Breadcrubs
Resumo do Relegations: A entrada para a LPLOL 2016
single

Foi neste passado fim de semana que decorreu o Relegations onde ficariam conhecidas as equipas que entrariam para a LPLOL 2016. Era a última etapa, o último patamar que as equipas teriam de se esforçar e subir para alcançar o seu lugar na Liga Portuguesa de League of Legends 2016. Não havia grande vencedor, apenas vencedores para quem conseguisse qualificar-se, o grande objetivo destas equipas.

Quem não teve oportunidade de ver estes jogos decisivos e repletos de adrenalina, pode ler a seguir um breve resumo dos jogos streamados, ou rever os vídeos no canal League of Legends Portugal, assim que estiverem disponíveis.

Oitavos de Final

uP Diversity Vs. FTW TWITCH

Numa fase muito inicial do jogo o jungler dos FTW tentou gankar bot ficando no bush do rio à espera de uma oportunidade. Mas, para sua infelicidade a Elise, jogada pelo FOCUS ON IMPROVE, já estava a deslocar-se para o bot mal o viu a ameaçar a sua equipa, pelo que o apanhou desprevenido forçando-o a ir para o meio da bot lane. Esta jogada resultou no First Blood para o FOCUS ON IMPROVE, que matou o jungler adversário e ao manter a agressividade conseguiu ainda matar o FeeLMyPatinho (Morgana).

Poucos minutos depois, a Elise volta a gankar o bot pelos arbustos da lane e mata novamente o suporte dos FTW, FeeLMyPatinho. Estas boas movimentações do FOCUS ON IMPROVE fizeram toda a diferença no jogo.
A equipa uP Diversity tinha uma composição com champions de bastante range, bastando um bom CC para facilmente matarem membros dos FTW.

Os FTW não estavam a ter condições para cumprir nenhum dos objetivos, pois os uP estavam muito fortes. Foram fazendo os objetivos sabiamente sem pressas e com tudo calculado para não deitarem tudo a perder, mostrando uma boa rotação.

Os FTW estavam à mercê do ritmo que os Diversity quisessem impor ao jogo, não só pela vantagem acumulada, mas também graças ao seu dano e CC não precisando assim de se colocar em risco para conseguirem as kills.
Quando os Diversity estavam a fazer o seu primeiro Baron os FTW Twitch libertaram a sua força adormecida impedindo-os de terminar o objetivo e matando o top laner, FinalBoss Elton, o AD Carry, Marksman Tolord, e o suporte, buQQake, dos Diversity. Finalmente com esta jogada os FTW conseguiram tirar o contador das kills do valor nulo, ficando o marcador 14 a 3 aos 26 minutos.

Apesar deste percalço, a pressão dos uP Diversity não cessou, mas os FTW Twitch também não vacilaram. A partir daquele Baron parece que houve um acordar de toda a equipa FTW e nas team fights que se seguiram as trades acabaram sempre favoráveis para os FTW Twitch, sendo o H4CK4Li uma peça fundamental para o dano. Mas mesmo assim, após o Baron e o quinto Drake feito pelos Diversity, estes romperam pelo bot da base inimiga, fazem Ace e terminam o jogo com 26 a 13.

FTW StreakNation Vs. EGN Humble

Notou-se que ambas as equipas fizeram o trabalho de casa, tendo sido um jogo bastante conservador no início, sem muita agressividade ou tentativa de kills. Após um jogo muito meticuloso sem mortes e apenas uma torre puxada, houve finalmente aos 20 minutos o first blood. Um feito do FTW Silvestre que matou a Lux (Rytchey) numa team fight no mid. Embora o momento tenha sido fervoroso nenhuma equipa se deixou levar pelo entusiasmo e não houve mais nenhuma baixa.

Foi uma partida que foi evoluindo pouco a pouco, team fights com no máximo 1 ou 2 kills, objetivos a serem lentamente conquistados. Notava-se claramente que as duas equipas lutavam à beira de um precipício e nenhuma queria cair, não arriscando em demasia e jogando com muita cautela. Apenas após uma trade de 4 por 1 na base dos EGN Humble, é que os FTW aproveitaram a vantagem numérica e terminaram o jogo.

