Breadcrubs
Basiko quer a XD nos Playoffs
single

André “Baziko” Pires é treinador da XD Omen by HP, e já conta com 3 anos de experiência. Comandou a equipa sensação do 1º Split com excelentes resultados, mas neste 2º Split encontra-se numa situação mais complicada, com apenas um ponto à 3ª jornada da competição.

Olá Baziko! O arranque da XD foi sem dúvida o mais complicado de todas as equipas, tendo enfrentado logo as três equipas mais fortes da prova: K1CK, FTW e DOXA. Porém, quando a moral da equipa parecia em baixo, vocês conseguiram roubar um ponto importante à equipa da gelataria. Como se encontra a moral da equipa, neste momento?
Mais fortes da prova salvo seja, é verdade que a For The Win e os K1CK mostraram ser merecedores de tal intitulação; já a DOXA penso que ainda não se demonstrou merecedora da mesma, como comprovado após o Bo2 realizado contra nós. Relativamente à moral da equipa, é verdade que estava ligeiramente abaixo do normal, mas nós sabíamos desde início que não tínhamos a calendarização de jogos mais fácil e que independentemente dos resultados nas primeiras 3 jornadas, a nossa vez haveria de chegar, assim como as oportunidades para pontuar e de contestar mais uma vez o nosso lugar no top 4 nacional.

Como é ser treinador da XD?
Por vezes é difícil, visto ser uma equipa composta por jogadores muito jovens, onde cada um tem já a sua opinião formada, o que por vezes se torna difícil de contornar. Cada um adora ser ouvido, e portanto a minha posição enquanto “moderador” nas nossas discussões em equipa torna-se complicada. À exceção disso, é bom lidar com estes mesmos jovens que nunca se deixam ir abaixo ingame. Apesar das adversidades, assim que entram no Rift têm imensa garra para não deixarem o jogo escapar. É um grupo de pessoas de que gosto e que tenho a certeza que também apreciam o meu trabalho.

O facto de terem sido a equipa sensação do 1º Split, terminando a prova em 4º lugar, coloca alguma pressão sobre equipa?
Coloca imensa pressão por parte da organização sobre mim e sobre os jogadores, mas com total justificação. A equipa foi construída para apresentar resultados e não para assentar no fim da tabela ou apenas contestar a manutenção, e é isso que temos vindo a provar e pretendemos continuar a fazê-lo. Além disso, um pouco de pressão de forma a estimular a motivação da equipa é sempre saudável.

Neste momento, o título de “equipa sensação” parece ter saltado para os Y. Acham que isso é só resultado de um calendário mais acessível, ou consideras mesmo que os Y estão com um nível superior ao vosso?
Considero que o título de “equipa sensação” em si, muitas das vezes advém de alterações nos rosters que tenham sido feitas durante o período aberto do mercado, e que a equipa que se mostrar com mais potencial é a que ganha o direito a este título. Podemos facilmente observar o caso da DOXA, que quando entrou na Liga era uma equipa com um roster hyped, e portanto ganhou o direito ao título de “equipa sensação”. A questão que se coloca agora é: A DOXA deixou de ser “sensação” apesar das mudanças mínimas no seu roster? Não, simplesmente perderam o hype inicial, porque atualmente não se espera algo inferior ao top 4 da parte deles, tal como o resto da Liga e dos fãs não esperam menos de nós.

Com as equipas mais difíceis fora do caminho, ainda te sentes tranquilo relativamente ao alcance da manutenção? Ou já não há mesmo margem para erros?
Manutenção? Atualmente o objetivo da equipa continua a ser o top 4 de forma a termos o acesso aos Playoffs. É verdade que o objetivo atualmente se encontra mais dependente de resultados de terceiros, mas lembro-me muito bem que no Split passado a XD também não pontuou contra os K1CK, DOXA ou FTW, e mesmo assim conseguimos o acesso aos Playoffs com uma boa margem de diferença para o 5º classificado. No que diz respeito à margem para erros, isso é algo que supostamente nunca pode existir, e pretende-se que daqui para a frente continuem a não existir erros!

