rookie?
Joni: 2 MVP's mal dados.
Gofi: O estar no evento ao vivo foi espetacular, foi muito emocionante e vibrei imenso. No TS da equipa adoro ouvir o Yahiko, mas ás vezes dou-lhe mute. Estou a gostar de estar na equipa, temos um bom desempenho, convivemos uns com os outros o que é bom, se um morre morrem todos (risos).

Como definirias cada membro da equipa, equipa técnica incluída.
Joni: O Elite é muito calmo, ás vezes até demais. O Kooshi é muito responsável, gosta imenso de evoluir e pensa muito no jogo. O Holz é um pouco emotivo, mas sinto que mete algum respeito nas pessoas quando fala, não tanto no rift, mas fora dele. O Gofi é um rapaz muito porreiro, mas é um bocado troll, um pouco demais ás vezes. Ás vezes quando faz alguma jogada e eu estou a calcular coisas mais à frente que podem acontecer, ele acaba por agir sem pensar e segue o coração. O  Dinep ajuda-nos imenso, tem muito conhecimento do jogo e é bastante assertivo. O Yahiko dá fill no papel de coach quando o Dinep não está, mas desempenha outras funções que acho que são muito importantes, como a gestão da equipa e a análise de jogos, da meta etc.
Gofi: Partilho da mesma opinião que o Joni em relação às outras pessoas. Relativamente a ele, acho que é uma pessoa segura. Quer eu jogue bem ou mal, cometa erros, ele está sempre lá para mim. Ele dá 2 para 1 no bot, eu sou um mero fantoche. Ele diz clica e eu só pergunto “em ti ou neles”.

Como foi o vosso primeiro jogo juntos? Foi uma adaptação fácil ou foi complicado adaptarem-se um ao outro?
Joni: O primeiro jogo que fizemos juntos foi em trys, mas senti-me logo à vontade.
Gofi: Em comparação com os jogos de agora eu não falava nem metade do que falo agora, mas nas trys notei logo que o Joni jogava bem e que se eu ficasse era uma das pessoas com quem eu gostaria de jogar.

Qual foi a bot lane que mais gostaram de defrontar e porquê?
Gofi: Diria contra a FTW, visto ter sido a minha estreia e ter sido num evento offline em que sentia muito mais emoção e vivi muito mais o jogo.
Joni: Relativamente aos jogos da LPLOL concordo com o Gofi. O jogo contra a FTW era o mais importante pois íamos defrontar uma equipa do top português, além disso era um evento ao vivo, por isso sim, foi o jogo que mais gostei.

Qual consideram até agora ter sido o vosso jogo mais memorável e porquê?
Joni: Como referi anteriormente, o da FTW porque foi o nosso primeiro jogo na LPLOL e porque queríamos afirmar que os Why estavam cá.

Joni aquele ulti do Gragas mesmo no final do 1º jogo que colocou o Scutt na mira da tua Caitlyn foi um espetáculo! A jogada do Kooshi foi premeditada ou foi daqueles momentos inexplicáveis?
Foi um momento mesmo nice (risos) e obviamente que a jogada foi premeditada.

Em momentos anteriores vocês já tinham mencionado que uma das dificuldades dos Why era o jogo de equipa e que esperavam resolve-las até ao jogo dos Doxa. Apesar do resultado mostraram um primeiro jogo muito mais técnico, acham que já se encontram perto de ultrapassar a dificuldade ou ainda falta um longo caminho?​
Joni: Como tinha dito, sinto que o problema não está no nosso micro play, embora isso também possa ser melhorado, mas sim no jogo de equipa e numa melhor comunicação. Estamos a jogar melhor e vamos progredindo a cada jornada que passa, mas claro que o caminho nunca está perto, há sempre algo a aperfeiçoar.

Joni igualaste o teu suporte em MVPs. Pode-se dizer que a corrida começa, ou que na bot lane gostam de andar de igual?​
O Gofi só tem os mesmos MVPs que eu porque paga à LPLOL para isso!! Senão era impossível ter os mesmos!

Para o futuro quais são os objetivos que esperam alcançar a nível individual e em equipa?
Gofi: Para a equipa é melhorar a cada jornada até chegarmos ao 1º lugar. A nível individual é não trolar e ser o melhor na minha posição.
Joni: Neste split alcançar no mínimo o top 4 sendo top 2 o ideal. No futuro é chegarmos ao top 1. Individualmente para além de melhorar o game play, é aproveitar a minha experiência para ajudar os outros a melhorar.

Por último, alguma mensagem?
Gofi: Para as minhas fãs…
Joni: Ele agora é só madalenas (risos).
Gofi: Fora de brincadeiras, esperem de nós o melhor, porque vamos dar o nosso máximo.
Joni: Primeiro queria agradecer ao Dinep que juntou-se à equipa nos Relegations e tem ajudado imenso a equipa. Ao Yahiko por todo o trabalho que tem feito. Acho que temos ganho cada vez mais fãs e peço para que continuem a acreditar, pois temos feito um bom trabalho para agradar a quem torce pela nossa equipa de forma a agradecer todo esse apoio.

Muito obrigado aos dois pela conversa e desejamos uma continuação da vossa boa relação na bot lane e na equipa.

Podem ficar a par de todas as novidades da equipa dos Why através do seu Facebook ou Twitter.
Podem seguir o Joni no seu Twitter.
Podem também seguir o Gofifepe no seu Twitter.


Top