Breadcrubs
Resumo do Rift Challenges: Shurima
single

Neste passado fim de semana decorreu o segundo e último qualificador para o 1º split da LPLOL, o Rift Challenges: Shurima. Quem não teve oportunidade de ver estes jogos cheios de emoção, onde as equipas davam o tudo por tudo para conseguir um lugar no relegations, pode ler a seguir um breve resumo dos jogos streamados, ou rever os vídeos no canalLeague of Legends Portugal, assim que estiverem disponíveis.

Oitavos de Final

wG showdown Vs. Boosted apes

No primeiro jogo do qualificador, o início do jogo desenrolou-se com uma vantagem para os Boosted Apes, mais conhecidos por OPPAI, que demonstraram ter uma experiência superior à da equipa adversária, jogando com um Gragas que pareceu estar sempre no local certo à hora certa. A primeira grande team fight surge aos 12 minutos, onde a Rek’Sai do threshplzstahp apanha 3 jogadores, conseguindo uma troca de 3 por 1.

Apesar do early game ter sido dominado pelos Boosted apes, as team fights foram muito bem executadas pelos wG devido, não só devido aos bons engages por parte do threshplzstaph com o seu knock up, mas também à boa visão do mapa que tinham. 

Foi um jogo com muita emoção! Os wG tornavam cada vez mais difícil a recuperação dos Boosted Apes tendo aos 25 minutos uma vantagem de 4 torres e 11 mil de diferença de gold. 

Mas como o League of Legends é um jogo de estratégia, os Apes decidiram agir e quando os wG estavam a fazer Baron, tentaram recuperar atacando-os. Apesar dos wG terem conseguido terminar o Baron, os Apes conseguiram ficar com 4 kills por 1 e estrategicamente aproveitaram para fazer o segundo Drake.

Passados pouco minutos houve outra team fight, e contra todas as probabilidades, apesar da enorme diferença de gold, os Apes igualaram a força dos wG e este confronto acabou numa troca de 4 por 4. No entanto, aos 36 minutos houve uma team fight decisiva, onde os wG mataram 3 e conseguiram levar o inhibitor do bot e terminar o jogo por 20 a 33.

Foi um encontro que teve três fases bastante distintas. Um início de jogo forte por parte dos Apes, pois ficaram a nível 2 rapidamente devido à vantagem de experiência ao forçarem o Jin a sair da lane. Os Showdown a nível de team fights estiveram sempre mais fortes tendo grande vantagem de gold. Os apes ainda tentaram recuperar apanhando os wG Showdown no Baron, que mesmo assim o fizeram e nessa altura a diferença de gold já era demasiada, sendo assim delineada a segunda fase. A partir desse momento os wG levaram o jogo até ao fim.

Quartos de Final

Y E-Sports Vs. EGN FireWave

O jogo entre estas duas equipas foi mais calmo, com um early game mais calculista. Bastante lento no início e controlado durante toda a partida pelos Y E-Sports. A acção disparou com uma jogada matreira do deusanaconda1337, mas em cheio, que se destacou foi quando lançou um Big One da jungle quando o SaMizooR estava na torre a dar recall, mas estando a soro não resistiu e morreu.

Aos 20 minutos os Y E-Sports já tinham uma vantagem de gold, drakes, kills e 5 torres contra 0, o que tornava quase impossível o regresso os EGN ao jogo. Os EGN foram apenas reativos às movimentações dos Y E-Sports, em vez de serem ativos e darem o primeiro passo. No desfecho ficou provado que não foi a melhor estratégia.

Os Y E-Sports atacaram a torre do inhibitor do mid, forçaram uma team fight em que conseguiram aniquilar a equipa inteira dos EGN e terminar o jogo.

Meia final Winner’s

Team wAveless Vs. Y E-Sports

Jogo entre dois dos grandes favoritos, que começou com ambas as equipas a respeitarem-se e a jogar com um estilo muito defensivo ao início, o que levou a um early game muito lento. Vários pontos foram feitos mais tarde que o normal, como o first blood só por volta dos 8 minutos, aos 17:40 o marcador ainda apontava 3 kills para cada equipa e o segundo drake foi apenas feito quase a marcar os 21 minutos de jogo.

Finalmente, pouco depois deste drake houve um engage do Nautilus (Gohö) na Karma (Fintinhas), que usou o seu Riptideapanhando os Y E-Sports. O spyK teleportou-se da base para o mid para auxiliar a sua equipa, mas os wAveless não conseguiram nenhuma kill.

Logo a seguir o Gogö tentou novamente com o seu Dredge Line agarrar a Karma, o que encorajou o seu colega NoobNikk, que jogava de Thresh, a puxar o deusanaconda1337 para debaixo da torre. O mid laner MidFakerGard aproveitou a situação para matar a Kalista e o Litmus para matar o support dos Y, NightDärk, ficando o marcador 5 – 3 a favor dos wAveless.