Falando do plantel, o Own3rTcam foi um dos jogadores que mais surpreendeu no Split passado, principalmente com os seus “steals”. Como vês a evolução deste jogador ao longo deste tempo?
Explicando de uma forma simples, é uma evolução para pior. Os steals continuam lá a surpreender, como se pôde comprovar na jornada passada contra a DOXA em que o mesmo roubou 2 drakes ao jungler inimigo, mas a nível individual o Own3rTcam sofreu uma regressão. Eu até fazia uma “rezinha” à Riot para trazer de volta a Elise e o Lee Sin, mas ele já está tão desesperado que até mesmo de Nidalee temos tido maus resultados na Moche LPLOL…

O Sinistro também tem impressionado. Que avaliação fazes das suas performances?
O Sinistro é um jogador muito emocional e as suas performances dependem disso. Numa meta como a atual, na qual dar prioridade ao mid é tão essencial, é esperado que ele que impressione. Visto que se trata de um jogador super versátil, o que se pode comprovar por ter jogado com 6 champions diferentes em 6 jogos na Moche LPLOL, isso permite-me realizar diversas estratégias que nos possam proporcionar vantagens, não só a partir dos resultados dele, mas também da sua presença no mapa, quer seja recorrendo a lane bullies, roamers ou simplesmente team fighters.

As únicas trocas que vocês fizeram este Split foram relativas à bot lane. Sentes que a equipa fica mais consistente com o Kirian o Sun of King? Achas que houve uma melhoria significativa, em comparação com o que o Duke e o Pechoshev traziam à equipa?
É complicado ainda responder à questão da consistência, visto que como já referi anteriormente, não tivemos o melhor calendário para comprovar a qualidade desta bot lane. Além disso, as duas bot lanes jogaram em metas completamente opostas; enquanto o Duke tinha de jogar de Ashe/Varus todos os jogos, devido ao supportive role que o ADC tinha era na altura, o Kirian está numa meta em que o role de ADC é mais importante do jogo e na qual os 3 principais AD Carries são alvos de bans/first picks em imensos drafts e são acompanhados imensas vezes por ardent censer supports.
De qualquer forma, apesar de ser verdade que o Kirian e o Sun estão em posição para poderem brilhar enquanto bot lane, também é verdade que a equipa perdeu imensa maturidade com a saída do Pechoshev e do Duke.

E o que achaste da performance das outras equipas em prova até agora?
Acho que esta pergunta tende mais para a performance dos Y, FTW e dos E9K, visto que a performance dos K1CK e das equipas no fim da tabela ser algo já esperado. Penso que a avaliação de desempenho entre Y e FTW está algo interligada, visto já termos visto este confronto e acho que podemos afirmar que os Y mostraram ser a equipa superior e apesar do empate, o lugar seu lugar atual na tabela é merecido, mas não perdem pela demora. Quanto à FTW, já estava na hora de se fazerem alterações. O país inteiro já tinha visto os problemas que o roster tinha nas finais do último Split, o Martínez acabou por conceder 4 First Bloods em 4 jogos e além disso trazia imensas limitações a nível de draft na minha opinião, portanto estava mais do que na hora de se fazerem alterações e congratulo a coragem da organização em as ter feito a tempo. Penso que agora apenas precisam de tempo para este “roster” ganhar maturidade. Não nos podemos esquecer da pressão que é representar uma organização como a FTW. Relativamente aos E9K, é fácil, basta verem o jogo das 15:30 do último sábado em twitch.tv/lplol.

Obrigado Baziko! Antes de terminarmos deixa uma mensagem aos fãs da XD!
Só tenho a agradecer o incansável apoio dos fãs da equipa, não se preocupem que notamos sempre os vossos emotes no chat e agradecemos que se juntem a nós para mais um Split para mostrar quem realmente é a XD!!! Por fim, resta-me agradecer pessoalmente à equipa, à organização e ao patrocinador OMEN by HP pelo apoio incondicional, por esta oportunidade e por me disponibilizarem todas as ferramentas de que preciso enquanto treinador para fazer o meu trabalho. Além disso, aproveito também para reconhecer todo o grande trabalho que a marca tem feito em geral para o desenvolvimento dos desportos eletrónicos em Portugal.

Muito obrigado Basiko pelo tempo que nos dispensas-te e desejamos-te as maiores felicidades para o futuro!
Podem ficar a par de todas as novidades da XD Omen by HP através do seu Facebook!


Top