Breadcrubs
Uma Conquista Inesperada!
single

Francisca “Arkanea” Gonçalves é a primeira jogadora do sexo feminino a entrar oficialmente na LPLOL, seja para a Moche LPLOL ou para a 2ª Divisão, algo que só o Relegations irá determinar. A luta dos Oppatos por um lugar no Relegations foi notória e todos batalharam imenso para conquistarem o lugar que restava e assim se juntarem aos Exotic e aos Hexagone. Decidimos conversar um pouco com a Arkanea, mid laner da equipa, e tentar perceber como a mesma surgiu, que dificuldades encontraram no Qualificador, e também um pouco sobre o que é ser uma rapariga no mundo dos jogos online.

Parabéns desde já pela passagem ao Relegations. Para começar gostaríamos de conhecer um pouco mais dos Oppatos. Fala-nos um pouco sobre vocês? Treinaram muito para chegarem aqui?
Nós começámos a jogar quando estávamos todos no liceu, a equipa agora não é a mesma, mas a maior parte dos elementos já faziam parte dela. Mais tarde criámos uma equipa para o ISMAI Legends, sendo que algum tempo depois, alguns membros foram para a universidade e então tivemos que procurar substitutos e acabámos por chegar  à equipa que temos atualmente. Continuámos a jogar juntos quando possível e agora que houve oportunidade de jogar no Qualificador decidimos juntar-nos uns dias antes, treinar um bocado e tentámos fazer o nosso melhor.

Quais foram os maiores desafios que encontraram no Qualificador? Estavam à espera de serem uma das equipas apuradas?  Caso te recordes, qual foi para ti o jogo mais difícil de todo o Qualificador?
Acho que a maior dificuldade foi calharmos no grupo mais difícil, visto que o grupo 1 parecia mesmo muito fácil, e talvez termos jogado logo contra a melhor equipa do torneio, o que nos mandou logo para a losers bracket, e depois perdemos novamente contra eles. Os picks e bans também foram complicados, pois não jogávamos há algum tempo e não tínhamos muita noção do que estávamos a fazer.
Quanto à segunda questão, depende. No grupo em que estávamos não. Se tivéssemos ficado no 1º grupo talvez fosse possível, mas com todas as equipas boas no 2º grupo não esperávamos sequer chegar ao terceiro ou quarto lugar. E claro que o jogo mais difícil foi contra os Exotic, talvez tenha sido mesmo o primeiro jogo, que nos mandou para a losers bracket.

No terceiro jogo contra os World Domination, ambas as equipas estavam empatadas 1-1 e aquele seria o jogo decisivo para o apuramento para o Relegations. O que falaram naquele momento enquanto equipa e o que passou pelas vossas cabeças?
Nós não estávamos motivados quando perdemos o primeiro jogo. Falámos entre nós e percebemos porque tínhamos perdido e quando ganhámos o segundo jogo, e empatámos 1-1, deu para ver que se voltássemos a fazer o mesmo jogo, conseguíamos ganhar, porque eles também ficaram desmotivados quando perderam. O que nos passou pela cabeça foi fazermos novamente os mesmos bans e o mesmo jogo, com o mesmo estilo e tentar fazer com que eles jogassem de forma igual e não melhor do que no jogo anterior.

Existe alguma equipa que não foi apurada, mas que gostavam de voltar a ver no próximo Qualificador? Se sim, qual e porquê?
Acho que não. Do nosso grupo pelo menos não.

O que esperam do Relegations tendo em conta as 5 equipas que já se encontram no mesmo? Quanto tempo pretendem treinar? Acham que será acessível? Qual a equipa que acham que poderá surpreender?
Nós não esperamos nada, até porque quase nem treinamos para os Qualificadores e há inclusive jogadores que não estão motivados para voltarem a jogar, só querem ver no que vai dar, portanto não estamos a prever grandes sucessos, mas também não queremos perder. Vai depender de como estivermos na altura.
Em relação às equipas que poderão surpreender, creio que essas poderão serão os Exotic e os EGN.
Não falamos ainda de treinar. Há membros que querem, outros preferem jogar outros jogos e perder o seu tempo lá, por isso ainda não sabemos bem como vai ser, depende de se conseguimos convencê-los a jogar League ou não.

Face ao novo capítulo que vais ter a oportunidade de experimentar, e que vai requerer muita dedicação e muito tempo da vida tua pessoal, como também universitária, como pensas conciliar tudo isto?
Eu acho que vou conseguir conciliar bem. O meu curso não tem muita carga horária, quando comparado com o curso do Hiro, por exemplo. Quanto aos outros jogadores não sei, mas penso que também serão capazes de conciliar bem as coisas.

Durante todo o Qualificador a tua champion pool foi sempre muito idêntica e rotativa. Como consideras o teu estilo de jogo Enquanto mid player? Qual é o teu champion preferido e porquê?
Eu jogo muito safe, tento farmar na lane e não fazer muitas plays, a não ser que seja algo óbvio e que consiga fazer. Tento sempre não deixar a equipa para trás e acompanhar o outro mid laner.
O meu champion preferido de momento é o Swain, só que eles baniram-no os jogos todos, então não pude jogar de Swain. A minha champion pool não estava muito em dia e então tive que jogar com champions que não jogava há muito.

És a primeira rapariga a entrar oficialmente na LPLOL, seja para a Moche LPLOL ou para a 2ª Divisão. Porque achas que demorou tanto tempo para uma mulher em Portugal entrar em uma liga profissional?
Não acho que tenha a ver com o género da pessoa, acho é que a percentagem de jogadores do género masculino é muito maior do que a percentagem de raparigas a jogar, então é óbvio que os top players também vão ser maioritariamente rapazes. Creio que se houvessem mais raparigas a jogar elas também estariam no top, mas não há muitas.

Que conselho darias a todas as mulheres que têm o sonho de entrar numa liga como a LPLOL? Achas que Portugal tem atualmente outras jogadoras com essa capacidade? Quem para ti é um talento escondido?
Eu não acho que o que vou dizer seja um conselho inspirador, mas é só dedicarem o tempo para melhorarem, é só jogarem e verem até onde conseguem chegar. E terem uma equipa boa também. Não acho que as raparigas têm de jogar em equipas female simplesmente por serem raparigas. Penso que equipas mistas deveriam ser mais populares, pois não concordo com a ideia de equipas só de raparigas. Este tipo de coisas acabam por dividir muito coisas que não têm que ser separadas.
Quanto a jogadoras, conheço duas raparigas que acho que têm um bom elo e acho que conseguiam chegar a este ponto, que são a Smoochi e a DieSchone. De resto não conheço muitas mais.

Para concluirmos a entrevista, o que gostarias de dizer a todas as pessoas que a partir de hoje vão acompanhar a tua equipa e/ou mesmo vão começar a seguir-te como jogadora?
Que não tenham muitas esperanças, porque nem nós temos certezas de que vamos chegar a algum lado. Vou tentar o meu melhor, mas se não correr bem, não correu bem. Vale pela experiência.

Obrigada pela entrevista e foi um prazer poder conversar contigo. Boa sorte durante este ano e esperamos que tanto, tu como a tua equipa consigam atingir todos os vossos objetivos. Podem ficar a par de todas novidades da Arkanea seguindo-a no Twitter e Facebook.


Top