Team wAveless Vs. FTW Prinfor

Este foi um jogo que começou logo muito agressivo havendo um first blood no Graves para o Kooshi, por volta dos 3 minutos. A Team wAveless demonstrou um bom trabalho com o controlo de visão e mapa, fundamental para saber as movimentações da Kindred que era jogada pelo Kooshi. A dada altura no early game houve uma team fight perto do Drake, havendo uma troca de 3 por 1 a favor dos Prinfor onde o ulti da Kindred desempenhou um papel fundamental para manter a equipa viva. Os wAveless mesmo tendo um bom controlo de visão foram muitas vezes surpreendidos, acabando por ser kills fáceis para os FTW Prinfor, ficando o marcador 2-8 aos 12 minutos.

Aos 16 minutos os wAveless tentam contestar o Drake que os Prinfor estavam a fazer, colocando os segundos na dúvida se deviam continuar a fazer o objetivo ou atacar o adversário. Mas os wAveless ao serem ameaçados pelo top laner que se aproximava pela retaguarda decidiram recuar, permitindo aos FTW terminarem o Drake. O jogo foi decorrendo e os Prinfor foram completando objetivo atrás de objetivo, sem arriscar demasiado nem dando over extend, demonstrando um jogo confiante, assertivo e controlado. Aos 20 minutos já tinham puxado 5 torres contra 1, 12 kills por 2 e tinham uma boa visão da jungle inimiga.

Continuaram com as suas jogadas calmas e calculadas e mesmo os wAveless tentando reagir para minimizar os danos, já nada podiam fazer para recuperar. O Trundle (Prinfor Nithien) pura e simplesmente teve um scaling incontrolável o que ajudou na conquista de objetivos dos Prinfor. Após um clean Ace aos 25 minutos na base da Team wAveless que criou uma janela para limpar inibitor e torres do nexus os FTW Prinfor acabaram o jogo com um score 18-4 e avançaram na Winner’s.

WG Showdown Vs. For The Win eSports

Os For The Win eSports eram sem dúvida uma equipa mais experiente, e também a favorita de todo o torneio, e tinham um jungler muito ativo nas lanes, o já conhecido FTW Kyuuga, que jogou de Kindred. Showdown obviamente tendo noção da experiência e capacidades do adversário, jogaram com cautela mostrando respeito por quem enfrentavam.

A Kindred é um champion que tem muito damage nos primeiros níveis e o Kyuuga estava bem ciente disso, traduzindo essa força inicial num first blood com a assistência do mid laner, Sun of Dragon. A partir deste first blood os eSports começaram a tomar conta do jogo, conseguindo até fazer armadilhas como a dos 9:10 minutos. Nesta altura o Kyuuga (Kindred) e o Sun of Dragon (Le Blanc) esconderam-se no arbusto de entrada da jungle inimiga que dá para o rio do Drake, onde tinham uma pink ward. O Alistar (StopRunningImFat) aventurou-se numa jungle com pouca visão e o inevitável aconteceu: o SopRunnIngImFat morreu para o Sun of Dragon.

A composição de early/mid game dos For The Win eSports estava brilhar mais que a composição late game dos wG Showdown, mas os wG tinham champions que escalavam melhor, pelo que mesmo em trades de 1 por 1, as kills para os Showdown significavam muito mais, o que poderia ser perigoso para os For The Win se os adversários tivessem o boost necessário para os seus champions escalarem.

Apesar dessa possibilidade os For The Win não facilitaram e fizeram um tower dive bem executado à Irelia (ChipiCow) por parte do Thresh plz staph e do StopRunnIngImFat. Mas esta consegue sobreviver e fugir graças ao Joo (Braum) que viu a movimentação dos adversários para o top e segui-os. Foi uma luta demorada onde houve tempo para ambas as equipas deslocarem-se para aquele epicentro e tentar traduzir nalguma vantagem para elas. Foi um conjunto de táticas e skills alucinantes demonstradas por ambas as equipas, com grandes escapatórias e perseguições, que resultou numa double kill para o Kyuuga e uma kill para o Pikachu. O top não chegou a arrefecer e houve outra investida dos FTW no blue dos wG por parte do suporte e do jungler. Após fingirem que saíam da jungle, contaram com o apoio do seu ad carry, que puxava a torre do top, para apanharem o Thresh plz staph desprevenido. O resto dos wG já se encontravam a caminho e começaram a defender o seu território acabando por expulsar os For The Win eSports dos seus domínios. Estes não querendo ir embora sem umas lembranças ripostaram, dando o Chipicow teleport do bot para o top. Esta troca resultou em 3 kills a favor dos For The Win. Mais uma vez os For The Win mostraram confiança e que estavam seguros da sua força fazendo usufruto da mesma. Esta consciência e segurança nas suas skills individuais e no jogo de equipa permitiu que avançassem na winner’s bracket.

