Breadcrubs
Rivalidade Acesa na 4ª Jornada
single

Das histórias que fazem o desporto, nada é tão emocionante para o público como as que envolvem rivalidades e colocam frente a frente figuras que todos conhecemos a debaterem-se ferozmente pela superioridade. Assim é a história dos FTW e dos uPRO. Plenas de talentos emergentes, a tentarem assumir posições dominantes na LPLOL, ricas em estratégias e movimentos surpreendentes no Rift e seguramente ''feedadas'' de ambição e vontade de sair por cima.

À luz da 4ª jornada e numa perspetiva de antevisão a equipa da LPLOL foi conversar com Ricardo ''SilverGhunzul'' Chaves dos FTW eSports Club e com Raul ''OLO'' Ralha dos uPRO para ouvir as suas opiniões sobre este frente a frente, que irá ditar o resto da prova para estas jovens equipas em ascensão.

Na próxima jornada os FTW têm a oportunidade de ultrapassarem os uPRO e dependendo de outros resultados, quem sabe, ficarem classificados em 2º lugar. Serão os FTW a conquistarem o lugar dos uPRO na tabela, ou os uPRO a distanciarem-se dos FTW e a desafiarem os AT e os K1ck pelo topo?

Silver: Tenho plena confiança na nossa equipa! Sei que vamos conseguir ganhar e claro que vamos ultrapassar os uPRO e vamos ser nós a conseguir o 3º lugar no fim desta Split. Não vejo a Team Alientech a perder pontos e portanto acredito profundamente, que vamos ficar com o 3º lugar no fim desta jornada.

OLO: Realisticamente o nosso objetivo é ficar entre os primeiros quatro lugares e garantir a presença nos Playoffs e na Grande Final. Neste momento temos 7 pontos e se conseguirmos pontuar nos quatro jogos que faltam e chegar aos 9 pontos garantimos o 4º lugar. Na vedade, apesar de jogarmos com os FTW, que são um adversário direto, não temos absolutamente nenhuma pressão. Resumindo, os FTW têm que ganhar e nós podemos perder.

Consideram que esta jornada poderá ser decisiva para determinar o distanciamento das equipas no top 4 das restantes de forma a assegurar um lugar nos playoffs?

OLO -  Se ganharmos aos FTW ficaremos com 10 pontos e ficaremos completamente assegurados nos primeiros 4. De qualquer forma ainda há mais jornadas e ainda não jogamos frente aos AT nem com os K1ck, mas na LPLOL já pontuámos contra eles. Os Team Razer parecem não estar tao fortes este Split e portanto o meu balanço é que se fizermos 3 pontos com os FTW será um excelente resultado e praticamente as contas ficam feitas. Se empatarmos continuará a ser um bom resultado e basta então apenas um ponto nos restantes jogos. Se perdermos mantemos as expectativas de continuar nos primeiros 4.

Silver: Claro que esta jornada é muito importante, pelo menos do ponto vista FTW e uPRO. À partida, os Alientech não vão ter mais nenhum percalço ao longo da liga, depois de terem perdido contra os k1ck. Para nós e para os uPRO esta jornada é muito importante. Quando olharmos para trás esta vai ser a jornada que decidiu o 3º lugar. É também importante referir, que os uPRO ainda não fizeram nenhum jogo contra os K1ck, nem contra os Alientech e portanto é prematuro olhar para a tabela quando só tens 3 jornadas feitas. Os uPRO tiveram um calendário até agora mais fácil que o nosso e vão haver mais jogos, mas no geral esta jornada é muito decisiva.

Apesar de os uPRO ainda não terem derrotas na competição e estarem em 3º lugar a equipa ainda não enfrentou nenhuma das equipas do topo da tabela, enquanto os FTW já enfrentaram, sem sucesso, os AT. Pode dizer-se então que a posição actual dos uPRO na tabela se deve ao fato de terem tido encontros com equipas menos competitivas até ao momento?

