Breadcrubs
As previsões do Joãos92
single

Hoje entrevistamos um dos jogares e streamers portugueses de LoL mais conhecidos e acarinhados pela comunidade, João “Joaos92” Soares. A última vez que vimos o “Joaos92” na LPLOL ele levou uma taça para casa pelos K1ck eSports Club, agora ele regressa, mas como analista convidado dos Playoffs. Como um jogador experiente e que já jogou competitivamente na LPLOL, o Joaos92 sabe o quão intenso pode ser este ambiente e o que é estar na pele dos jogadores e ter a consciência de que uma derrota pode significar a perda do título e do esforço de um Split inteiro. Fomos conversar um pouco com este streamer e personalidade da scene portuguesa para percebemos melhor o que é disputar um titulo num palco da LPLOL e quais as suas previsões para o evento?

Olá João! Muito obrigado por teres aceite o nosso convite. Em primeiro lugar, queres falar um pouco de ti para que quem não te conhece saiba quem és?

Viva! Antes de mais queria agradecer o convite para participar como analista neste evento, que sem dúvida vai dar que falar!
Para quem não me conhece, eu considero-me um veterano no League of Legends, tendo começado a jogar na Season 1. Fui capitão e participei com algumas equipas nas duas primeiras edições da LPLOL e sou streamer há coisa de 3 anos.

Tens acompanhado a Moche LPLOL? O que achas do nível de competitividade deste ano?

Vou acompanhando sempre que posso, especialmente os jogos em destaque de cada jornada. Em relação à competitividade, tivemos alguns jogadores portugueses a sair para o estrangeiro no início deste ano o que fez com que a qualidade geral dos jogos descesse um pouco, aumentando por outro lado o equilibrio entre as equipas.
Tivemos o primeiro Split em que os K1ck não acabaram em 1º lugar na fase regular e em que até à última jornada os lugares do topo da tabela estavam a ser contestados, logo sem dúvida que a competitividade aumentou.

Como alguém que já passou por esta experiência na Grande Final do ano passado, consegues explicar um pouco do que sente um jogador quando se encontra a pisar um palco da Moche LPLOL?

Jogar em casa com um setup a que já estamos acostumados ou jogar num palco à frente de dezenas de pessoas são duas experiências muito diferentes! Ao jogar ao vivo sente-se muito mais as emoções, especialmente quando se faz uma grande jogada ou se dá o last hit no Nexus e a seguir toda a equipa se levanta junta para festejar a vitória!

No primeiro jogo destes Playoffs, temos a equipa que causou sensação no ano passado; Doxa Gaming, e a equipa que está a surpreender este ano, XD Omen by HP. Algum comentário sobre estas equipas ou previsões para o encontro?

Os Doxa Gaming cresceram muito como equipa desde o início do seu percurso e conseguiram demonstrar que mesmo sendo considerados “underdogs”, são uma equipa com capacidade para lutar pelos títulos.
Já a XD Omen by HP conseguiram surpreender tudo e todos com a sua consistência durante o Split e “roubando” o 4º lugar a outras equipas favoritas.

Penso que no geral vai ser um jogo renhido, em que qualquer uma das equipas pode ganhar, mas da minha parte dou algum favoritismo aos DOXA para passarem à ronda seguinte.

Em relação aos K1ck eSports Club, achas que o facto de terem perdido o 1º lugar poderá ter servido de wakeup call para a equipa e vamos ver uns K1ck mais motivados e com sede do 1º lugar?

Motivação ou sede para conquistar mais um troféu não vai faltar a esta equipa.
Como organização, os K1CK venceram todas as Splits até agora da LPLOL e apesar de haver alguma pressão do lado dos jogadores para manter este reinado (pressão que eu já senti na pele quando joguei a final no ano passado na ComiCon) a vontade de ganhar vai estar presente em cada um dos jogadores. Penso que o facto de terem perdido o 1º lugar na fase regular não os irá afetar muito, pois é nos Playoffs que se decide o grande vencedor e onde tudo está em jogo.