Meias Finais Winner’s

Após as incessantes batalhas decorridas, tinha chegado a fase que decidia que equipas entravam na LPLOL 2016. Era este o momento porque todos esperávamos. O derradeiro objetivo das equipas no Relegations. Foi o tudo ou nada por todas as equipas que de acordo com o resultado, ou voltavam para as suas vidas como espectadores da LPLOL ou participavam nela e viviam esta adrenalina todos os fins de semana.

uP Diversity Vs. FTW StreakNation

Neste primeiro jogo das meias finais as equipas jogavam com segurança, tentando ser prudentes para não deixarem tudo a perder. O fator experiência estava a favor dos uP Diversity, que defendiam o seu lugar na LPLOL, mas ao longo dos qualificadores e Relegations os FTW StreakNation, já tinham demonstrado boas exibições.

Este jogo começou com ambos os junglers a serem apanhados fora de posição à vez. Os Diversity cometem o primeiro erro no early game quando o Focus on Improve denuncia a sua posição, ao usar a sua Smoke Bomb nos lobos para saber onde estava a Elise (Own3r Tcam). Não se importando que ela o tenha visto e mostrando imprudência, começou a fazer o red inimigo, não contando que o mid laner, FTW Silvestre (Lulu), fosse ajudar a Elise numa tática ofensiva. Como se isso não bastasse o bot inimigo decide também subir para ajudar, demonstrando um bom jogo de equipa que se traduz no inevitável first blood para o Own3r. O jungler dos Diversity, decidido a se redimir um pouco da kill oferecida, lança-se numa perseguição com a sua equipa pelo river e apanha a Elise, acabando por a matar.

Ainda no early game vemos uma jogada incrível do FinalBoss Elton (Ekko) que demonstrou ter uma calma acima da média quando dois jogadores dos FTW fazem tower dive na sua torre do top para acabar o seu resto de vida. Mas, como o Kozodoi e o Own3rTcam também não estavam bem tratados, devido a um confronto anterior na jungle, o FinalBoss usa o seu Parallel Convergence que, com a ajuda da sua torre, consegue uma double kill e escapa ileso para contar a história!

Embora um jogo equilibrado e emocionante os uP queriam ter o controlo do jogo e aproveitando um extend no top fizeram uma team fight, conseguindo matar quatro inimigos sem sofrer nenhuma kill. Fizeram o free Baron ficando assim em vantagem. Com o buff levaram a primeira torre do bot, mas ao avançarem na lane a equipa inteira dos FTW esperava escondida no pequeno arbusto do top. Esta armadilha resultou numa troca de quatro por nada a favor dos FTW, que aproveitaram para puxar a segunda torre do bot e fazer o quarto Drake.

Foi um jogo sem dúvida agitado com um roubo do quinto Drake por parte do Joao92 seguido de um roubo do Baron para os FTW. Ao entrar em late game e estando o jogo tão equilibrado qualquer erro poderia ser fatal para qualquer uma das equipas. Um jogo que sem dúvida correspondeu às expectativas para um bo3 que dava entrada na LPLOL 2016, onde os FTW após fazerem um Ace terminaram o jogo, obtendo a primeira vitória desta série.

No segundo jogo a dinâmica manteve-se, mas desta vez o controlo do jogo estava a ser dos uP que não queriam abdicar do seu lugar na LPLOL, estando assim o marcador 1vs 5 aos 27 minutos a favor dos uP Diversity.