Silver:  Tenho quase a certeza que eles não vão conseguir nenhum ponto contra os k1ck, contra os Alientech é possível conseguirem empatar, mas muito pouco provável. Também considero a nossa equipa no Top 3 e portanto não acredito que eles consigam algo mais, do que perderem o jogo de sábado.

OLO: Este é um tema importante. Os uPRO nunca foram candidatos a nada nem nunca foram favoritos. A lógica de construção dos uPRO sempre foi uma lógica de aposta de jogadores em crescimento. Agora os uPRO são uma equipa refeita, muito jovem, com menos experiência e portanto com mais dificuldade de concretização, mas são também uma equipa mais aguerrida e tal como na primeira metade da LPLOL do ano passado, seremos sempre uma ameaça para os Alientech e os K1ck. Se estamos ao mesmo nível? Não! Como equipa não temos tanta sinergia e aí a estabilidade e a experiência são determinantes. Não considero que os uPRO tenham responsabilidade de pontuar frente aos Kick e Alientech, mas estou convencido de que vamos conseguir, sobretudo porque tivemos alguma sorte no calendário e porque vamos fazer estes jogos sem pressão.

Qual a estratégia das equipas para o confronto? Como está a ser a preparação?

OLO: Ora bem, o desafio deste Split para os uPRO condiciona muitíssimo a preparação, e portanto não é verdade que estejamos a fazer preparação para adversários, mas estamos a garantir que a equipa se consegue manter e assumir o compromisso e responsabilidade de jogar todas as jornadas e que os jogadores saiam o menos desgastados possível. Se para uma equipa experiente a atividade competitiva é uma mais-valia, para uma equipa em construção significa mais uma pressão, portanto não fizemos preparação especial e aproveitámos esta semana para dar ritmo a alguns jogadores, que têm estado parados e para rodar algum plantel.

Silver: A estratégia para os FTW é continuarmos a fazer aquilo que temos feito. Acho que temos evoluído bastante desde o início da corrida e na última jornada, com o Kyuuga, ganhámos de uma forma clara os 2 jogos. Sinceramente não nos estamos a preparar de uma forma especial para o jogo contra os uPRO. Vamos fazer aquilo que temos treinado no último mês e mostrar aos nossos fãs que somos uma equipa forte, com potencial e que estamos aqui para crescer e evoluir.

O que esperam deste confronto, consideram que será fácil conquistar os 3 pontos ou serão jogos renhidos em que o mais pequeno detalhe vai fazer a diferença?

Silver: Penso que não vai ser fácil! Os Upro são um bocado a equipa sensação, isto é, por exemplo nós somos uma equipa nova como eles, mas basicamente toda a gente em Portugal que acompanha a LPLOL sabe o valor dos nossos jogadores, até a mim já me conhecem. Os uPRO não! Eles têm jogadores, que na minha opinião eram um bocado wild-card. O blizz, o JJMC, o próprio Litmus e basicamente juntaram o ReAt1vo a esta equipa cheia de wild-cards e criaram uma boa equipa. Sem dúvida que nos vão trazer bastantes dificuldades, não vai ser fácil jogar contra eles e é vital ganharmos. No próximo fim de semana vamos dar o nosso melhor e tenho a certeza que se dermos o nosso melhor e nos esforçarmos vamos ganhar.

OLO: Os FTW são uma equipa com uma identidade muito própria, que assenta na agressividade do Kyuuga e do Joo. Não menosprezando a qualidade dos outros jogadores, eles não acrescentam nada. São jogadores fortes, também em evolução, com algumas debilidades e parece-me que é um jogo nada complexo em termos de preparação. Nós também temos as nossas debilidades e limitações e parece-me que o jogo dependerá muito da nossa capacidade de conseguirmos contrariar a iniciativa do Kyuuga e do Joo. A preparação do primeiro e do segundo jogo são diferentes pela ordem das picks e bans, porque há de facto alguns champs, que quer o Kyuuga quer o Joo partilham com os nossos jogadores, que são os champs de iniciativa e nesse aspeto naturalmente podemos usar isto contra este adversário.

