Breadcrubs
Mãos de Aquiles
single

Até podem não pensar nos jogadores de eSports como atletas, e à partida não pensar que eles participem em atividades de alto risco. Contudo, o facto é que muitos deles estão a ser afetados por lesões e precisam de ajuda. Até podem estar sentados a uma secretária em vez de de correrem num campo atrás de uma bola e em constante colisão com outros humanos, mas isso não significa que jogadores de eSports sejam imunes a lesões, que possam determinar o futuro de uma carreira.

A maioria dessas lesões são causadas por movimentos repetidos e chegam até nós de várias formas. Entre muitas, as mais populares são: ‘’Síndrome do túnel do Carpo’’, que comprime o nervo mediano no pulso causando dores e dormências. Temos também o chamado de ‘’Cotovelo de Tenista’’, que provoca dores na extremidade exterior do cotovelo. Por fim, a lesão apelidada de ‘’Trigger Finger’’, ou ‘’Tenossinovite estenosante’’, que faz com que um ou mais dedos fiquem presos numa única posição.
É provável que estejam familiarizados com pelo menos uma destas lesões, pois estamos em 2017 e a maioria dos nossos trabalhos envolve horas sentados a um computador, escrevendo e movendo o rato de um lado para o outro. A verdade é que ao fazê-lo por tempo suficiente testemunharemos algum atrito e desgaste.
Os jogadores profissionais de eSports têm como trabalho algo bastante semelhante, mas fazem-no de uma forma muito mais agressiva que qualquer um de nós.

O que não falta são exemplos de jogadores de eSports que pagaram eles mesmos o preço pela falta de cuidados e prevenção destas lesões e se viram forçados a anunciar a reforma antecipada de uma carreira promissora.
Listamos aqui 4 das lesões que mais afetam jogadores de eSports. Recomendamos alguma pesquisa aprofundada acerca das mesmas e se por fim pensarem que estão a sofrer de alguns destes sintomas, aconselhamos que procurem consulta médica o mais rápido possível, antes que se tornem lesões irreversíveis.

Túnel do Carpo - A mais indesejada
Quando vivemos do computador, a ideia de ter a mão imobilizada pode ser um susto valente e basta uma visita ao médico para confirmar um dos maiores receios de jogadores profissionais de eSports. Agravar de forma extrema o nervo que passa pelos ossos carpais do pulso pode e tem terminado carreiras. Para os atletas de eSports é mais provável que a lesão surja na mão que usam para mexer o rato, visto que ao colocarem a mão em formato de "concha" estão a comprimir os nervos e tendões do pulso.
A boa notícia é que só é considerado um síndroma quando a lesão é recorrente, a má notícia é que o tratamento envolve imobilizar o polegar durante várias semanas, em certos casos potencialmente meses. Como forma de prevenção sugerimos que tenham o cuidado de escolher um rato com tamanho adequado ao da mão.

Tensão ocular - Pode acontecer a qualquer um
Muitos médicos estão convencidos de que olhar para um ecrã entre 9 a 15 horas por dia, pode causar esta tensão e provocar para além da necessidade precoce da utilização de óculos, sintomas como: sensação de ardor nos olhos, dores de cabeça, sensibilidade à luz e pescoço dorido. A verdade é que podemos viver anos com estes sintomas antes de acharmos que pode ser algo sério. Muitas vezes pode ser até um pequeno desvio, ou tensão, mas para indivíduos que dedicam tanto tempo à frente de um computador representa um excesso fora do normal.

Postura - Senta-te bem!
Existem duas posições realmente comuns para gamers ávidos. A ‘’couch slouch’’, em que pomos os pés na mesa da frente e nos recolhemos no sofá para jogar a ’’chilar’’ encostados no sofá. E depois temos a ‘’full-on’’, positivamente famosa durante o calor de uma partida de LoL, ou de um FPS, que faz com que nos inclinemos para a frente, cotovelos na mesa, cabeça inclinada e toda a atenção concentrada no ecrã.
Os problemas causados por estas posturas são bastantes: para além da pressão extra nos joelhos e nos cotovelos, os pulsos são torcidos e os polegares sofrem de extensões irregulares, mas o pior de tudo é que a nossa cabeça de pelo menos 5 kg está agora suspensa para a frente provocando um excesso de tensão de suporte diretamente na nossa cervical imediatamente entre as nossas omoplatas. Recomendamos evitar estas posturas, pois são respetivamente as que mais provocam muitas das queixas de dores da parte de muitos jogadores profissionais: ombros e cotovelos doloridos, polegar ferido e dores nas costas. A postura mais correta a tomar quando sentados à secretária seria com os pés assentes no chão, joelhos e ancas a 90º, costas encostadas e com a cabeça apoiada. Além disso, o nível da cadeira deve ser ajustado de modo aos ombros não ficarem levantados quando se apoiarem na secretária e o monitor deverá ficar ao nível dos olhos e de frente para o utilizador.

Músculos tensos e entorses - Dores constantes
A verdade é que desde que a Wii saiu para o mercado o mundo ganhou uma série de atletas de sofá, que agora saltam e tentam fazer 1 a 2 horas de atividades como ténis, boxing, ou mesmo bowling, sem nunca pensarem em fazer alongamentos provocando posteriormente todo o tipo de confusão à volta das terríveis dores musculares.
Atletas que correm maratonas sabem bem que não fazer os devidos alongamentos antes de qualquer atividade física rigorosa vai provocar músculos tensos, ou em situações mais graves, lesões em locais como o tornozelo por exemplo. Alongar os músculos, tendões e ligamentos solta o nosso corpo e prepara-nos para o stress que está para vir, ainda que sejam apenas 30 minutos de corrida, ou mesmo 30 minutos no Rift.


Com tempo estamos convencidos de que até mesmo para os eSports terá de ser nomeada uma comissão de avaliação médica, ou no mínimo ter à disposição a tempo inteiro especialistas físicos da mão presentes para avaliarem os jogadores e garantirem que eles não estão a causar danos substanciais às extremidades superiores e principalmente às suas mãos.
Os jogadores devem pensar a longo prazo e isso significa ter descanso. Treinar sem parar pode tornar-vos em melhores jogadores de uma forma mais rápida, mas mais cedo, ou mais tarde os danos e as dores vão revelar-se e isso traduz-se numa redução exponencial das APMs (Ações por Minuto) e muitas vezes no término antecipado de carreiras promissoras.

Só temos dez dedos e duas mãos. Atletas de desportos eletrónicos são muitas vezes subestimados, mas as mãos e ligamentos estão em movimento constante e a verdade é que isto é um desporto. É real!


Top