Breadcrubs
Get Rekt! Com LeChase
single

Obrigado LeChase por conversares connosco hoje!

Fala-nos sobre o champion que escolheste para hoje, como e porquê despertou o teu interesse.
Antes de mais, obrigado pelo convite! O champion mais interessante para falar relativamente ao meu role é o Lee Sin, um champion que toda a gente conhece, que requer algum skill e com o qual podes fazer bastantes plays. Não é um champion fácil de jogar, mas quando se chega a um certo nível, acaba por ser bastante recompensador jogar com ele, pois as plays que podes fazer dão bastante nas vistas e o champion está bastante forte atualmente, sendo uma pick constante na meta. Apesar de ser um champion difícil de jogar, as suas mecânicas não são difíceis de aprender e assim sendo, até players de elo mais baixo têm a facilidade de aprender a jogar com este champion.

A meta da jungle tem sofrido bastantes alterações ultimamente e compreende uma pool expansiva de champions viáveis. O que mais te impressiona no set de habilidades do Lee Sin?
Um dos pontos mais fortes do Lee Sin é a sua facilidade em se adaptar a qualquer tipo de team comp. É um champion versátil, que pode fazer engages e que dá para jogar como forma de proteção à backline. Tem um early game potente, um mid-game parecido e mesmo que caia um pouco no late game, em relação a alguns champions, continua a ser um bom champion em qualquer altura do jogo, considerando que não tem uma fraqueza clara. Claro que há dificuldades, dependendo do match up, mas como é um champion versátil, acaba por não ter fraquezas óbvias.

Em séries competitivas, as alternativas são mais reduzidas. Quais as alturas em que escolhes o Lee Sin, face a outras possíveis escolhas?
Existem vários fatores que influenciam isso. Pode ser uma pick confortável a nível pessoal e que pode ser feita nas primeiras rotações. É difícil castigar a pick do Lee Sin cedo num draft.

Como é que escolheres o Lee Sin afeta a tua forma de jogar, a tua presença no jogo e a contribuição para a equipa?
O Lee Sin é um champion que pode ser jogado de várias maneiras. No meu caso, por exemplo, jogo num estilo mais à volta da visão no mapa, tentando farmar e ser o mais útil possível durante o jogo, garantindo visão e ajuda à equipa, sempre que necessário. É nisso que se foca o role da jungle, ajudar as lanes a farmarem e a conseguirem usar os seus pontos fortes contra os adversários.

Fala-nos um pouco dos momentos para se ser conservador em jogo.
Bem, momentos para ser conservador... Primeiro olhamos para as duas equipas, para analisar em que momentos específicos se notam os power spikes entre elas. Se a minha equipa tiver uma comp mais orientada para o early, devo tentar ganhar vantagens no early game e não jogar demasiado passivo, tentando não só farmar em todo o lado, mas também fazendo plays que valham a pena os riscos. Também existe o caso oposto, em que podemos ter uma comp mais fraca no early game, com a qual não vale a pena tentar ser tão agressivo, visto que isso pode dar um backfire maior, prejudicando a equipa logo de início e tornando o jogo mais difícil de controlar a partir daí. Claro que depois também existem os power spikes dos items, mesmo fora das comps. Há champions que com um ou dois items ficam claramente fortes, o que acaba por tirar a importância dos power spikes dos champions em si, por serem fortes apenas com um ou dois items.

E os momentos para dar trigger?
Momentos para dar trigger, acabam por acontecer numa situação semelhante, ao termos uma situação vantajosa ou se pudermos criar uma num determinado momento, como por exemplo, ao ajudar o top laner a puxar. Se os dois top laners não tiverem TP, pode haver um roam para o mid, onde poderá ser criada uma vantagem numérica na tua equipa, de onde podem originar várias plays vantajosas para a equipa, dependendo do ritmo do jogo. Outra hipótese é tentar forçar uma team fight 5v5, quando o jogo estiver numa situação de igualdade em termos de gold, mas em que uma comp é superior à outra, visto que isso beneficia mais a minha equipa do que a equipa adversária.

Descreve-nos o teu jungling path preferido quando jogas com o Lee Sin.
Para Solo Queue, para qualquer jungler, em qualquer elo, devem começar num dos buffs, não interessa qual, fazer um neutral camp e outro buff para chegarem o mais rapidamente a nível 3 e começarem logo a aplicar pressão nas lanes inimigas ou até mesmo invadirem logo o outro jungler, porque muita gente prefere farmar, mas ao farmar não aprendes tanto com o jogo como se estivesses a fazer plays e a ser ativo no jogo. Aprendes mais, porque interages mais não só com o teu champion, mas também com os seus limites, descobrindo mais facilmente quais os limites do champion com que estás a jogar. Por isso, tentem fazer mais plays em Solo Queue, tentem fazer um routing mais agressivo e farmar menos, porque é assim que se aprende a jogar mais facilmente.