A mid lane parecia estar “on fire” e houve outra team fight poucos minutos depois que não resultou em nenhuma kill. Quando o ambiente parecia ter acalmado o Force Nashor foi curiosamente espreitar o bush do mid, mas estavam lá à espera o mid e o support dos wAveless. A equipa da Kindred ainda tentou ajudar, mas apenas conseguiram vingar a sua morte matando o Fintinhas e o deusanaconda, sendo double kill para o Gogö. Depois deste confronto o marcador ficou 8vs6 a favor dos wAveless.

Logo a seguir a Team wAveless aproveita para fazer o seu primeiro Drake, e após mais uma troca de 3 por nada a Team wAveless consegue puxar a torre e inibidor do mid. Ambas as equipas apostaram em controlar a visão do mapa, resultando num jogo bastante táctico.

A dada altura os Y reagruparam-se e começaram a preparar a zona do Baron, mas os wAveless tentaram impedir fazendo pressão, o que provocou uma investida dos Y à jungle inimiga que acabou num Ace, com o deusanaconda1337 a conseguir uma triple kill, o Force Nashor outra kill e o spyK a restante. A equipa aproveitou para fazer o Baron e levar a segunda torre do top.

Quando os Y E-Sports iam fazer o quarto Drake os wAveless tentaram contestá-lo, mas a call não resultou como esperado e terminou numa troca de 4 por 1 a favor dos Y, que aproveitaram para destruir a torre e inhibitor do meio.

Com os timers dos jogadores da Team wAveless quase a terminar os Y decidem não arriscar mais na base inimiga e foram fazer Baron. Mas, para seu infortúnio, o Thresh e a Elise apareceram por trás. A Elisa enviou uma aranha quando o Baron estava prestes a morrer e que conseguiu roubá-lo! Os Y ainda matam a Elise e o Nautilus, que tinha acabado de fazer teleport, mas são forçados a ir base não só para restabelecer as energias, mas também para limpar as waves do top e bot que entretanto estavam já quase nas torres dos seus inhibitors.

Os Y foram fazer o quinto Drake, mas os wAveless impediram-nos fazendo-o eles. Neste confronto houve ainda uma troca de kills de 4 por 2 a favor da Team wAveless. Aproveitando a falta de jogadores em jogo Gogö, MidFaker Gaed e LITMUS invadem a base inimiga. Nautilus tanka as torres do nexus e terminam assim o jogo.

O segundo jogo teve novamente um início mais parado. O jogo começou a aquecer na bot lane aos 11 min, quando o NoobNickk agarra o deusanaconda1337 com o seu Death Sentence e usa o ulti. Mas quem acabou por morrer foi ADC dos wAveless, Litmus, e posteriormente o NoobNikk. Enquanto isso dão-se 3 teleportes para a bootlane: spyk e Fintinhas dos Y e MidFaker Gard dos wAveless. Fintinhas que jogava de Lulu ficou com uma triple kill, acabando esta emoção e táticas numa troca de 5 por 3 a favor dos Y.

Ambas as equipas demonstraram uma excelente agressividade e movimentação no mapa, mas foram os dois teleportes na Team wAveless mais o ulti do Shen, que deram um alerta para o jogo que se avizinhava. FIzeram muito bom proveito desta possibilidade de movimentação rápida e muitas vezes vimos os 5 elementos rapidamente reagrupados para puxar uma torre ou para realizar uma team fight. Bom jogo de equipa que fez os Team wAveless ganharem e qualificarem-se para o Relegations.

Os Team wAveless juntaram-se assim aos FTW StreakNation, que conseguiram o seu apuramento num jogo à porta fechada frente aos FTW Twitch que decorreu na noite de sexta-feira, a pedido de ambas equipas. O jogo infelizmente não foi transmitido, mas foi acompanhado por um árbitro da LPLOL que descreveu como dois jogos impressionantes da equipa StreakNation, que conseguiu sempre ser superior à sua equipa irmã.

Meia final Loser’s

Y E-Sports Vs. Boosted apes

Num jogo de tudo ou nada, os Y optaram uma composição de equipa para proteger o AD Carry, e com um lane swap, começaram por puxar lanes em vez de o ADC freezar a lane e farmar em segurança, como é costume neste tipo de estratégia de protect the AD Carry. 

Os Boosted Apes pareceram algo perdidos perante a superioridade táctica dos Y, mas demonstraram sempre ser superiores nos engagements, conseguido sair sempre à frente dos vários encontros que foram tendo pelo mapa.

O early game acabou assim por se demonstrar pouco proveitoso para os Y, e consequentemente foi-se notando na falta de items e falta de força para resistirem às fights com os Boosted Apes.

Os Apes, que perderam logo no primeiro jogo da winner’s bracket, muito batalharam e conseguiram assim sair vitoriosos e chegar à final da looser’s para lutar pelo seu spot no relegations.