Qual o ponto mais frágil da equipa adversária do qual consideram que poderão tirar vantagem?

OLO: Vou falar de 2 pontos frágeis, um é o estilo da bot lane. Os estilos são muito diferentes e portanto às vezes isso pode ser explorado, ou seja se a bot lane para os FTW correr mal no early game, isso será uma grande dificuldade para eles. A segunda coisa a explorar é o Define, que para mim e um jogador bastante forte na leitura de equipa e na sua solidariedade e sinergia com o resto dos elementos, mas não é forte no 1v1. Dependendo do matchup se nos apresentarmos com um estilo em que o Define não possa desequilibrar, ou não possa dar vantagem à equipa com os seus movimentos, isso pode praticamente fazer os FTW jogarem com um jogador a menos. De qualquer forma no geral estamos a falar de duas equipas de top nacional, mas também de duas equipas que muito provavelmente vão cometer erros e falhar algumas concretizações.

Silver: O ponto mais frágil dos uPRO neste momento é que nem eles sabem quem vai jogar na equipa deles. Inicialmente vieram com uma equipa em que trocavam de ADC durante os jogos, nas jornadas passadas também trocaram de support e agora parece que trocaram de top laner, acho que esse é o ponto frágil deles, o facto de não terem um line-up super estável desde o início. Embora os resultados deles sejam positivos não são assim nada de especial e tenho a certeza que a instabilidade da equipa os prejudica um bocado.

OLO, de acordo com as previsões feitas para as primeiras jornadas desta Split, os resultados não eram favoráveis aos uPRO. No entanto, os resultados da equipa não corresponderam com as previsões e ainda não sofreram derrotas na LPLOL. Algum comentário sobre isso?

OLO: Primeiro as previsões são o que são. É quase como nos no futebol sermos treinadores de bancada. Não é muito fácil para alguém de fora, que não vê os jogadores e as equipas a treinarem, consiga perceber como as equipas vão jogar. Um dos pontos fracos dos uPRO, se bem me lembro das avaliações, era que tinham um plantel de 10 jogadores, ora isso por si só quer dizer que são mais jogadores para avaliar e há mais dificuldade de conseguir prever o que é que os uPRO vão fazer. Há jogadores que foram lançados, se falarmos do Blizz e do Litmus, que não são jogadores que apareceram ontem, são jogadores que têm vindo cada vez mais a assumir o seu espaço. Nós demos a oportunidade e acompanhamos o trabalho. A verdade é que acho que temos jogado bem sem termos feito nada de surpreendente. Se alguém alguma vez achou que os uPRO não seriam candidatos ao top nacional, isso só faria sentido com aumento da competitividade.

Como encaram o castigo aplicado aos Doxa?

Silver: Penso que uma situação semelhante já aconteceu no passado nuns Qualificadores. Na altura a punição foi bem mais severa. É importante a LPLOL penalizar os DOXA e é importante a LPLOL mostrar que estas situações não se podem repetir, por outro lado acho que foi uma boa penalização. Não foi muito dura, às vezes ser demasiado duro também é mau, mas também não foi demasiado leve, porque é uma punição em que os jogadores vão sofrer e a equipa também vai perder uma parte do prémio, portanto acho completamente justo.

OLO: A situação é clara, os DOXA jogaram contra nós e empataram, cometeram uma irregularidade e perderam o ponto. Faz sentido, os regulamentos servem para isso e não estou aqui para julgar a razão da irregularidade. Parece-me, através da minha análise, que foi um erro sem uma intenção danosa e penso que a penalização foi condescendente e justa. Espero que os DOXA façam um bom campeonato e que das próximas vezes que nos encontremos com eles, que sejam jogos disputados como têm sido. Reconheço o bom trabalho no adversário e acho que se têm afirmado como uma excelente equipa em construção.

Fica tudo em aberto, com a única certeza de que será um jogo altamente disputado, em que nenhuma equipa vai abrir mão da vitória com leviandade. A rivalidade está acesa, e o embate tem lugar nos vossos ecrãs! Já amanhã, na rtp.arena.pt!


Top