Para o competitivo é ligeiramente diferente, o jungle path às vezes acaba por ser muito óbvio, por isso tentem jogar um jogo mais conservador e farmem mais. Não é tão fácil abusar dos oponentes em competitivo como por vezes é em Solo Queue.

Como varia a abordagem aos ganks? O que procuras, o que favorece e o que pode ou não ser utilizado como vantagem num gank de Lee Sin?
Primeiro, olhamos para a lane que está a sofrer pressão. Dando o exemplo da top lane, se tivermos uma lane com um match-up favorável, posso ajudar esse top laner a fazer pressão 1v1 ou até mesmo gankar para tornar a situação num 2v1 recompensador para a equipa, jogando à volta dessa lane. Dizendo isto, claro que o outro lado do mapa vai ficar um pouco desfavorecido em termos de pressão, mas é assim que temos que fazer quando se joga jungle, escolher um lado do mapa e jogar desse lado. É complicado jogar à volta do mapa todo, só se a outra equipa fizer muitos erros. Neste caso, ao jogar pela top lane ou ajudando o mid laner, que também está perto, não se deve dar roam até à bot lane muitas vezes, porque se perde o controlo da lane que se estava a tentar ajudar. No caso do Lee Sin, por exemplo, ele não tem ganks tão fortes antes de nível 6, por não ter hard CC, o que torna mais difícil matar alguém com o gank. No entanto, matar não é tudo. Por vezes, só o facto de dar dano ou dar zone ao adversário é o necessário para a lane ficar com vantagem. Se virem possibilidade de fazer um gank bem-sucedido, tentem, mas sempre avaliando os riscos primeiro e tendo em conta o jungler adversário.

Que item sets podes recomendar e como estes podem sofrer alterações dependendo do match-up?
No Lee Sin, recomendo buildar Warrior como variação do item de jungler, acompanhado da Tracker's Knife ou Skirmisher's Sabre, se quiseres jogar um bocado mais agressivo. Recomendo a Tracker's Knife, pela mecânica dos ward jumps e pela visão que o item dá, dependendo também da tua team comp. Se já tens uma equipa com todos os elementos a darem dano, convém ir mais tank, para possibilitar a absorção do dano na equipa, senão torna-se um bocado mais complicado de jogar as fights e as skirmishes. Se tiveres um support ou um top laner tank, podes sempre buildar um segundo item de dano, para conseguires dar mais snowball e tornar os ganks eficientes, como por exemplo, uma Black Cleaver, para romper as defesas dos inimigos ou Maw of Malmortious, pelo spell shield. Há também a possibilidade de fazer items mais agressivos para um scale maior, como Yommu’s Ghostblade ou Edge of the Night. A partir do terceiro item de AD completo, não há mais necessidade para mais items de dano, pelo que deves começar a priorizar as defesas.

Que dicas podes deixar para quem joga com e contra Lee Sin?
Depende do champion que estiveres a jogar, mas se estiveres a jogar com a Elise por exemplo, tenta abusar do facto de o Lee Sin ser fraco antes de nível 6. Nos primeiros 3 níveis a Elise ainda é forte, mesmo que o Lee Sin lhe ganhe 1v1, dependendo da situação em que começar a fight. Tentem fazer pressão contra o Lee Sin, por ele não ser tão forte como se pensa. Contudo, ao atingir nível 6 ele consegue dar burst a qualquer jungler. Os dois primeiros grandes spikes deste champion são: ao ter o seu primeiro item completo e ao chegar a nível 6.
Ao jogar de Lee Sin, devem tentar fazer um pathing da jungle com pouco farm e tentar pressionar as lanes, ajudando-as a puxar e a marcar presença no jogo. É preciso ter a noção de que o Lee é muito dependente de items, precisando deles para atingir os seus spikes. Depois de terem o primeiro item, devem tentar pressionar mais ainda as lanes, aproveitando o power spike desses minutos depois de o terem. Mesmo não ganhando muito gold, não influencia muito, porque vão continuar fortes e em vantagem, mesmo só tendo um item completo. Continua a ser um champion forte, mesmo apesar dos nerfs recentes e continua a exercer a sua pressão e a distribuir dano pelo mapa.

Quantos jogos já tens de Lee Sin?
Não sei ao certo, mas tenho muitos jogos com ele. Já jogo com ele desde a Season 3, por isso não me lembro, devendo ter à volta de 200 jogos por Season de Lee Sin. Não me lembro ao certo, mas devo estar próximo desse número.

Qual a tua skin favorita para o Lee Sin e porquê?
Por acaso não tenho nenhuma favorita, mas gosto de algumas! Uma das minhas favoritas é a Pool Party Lee Sin, por ter animações diferentes das outras e ser uma skin colorida, o que a torna bonita. Também gosto bastante da Muay Thai Lee!

Obrigado LeChase, pelo teu tempo e desejamos-te o maior sucesso para este ano!

Podem acompanhar o Lechase através da sua página de Facebook: Lechase


Top