Neste jogo apesar de se ter traduzido em poucas kills no final, foram conquistados os objetivos certos por parte dos Diversity que lhes permitiu terminar o jogo com apenas uma kill.

No terceiro e último jogo as equipas tinham de dar tudo de si e não se deixar levar pela pressão do jogo final e derradeiro. No early game estiveram em vantagem os uP, mas aos poucos parecia estar a melhorar para os FTW. Como o Kozodoi tinha vindo a ser uma peça fundamental nos jogos dos StreakNation, este foi o principal alvo a abater pelo Diversity. Foi um ponto chave que os uP encontraram para anular o jogo dos FTW.

Aos 24 minutos existe um erro dos FTW que fazem over extend na bot lane e não tomam em consideração um possível teleport do FinalBoss (Ekko). Este teleport acaba por se realizar e o Ekko encurrala a equipa dos StreakNation entre ele e o resto dos uP, havendo assim uma trade de 3 por nada a favor dos Diversity.

Este último jogo foi um pouco mais equilibrado que o anterior, com mais kills e uma duração superior. Quase aos 40 minutos os uP Diversity asseguraram o seu lugar na LPLOL 2016, sendo a primeira equipa a qualificar-se!

FTW Prinfor Vs. For The Win eSports

Os FTW Prinfor eram considerados os underdogs, mas começaram o jogo com confiança, com jogadas seguras e sem hesitar. Bons roamings, especialmente do Prinfor Sun sendo este tipo de jogadas muito característico dele.

Os Prinfor foram bastante decididos desde o início mostrando uma boa visão de mapa e boa noção das movimentações inimigas, tendo wards bastante avançadas na jungle adversária. Mostraram uma boa sinergia de equipa quando no bot desenrolou-se um momento emocionante de troca de spells onde o Kyuuga desviou-se de tudo. Kooshi e o Prinfor Sun aguentaram o máximo que puderam na lane, conseguindo matar o Sun of Dragon que tinha dado roaming do mid. Apesar do Kyuuga acabar por morrer, foi uma troca de 1 por 1 que podia ter sido mais vantajosa para os Prinfor se o Respawn, que jogava de Jace, tivesse continuado a puxar mid em vez de tentar vir ajudar bot. No entanto, esta lane não chegou a acalmar e o Prinfor Sun apanhou o ad carry, Pharaxx, com a sua Death Sentence fazendo tower dive. O Prinfor Liffz acaba de destruir a torre e apoia o seu suporte  tentando matar o Pharaxx. Mas esta investida agressiva corre mal, pois enquanto o Lucian tentava matar o Ezreal dos For The Win eSports, o ChipiCow deu teleporte para auxiliar a bot lane que acaba com a ameaça do Lucian. Numa questão de segundos encurralam o Prinfor Sun, ficando o ChipiCow com a kill. Foi uma trade de 2 por nada a favor dos For The Win eSports.

Aos 22 min houve a primeira grande team fight na zona do Drake que resultou numa troca de 4 por 1 a favor dos eSports. Foi um confronto bastante caótico onde o Nithien (Ekko) nem sequer usou o seu ulti e a equipa fica a levar damage do Drake. Todos estes fatores contribuíram para o desenrolar da team fight, evidenciando a experiência superior dos For The Win eSports.

No entanto, apesar do seu bom early game, a mid game os Prinfor começaram a perder. Depois do Baron feito os For The Win eSports forçaram o mid. Os Prinfor ainda tentaram desesperadamente defender, mas não conseguiram acabando por morrer após um tower dive dos For The Win. Já não conseguiram fazer mais nada, com apenas o Respawn vivo era impossível defender e os For The Win conseguiram assim a primeira vitória desta série bo3.

No segundo jogo os Prinfor continuaram com um bom posicionamento de wards tendo uma boa cobertura do mapa. A primeira team fight deu-se por volta dos 10 minutos no rio junto à bot lane que teve duas frentes: uma que se focava no Kyuuga e outra no Sun of Dragon. Houve uma boa resposta automática do mid e do top laner dos For The Win quando viram o stress no bot, havendo a utilização de um double teleport (ChipiCow e Sun of Dragon) e um do Nithien (Olaf). Esta emocionante agressividade terminou numa troca de 3 por 1 a favor dos eSports em que o Sun of Dragon (Lissandra) arrecadou uma double kill, ficando a outra para o Kyuga e o Pharaxx morrer para o Nithien.

