Breadcrubs
Get Rekt! Com FearlessS
single

Get Rekt! Regressa esta semana para falarmos de Swain, com um dos prós mais icónicos e experientes da LPLOL. Residente em Matosinhos e facilmente reconhecido pela sua careca Miguel ‘’FearlessS’’ Santos é um dos melhores top laners portugueses e um exemplo para os mais novos, sendo um dos jogadores que mais investiu numa carreira a full-time no League of Legends. Nos dias que correm representa a Team Alientech.
Mestre em Finanças, FearlessS começou no mundo competitivo com CS:Source, chegando a conquistar um 1º lugar pela equipa dos K1ck. Fez a conversão para o LoL durante a Season 3, chegando a Diamond 1 com mais de 800 jogos de Malphite. De seguida, apostou forte no caminho profissional e até ao momento não lhe têm faltado presenças nos pódios. Entre outras classificações destacam-se em especial o 2º Lugar LPLOL Grande Final 2016; 3º Lugar LPLOL 2º Split 2016; 2º Lugar LPLOL 1º Split 2016; 4º Lugar DH Valencia 2016.

FearlessS, obrigado por teres aceite o nosso convite. Comecemos por falar do champion que escolheste para hoje e como e porquê despertou o teu interesse?
Vou falar sobre o Swain, que é um champion que já tenho vindo a jogar há bastante tempo. É um champion que na teoria é muito bom contra os tanks na top lane. Ele consegue ser bastante bully, tem um bom scaling para o late game, tem team fights monstruosas, e como eu gosto mais ou menos de jogar frontline, apesar de ser um mage, é um mage que faz front line e acima de tudo é um champion com que gosto de jogar.

A meta da top lane é muito exigente e orientada para tanks, ainda assim existe uma boa quantidade de escolhas viáveis. O que mais te impressionou no seu kit?
O facto de ter boas ferramentas para dar bully na lane, e ter bastante CC para contribuir nas team fights ao mesmo tempo que tem um bom sustain, assim como um bom scaling, portanto o tempo está sempre do meu lado.

Falando agora sobre o nível competitivo. Quais as situações mais viáveis para escolher o SWAIN face a outras possíveis escolhas?
Não temos visto muito do Swain até agora em competitivo, mas já se começam a ver algumas picks. Lá está, idealmente é jogado contra tanks, embora também possa ser utilizado para alguns matchups de carries. Pessoalmente, não tenho problemas em jogar de Swain contra qualquer coisa, mas o ideal é contra tanks, pois eles têm bastantes dificuldades em chegar até ti. Consegues farmar bem, stackar a RoA, ter uma laning phase mais calma para depois chegares às team fights, que são onde ele mais se destaca.

Como é que utilizar este champion no Rift altera o teu estilo de jogo, a presença no Rift e a contribuição para a equipa?
Não altera muito a minha forma de jogar, porque é frontline e eu gosto de jogar lá para o meio da confusão; o Swain permite-me fazer isso. Em relação à minha equipa, é um champion que tem um early game um bocado fraco. Até ter o Rod of Ages é preciso jogar com um bocado mais de calma, porque não convém que ele fique muito para trás, porque nesse caso torna-se um bocado mau.

Que item set podes recomendar, qual o seu core e como é que isso pode sofrer alterações no decorrer de cada jogo?
A core build do Swain é Rod of Ages e Zhonya’s. Depois a partir daí é um bocado circunstancial. Eu gosto de fazer uma build mais tanky, para as botas podes escolher entre Ninja Tabi, ou fazer Mercury’s Treads, se a equipa adversária tiver muito CC, ou mesmo as Sorcerer’s, se quiseres dar um bocado mais de dano. Depois depende um bocado, podes fazer armour com um Frozen Heart, podes fazer mais magic resist com Abyssal Scepter, ou com a Spirit Visage, e depois se quiseres mais um pouco de armour penetration e HP arrancas com o Haunting Guise, seguido da Liandry’s Torment.

Que dicas podes deixar para quem joga com e contra o Swain?
Para quem joga com, é ter calma, jogar com a noção de que o tempo está do vosso lado e tentar não forçar muito. É um champion imóvel, que tem tudo para dar bully nos outros, mas convém não abusar muito para não serem gankados.

Para quem joga contra é bom que tentem abusar do Swain, pois se não abusarem ele depois torna-se um monstro e fica complicado.

Tens alguma skin favorita para o Swain?
Eu não tenho nenhuma skin assim favorita e apesar de me ser um bocado indiferente aquela cujas animações gosto mais é a Tyrant Swain.

Summoner's, este é o Swain trazido até nós pelo FearlessS! Tens ideias, ou sugestões que queres partilhar? Deixa nos comentários as tuas opiniões e questões, ou fala-nos tu mesmo sobre o teu Swain!
A LPLOL fecha esta entrevista com um grande agradecimento ao FearlessS por marcar presença neste nosso segmento e desejando-lhe mais uma época de sucesso ao comando da top lane na Team Alientech. 


Top