Breadcrubs
Entrevista eLite 1v9
single

Estivemos à conversa com o top laner dos Exotic, Hugo “eLite 1v9” Cameira, para conhecermos melhor enquanto jogador, como também perceber um pouco do seu percurso pelo mundo do gaming. Nesta entrevista, abordamos ainda assuntos diversos como a competitividade atual, aspetos específicos da posição de top laner e ainda os seus objetivos a nível pessoal e coletivo.

Olá Elite! Gostava que fizesses uma pequena apresentação de forma a que, quem ainda não te conheça, possa ter uma pequena ideia de quem és.
Olá! O meu nome é Hugo Cameira, tenho 20 anos, sou estudante e resido em Lisboa. Jogo como top laner e encontro-me atualmente a representar os Exotic Gaming.

Fala-me um pouco do teu percurso no mundo do gaming.
O meu percurso no gaming teve início pelo Counter Strike:Source, há cerca de 10 anos atrás; depois disso, fui experimentar o Call Of Duty 4, que cheguei a jogar competitivamente. Com a chama da franchise do COD4 a extinguir-se, decidi tentar um jogo bastante novo na altura, o League of Legends, e por aqui fiquei.

Lembras-te da primeira vez que jogaste League of Legends? Como foi essa experiência?
Comecei a jogar na Season 2, nessa altura jogava num portátil que não era muito bom, visto que tinha alguns problemas a nível de temperatura, o que acabou por influenciar o desempenho da placa gráfica. Por causa disso jogava com fps drops de 3 em 3 segundos, por isso a experiência não foi mesmo muito boa. Entre os fps drops e as teams que apanhava não sei o que era pior.

Quanto tempo treinas diariamente? Qual é a opinião dos teus pais face ao que fazes?
Normalmente, tento fazer sempre três jogos de Solo Queue por dia, mas muitas vezes acaba por depender do número de scrims que a minha equipa tem, como também da minha disponibilidade, já que a faculdade também me ocupa algum tempo. Quanto à segunda questão, para os meus pais, acho que não lhes importa muito o tempo que gasto, desde que continue a estudar e a ter bons resultados. Acho que tal como a maior parte dos pais, eles não têm bem noção da dimensão dos eSports e para eles acaba sempre por ser apenas tempo que passo a jogar com amigos.

Sempre gostaste de jogar a nível competitivo ou é a tua primeira experiência? O que achas que distingue os Exotic das equipas em que jogaste anteriormente?
Sempre joguei competitivo tanto no CSS como no COD4, e no LOL acabei também por me envolver dentro da scene competitiva. Desde o início, já passei por bastantes equipas, desde academias da FTW e dos EGN, entre outras, até que finalmente cheguei aos Exotic, onde me encontro atualmente.
Em relação à tua segunda questão, nos Exotic temos um ótimo ambiente de equipa, somos todos bons amigos e existe bastante comunicação, o que não tinha em algumas equipas de que fiz parte, e acho que isso é fundamental para o sucesso de qualquer projeto.

O que gostas de fazer nos tempos livres de forma a abstraíres-te um pouco do mundo competitivo?
Acaba por ser difícil de me abstrair deste mundo, já que a maior parte das vezes ou simplesmente tenho que estudar para frequências ou entregar trabalhos, logo não faço muitas outras coisas sem ser jogar e faculdade. Gosto sim de jogar Magic quanto tenho mais tempo.

Como descreverias o teu estilo de jogo? Qual é o teu champion preferido e porquê?
Eu gosto de jogar agressivamente, o que por vezes me corre mal. Face a isso que referi, prefiro carries como o Jayce, que é um champ que facilmente consegue carregar com o seu kit e que é em geral muito bom para dar all-in como poke.

Em relação à posição na qual jogas, qual é a tua opinião face à competitividade em torno da mesma? Como consideras o estado dos eSports atualmente?
Falando da minha lane, acho que um bom top laner consegue sempre ter impacto no jogo, sendo uma boa frontline como um carrie. Em relação à segunda questão, acho que os eSports estão cada vez mais a evoluir, principalmente em Portugal. Creio que 2017 vai ser, sem sombra de dúvida, um dos anos mais marcantes para os eSports.

Como avalias a tua prestação e a da tua equipa na Moche LPLOL até ao momento? O que achas que poderia melhorar?
Até agora diria que a minha prestação não foi nem muito boa, nem muito má. Tenho tentado o máximo para me adaptar à minha equipa, o que por vezes é o mais complicado. Como equipa, acho que ainda temos muito que aprender e desenvolver, principalmente na comunicação, que como referi antes acho fundamental.

É a primeira vez que estás a jogar na Moche LPLOL. O que é que te deixa mais ansioso quando se trata de jogar a este nível, e o que te motiva mais?
Muito sinceramente o que me deixa mais entusiasmado é o facto de poder jogar contra pessoas que eu já conheço há algum tempo e também acabar por medir forças com alguns rivais.

Gostavas de deixar alguma mensagem aos teus fãs ou a quem simplesmente segue os Exotic?
Espero que continuem a apoiar-nos, pois nós pretendemos fazer o melhor possível para conseguir um bom lugar no final deste 1º Split.

Desejamos-te boa sorte para o restante do 1º Split e também para a tua equipa . Podem seguir o Elite através do seu Twitter e a Exotic Gaming no Facebook.


Top