Os For The Win eSports demonstraram uma boa rotatividade e foco nos objetivos, sem fazerem over extend ou arriscar demasiado, o que fazia parecer que a jornada dos Prinfor para continuar teria de ser através da loser’s. Os Prinfor apesar de tentarem algumas jogadas, já estavam demasiado para trás com 15k de diferença de gold aos 25 minutos, acabando por não resistir à força avassaladora dos For The Win que destruíram a base e terminaram o jogo qualificando-se para a LPLOL. Ficou assim conhecida a segunda equipa a entrar para a Liga de League of Legends 2016, a For The Win eSports.

Loser’s Bracket

Parte da história da loser’s bracket já tinha sido escrita na noite de sábado. Os EGN Humble triunfaram convincentemente sobre os FTW Twitch com uma pontuação de 24-8, e os wG Showdown conseguiram surpreender os Team wAveless, roubando a vitória em apenas 18 minutos com um score de 15-7. Mas seria no domingo, que a loser’s bracket teria os seus momentos mais importantes.

FTW Prinfor vS. EGN Humble

Após perderem contra a segunda equipa a qualificar-se para a LPLOL 2016, os FTW Prinfor foram defrontar os EGN Humble na loser’s bracket. A adrenalina e agressividade do jogo anterior desta equipa não cessou e continuou a ter wards inteligentes, que lhes dava boa segurança para movimentações e permitia um jogo agressivo. Só que enquanto contra a equipa da mesma organização os jogos foram equilibrados este parecia ser uma chacina dos Humble.

Apesar de ambas as equipas estarem sedentas por sangue, as investidas ofensivas dos FTW foram superiores acabando muitas vezes em trocas de valor nulo para os EGN. Um desses casos foi uma team fight fervorosa na bot lane em early game, onde o jungler, Allhu Akdark (Gragas), gankou pelos arbustos do bot para tentar matar o Prinfor Liffx que se encontrava sozinho. Mas os Prinfor percebendo estas intenções, avançaram todos em auxílio do Lucian (Liffx) que tinha recuado para a torre. Os top laners de ambas as equipas deram teleport para o bot enquanto o Alistar, jogado pelo Prinfor Sun, apareceu do river por trás dos jogadores dos EGN. Após um bom Pulverize do Prinfor Sun, a sua equipa começa a dar dano no ADC e no suporte dos EGN que acabam por morrer. Entretanto chega também o mid laner dos Humble, Rytchey, para tentar ajudar, mas é forçado a recuar para não morrer também na demonstração de força bruta dos Prinfor que levaram 4 colegas de equipa da Oriana para o cemitério.

O jogo estava cada vez mais difícil para os Humble. Com a diferença de gold e kills a favor dos Prinfor, estes a não perdoarem a mais pequena miss play dos EGN que tentaram sempre converter numa vantagem sólida para eles, e tendo sempre uma boa visão que lhes permitia uma boa rotatividade, os Humble pareciam estar a afastar-se cada vez mais do spot na LPLOL.

Após fazerem Baron os FTW Prinfor forçaram o top. O Prinfor Sun (Alistar) flashou fazendo tower dive e acertando o seu Pulverize no Allahu Akdark (Gragas) e no Rytchey (Oriana). A equipa aproveita e deixa a torre continuando o engage do Sun invadindo a base inimiga à procura das kills, não ligando à torre do top uma vez que os inhibitors do mid e do bot já não existiam. Conseguiram manter os Humble recuados na zona de respawn enquanto destruíam as torres e o nexus avançando para a final da loser’s com uma win de 21 por 2.

No outro lado da bracket, FTW StreakNation e wG Showdown tinham a sua vida em jogo. Com um início fulgurante, os FTW StreakNation garantiram uma vantagem considerável que lhes parecia garantir a vitória, mas os wG Showdown nunca desistiram, e tentaram sempre correr atrás do prejuízo conseguindo ainda várias kills. Os StreakNation não pararam a pressão mas os Showdown pura e simplesmente não desistiam do jogo. Cada ofensiva falhada dos StreakNation parecia acender cada vez mais a chama da esperança para os Showdown. Infelizmente, essa esperança desvaneceu por completo aos 40 minutos de jogo, quando os FTW conseguem finalmente lidar eficazmente com a equipa adversária e avançar para a final da loser’s bracket.