O novo jungler dos K1ck, Kristian “Poong” Hansen, conseguiu 3 MVPs em 4 jogos com a equipa. Será que vamos continuar a ver grandes performances da sua parte nestes Playoffs e em vem buscar mais MVPs?

Uma equipa quando contrata um novo jogador passa sempre por uma fase de “lua de mel”, em que a nova contratação vem trazer mais motivação à equipa e todos acabam por jogar melhor. O Poong já demonstrou as suas excelentes capacidades como jogador e se conseguir manter a mesma prestação, desta vez ao vivo, sem dúvida se vai continuar a destacar-se e a arrecadar mais MVPs.

Alguma previsão para o jogo dos K1ck eSports Club?

Penso que o primeiro jogo dos K1CK também vai influenciar muito o resto do fim de semana para esta equipa.
Caso apanhem a XD Omen by HP a pressão está do lado dos K1CK para ganharem, pois estarão frente a frente com um adversário bastante inferior a nível de experiência em palco neste tipo de competições e acabam por deixar ainda um pouco em aberto o nível em que a equipa se encontra neste momento.
Caso joguem contra os DOXA, os K1CK poderão ter a sua desforra contra a equipa que os derrotou pela última vez que ambas se encontraram cara a cara em palco e caso ganhem vão com uma moral mais alta para defrontarem a equipa da FTW na finalíssima.

E na final? Acreditas que o facto de a FTW Omen ter de var menos jogos e poder analisar os adversários poderá ser vantajoso para a equipa?

Eu sou da opinião que neste formato de gauntlet há vantagens e desvantagens em ser a equipa que já se encontra na final. Por um lado é possível observar os adversários e traçar um melhor plano de jogo consoante as suas picks nos jogos anteriores.
Por outro, considero que a equipa não se sentir à vontade e confortável em palco já com o seu setup preparado (cadeira, monitor, ingame settings, etc…) pode ter um efeito negativo no primeiro jogo, o que poderá depois influenciar o resto da série.

Habitualmente a FTW Omen apresenta-se em grande forma nos eventos ao vivo e com desempenhos incríveis. Acreditas que a equipa deste ano também vai corresponder a essas expectativas?

Dada a sua recente qualificação para a Dreamhack Valência, penso que temos perante nós um dos melhores rosters até à data que a FTW já apresentou. A motivação para levar a taça para casa deve estar altíssima e não tenho dúvidas que teremos uma das finais mais bem disputadas até hoje.

Quem gostavas de ver na final com a FTW Omen?

Gostava sem dúvida de ver os K1CK, pois desde há muitos anos que este tem sido sempre o “El Clássico” do League of Legends português.

Na tua opinião, quem vai levar a taça?

A resposta a esta pergunta depende muito, na minha opinião, da preparação dos K1CK para este fim de semana. Se esta equipa demonstrar as inconsistências que tem demonstrado nas últimas competições em que participou, a taça vai sem dúvida para o lado da FTW.

E quando voltaremos a ver o Joaos92 a competir novamente na Moche LPLOL?

Ainda não sei se esse dia se voltará a repetir, mas como o futuro é uma incóginta deixarei essa hipótese em aberto!

Antes de nos despedirmos queres deixar alguma mensagem para quem te acompanha?

Aproveito sempre esta oportunidade para deixar um agradecimento pessoal a toda a gente que tira um pouco do tempo do seu dia para aparecer na stream e para dizer também que em breve terei uma GRANDE novidade a anunciar, por isso vão acompanhado as streams ;)

Agradecemos ao Joaos92 pelo tempo que nos dispensou e estamos ansiosos por o reencontrar nos ISMAIS nos dias 8 e 9 de Julho, durante os Playoffs. Podem também encontra-lo por lá e quem sabe se não conseguem uma foto ou um autógrafo?
Não deixem de acompanhar este grande evento ao vivo no ISMAI ou pela Twitch, Meo kanal, ou no Facebook do Moche.


Top