Final Loser’s

wG Showdown Vs. Boosted apes

Ambas as equipas começaram logo sem medo, num jogo começa logo fervoroso nos primeiros segundos quando as duas equipas se encontram no river perto do Drake, ficando 1 – 2 a favor dos Boosted Apes. Ficou claro desde cedo que ambas estavam a dar o tudo por tudo para se qualificarem e nenhuma ia facilitar.

A meio do jogo já estavam quatro torres por três puxadas, um Drake para cada equipa e uma diferença de quase 1000 de gold. Os Apes tentaram puxar mais uma torre no mid, mas o support StopRunn1ng1mFat acerta o seu Death Sentence(Thresh), enquanto o threshplzstaph entra na jungle para a mid lane e a Poppy (Surprised Fish) faz teleport. Este confronto efusivo acabou num shutdown da Lux (Demonology) e mais duas kills para os Showdown que perderam dois jogadores. Os wG Showdown aproveitaram as kills e destruiram o inibitor do mid.

Os Apes decidem contra-atacar e acabar o trabalho inacabado de puxar a torre do mid. Pelo caminho encontraram a Ahri (Onion), a quem deram shutdown. Limparam mais uma torre do top e ainda houve uma trade de 2 por 1 a favor dos apes.

Mais tarde os Showdown tentam fazer Baron, mas não só o perdem como ficam sem 3 elementos ao serem atacados pelos apes. Foi uma decisão arriscada e acabaram por pagar por isso.

Aproveitando o buff do Baron os Apes puxaram a torre do bot e enquanto isso o JusTw0w acerta o Dark Binding (Morgana) em 2 jogadores, Onion e Surprised Fish, acabando o Onion por morrer. O resto da equipa aproveita o momento e faz tower dive matando o Suprised Fish e o StopRunn1ng1mFat. Conseguem as torres do bot e o inhibitor. A partir daquele momento os Boosted apes não cessaram pressão, o que lhes deu a vitória da primeira partida.

No segundo jogo o caso inverte e foram os wG Showdown a ter maior controlo do jogo.

A meio da partida os Apes ainda não tinham conseguido nenhuma torre, mas ao defenderem o seu mid fizeram uma trade de 1 por 4, provando aos wG que ainda estavam na corrida para o spot no Relegations. Deste momento em diante, os Boosted Apes recuperaram o jogo começando a ganhar team fights.

Mais tarde enquanto os apes faziam o Drake os wG aparecem e o Rek’ Sai consegue roubar o Drake. Iniciou-se uma team fight, mas depressa os Boosted Apes desistiram e tentaram recuar para defender a base. Não serviu de muito pois os wG conseguiram levar uma torre, inhibitor e ainda fizeram duas kills.

No que parecia ser um festival de más decisões a equipa atacante ficou demasiado tempo na base inimiga e o que parecia ser uma aniquilação dos wG, surpreendentemente só morreu o Onion (uma LeBlanc bastante forte) e ainda conseguiram matar três dos apes.

Após fazerem o Baron os wG aniquilaram os Apes que tentavam defender a base, e terminam o jogo ficando as equipas 1 igual.

No terceiro e último jogo decisivo foi o tudo ou nada, afinal de contas, quem vencesse iria ao Relegations! Foi um jogo mais forte por parte dos Showdown que para além da tankiness de um Alistar tinham um GangPlank a fazer muito damage.

Ao fim de 30 minutos os wG já tinham 5 torres, 2 Drakes e uma grande vantagem de gold. Quando os wG estavam a fazer Baron os Boosted Apes reagiram tentaram roubar, mas o threshplzstahp e o Pikatchu passaram a parede do Baron e atacaram a equipa adversária. O resto da equipa coloca o seu futuro buff em espera e ajudou numa trade de 2 por nada.

Voltam para terminar o Baron, a Rek’Sai ainda tenta roubar, mas acaba por ser engolido pelos wG Showdown juntamente com o Baron. Com o Baron buff os wG invadiram a bot lane dos Apes, mataram alguns e aguentaram o máximo de tempo na base para os minions acabarem de destruir o nexus e assim com a sua ajuda qualificaram-se para o Relegations!

Seeding Games

Nos jogos que decidiram o pódio, os FTW StreakNation e os wG Showdown estiveram impossibilitados de participar, deixando os Team wAveless com o primeiro lugar, e deixando os FTW StreakNation em 2º e os wG Showdown em terceiro.

Podem consultar a bracket do torneio na ESL!

Hoje ainda se defrontam FTW Twitch e Boosted Apes, os quartos lugares de ambos os qualificadores, que num bo3 decidirão o que poderá ser a última vaga para o Relegations, que deverá abrir, uma vez que os Why optaram por participar neste qualificador. Não percam logo, em http://bit.ly/lplol!


Top