Final da Loser’s

FTW Prinfor Vs. FTW StreakNation

O primeiro jogo da tão esperada e cruel final da loser’s bracket foi outro jogo onde os Prinfor mostraram novamente uma agressividade calculada e controlada que mesmo em tower dives, colhiam a sua kill e voltavam à sua vida na lane. Apesar do first blood ter sido para os StreakNation os Prinfor não diminuíram a sua confiança e táticas calculistas, sendo assim o early game bastante dinâmico e bem jogado por ambas as equipas.

Os Prinfor pouco a pouco foram conseguindo pequenas vantagens que somadas começavam a constituir uma ameaça para os Streaknation. As duas equipas defrontaram-se no mid quando 4 elementos dos StreakNation tentavam puxar mid, que parecia estar a ser apenas aguentado pelo mid laner, FTW Respawn. Mas, mal estes sabiam que o jungler Kooshi (Gragas) e o suporte Prinfor Sun (Morgana) aguardavam no bush do lado esquerdo da lane. O Nithien envia o ulti do Graves para o meio dos StreakNation enquanto dá teleporte para o mid, que foi o comando de avanço para o resto da equipa. Gragas acerta no inimigo o seu Body Slam protegido pelo escudo da Morgana, que é aproveitado pela equipa para fazer 2 kills que são trocadas por outras duas kills para os StreakNation. O jogo começava a ficar bastante renhido, apesar da diferença de gold a favor dos Prinfor. Os StreakNation conseguiram uma team fight equilibrada e conseguiram matar tanto quanto os Prinfor.

Poucos minutos depois deste confronto os Prinfor, ao quererem retomar o controlo do jogo e não fazer a tática de poke debaixo da torre como os StreakNation estavam a tentar forçar, fazem um engage nos StreakNation começando uma team fight de 5 para 5 no mid que acaba numa troca de 4 por nada a favor dos Prinfor.

Foi um jogo muito bem conseguido pelos Prinfor que cometeram poucos erros, jogando no seu ritmo e conquistando objetivos. Após o Baron puxaram inhibitor top enquanto o Liffz fazia pressão no bot, já não havia muito a fazer para os Streaknation. Os Prinfor tiveram uma estratégia sólida, não cederam sob a tentativa de pressão do inimigo e conseguiram, depois de um bom engage na torre do inhibitor do mid, matar 2 adversários e destruir o resto da base, garantindo a primeira win do bo3.

O segundo jogo foi intenso de ambas as equipas, com fights a haver em mais que uma lane ao mesmo tempo no early game. Mas, os Prinfor estavam com uma confiança inabalável e aproveitaram todos os erros que os StreakNation foram cometendo. Apesar de ter sido um jogo mais contido no número de kills, os Prinfor foram taticamente mais fortes e conseguiram a sua segunda vitória, sendo a terceira e última equipa a qualificar-se para a LPLOL 2016.

E assim se encerrou um fim-de-semana, que tal como se esperava demonstrou-se bastante intenso no Summoner’s Rift. Todas as equipas do Relegations estão de parabéns, pois proporcionaram ótimos jogos cheios de emoção e muito interessantes de assistir. Destaque especial para os FTW StreakNation e wG Showdown, que demonstraram um espirito competitivo muito forte, que os levou mesmo muito perto da qualificação.

Infelizmente, a LPLOL só recebe oito equipas, pelo que as outras terão que ficar pelo caminho. Mas nem tudo está perdido. Relembramos a todas as equipas que não conseguiram passar, que podem sempre voltar a tentar para o segundo split e que podem aproveitar os Power Rankings para treinar e garantir o acesso ao Relegations do 2º Split.

Às que garantiram a sua passagem à prova principal, os nossos parabéns! Estamos ansiosos por vê-las em acção juntamente com as melhores equipas nacionais, já a partir do dia 29 de Abril!


Top