Breadcrubs
Entrevista aos Finalistas do Rift Challenges #1: Bilgewater
single

No passado fim-de-semana, três equipas triunfaram no Rift Challenges #1: Bilgewater, o primeiro qualificador que coloca três equipas no Relegations do 1º Split, que por sua vez colocará as novas equipas no 1º Split da LPLOL. No fim do torneio, For The Win eSports, EGN Humble e FTW Prinfor, foram as grandes vencedoras da noite, tendo terminado em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Para falar um pouco sobre este percurso, e as suas ideias para o futuro, falamos com um jogador de cada equipa. Da For The Win eSports, falamos com Henrique “Kyuuga” Martins, jungler da equipa e um dos nomes mais importantes do League of Legends nacional, tendo o ano passado alcançado o segundo lugar na LPLOL e na Lisboa Games Week, a representar a equipa dos eGen Pro Mindset, e que este ano está decidido em alcançar o primeiro lugar que lhe tem vindo a escapar. A representar a EGN Humble temos a sua support, Sofia “Smoochiie” Lin, uma presença assídua na comunidade feminina de League of Legends e nos torneios da ESL, que é sem dúvida uma das promessas do League of Legends nacional. E por fim, a representar a FTW Prinfor, temos outro jungler, o Daniel “Kooshi” Nogueira, que se estreou o ano passado e que também se tem demonstrado uma das grandes revelações da nova remessa de jogadores nacionais.

Parabéns pela qualificação ao Relegations do 1º Split, onde as equipas disputarão o acesso à LPLOL. Estão contentes com a vossa performance até agora?

Kyuuga: Não diria que estamos propriamente contentes. Por um lado é um alívio não termos perdido nenhum jogo mas por outro sentimos que podíamos ter jogado melhor, especialmente nos jogos contra os EGN Humble.

Smoochiie: Sim, apesar de achar que podíamos ter feito melhor nalguns jogos, estou contente com o desempenho que a minha equipa teve.

Kooshi: Estou contente com a qualificação mas apesar disso a nossa performance não foi nem perto de boa mas estou certo de que vamos melhorar e surpreender nas “Relegations”.

Qual foi o jogo mais difícil para vocês este fim-de-semana?

Smoochiie: Sem dúvida que foi contra os FTW. Acho que os jogos contra as outras equipas foram fáceis relativamente aos jogos contra os FTW, sem querer ofender ninguém.

Kooshi: Provavelmente contra a FTW eSports, controlaram muito bem o mapa e não tivemos chances de mostrar “counter aggression”.

Kyuuga: Nenhum deles foi difícil no entanto os jogos contra os EGN Humble foram particularmente chatos devido ao estilo de jogo deles. Como disse na entrevista após os jogos, sinto que eles entraram em jogo contra nós com medo de fazer o seu próprio jogo e portanto tentaram sempre jogar na “defensiva” sem nenhum plano de contra-ataque. Acabou por ser um pouco aborrecido mas lá conseguimos as 3 vitórias contra eles.

Quem superou as vossas expectativas?

Kooshi: Os EGN Humble e a FTW Twitch, mostraram ser equipas com um bom nível competitivo e acabamos por perder 1 jogo para cada uma das equipas.

Smoochiie: Na minha opinião acho que o Dragão foi quem superou as minhas expectativas. Ele voltou recentemente à scene competitiva, no entanto mostra que consegue adaptar-se e que possuí as mecânicas, mesmo depois do tempo parado que esteve, para ser um dos melhores mid laners portugueses.

Kyuuga: Ninguém. Todas as equipas estiveram ao nível esperado.

Já conhecemos 5 das 8 equipas do Relegations. Sentem-se confiantes em relação ao apuramento?

Kyuuga: Sem dúvida. Se o nosso objetivo é sermos campeões não podemos sequer pensar que não vamos aniquilar a oposição nas relegações.

Kooshi: Sim, principalmente com o formato de “Double Elimination” todas as equipas vão ter de provar que merecem estar na LPLOL e nós vamos dar o nosso máximo para conseguir  ser uma das equipas qualificadas.

Smoochiie: Claro que sim! Penso que temos um line-up sólido capaz de fazer frente às equipas que se qualificaram para os Relegations até agora e às que estão para se qualificar.

Estão ansiosos pelo retorno da Liga?

Kooshi: Claro, é sempre bom ver uma liga portuguesa e é sempre uma motivação extra para praticar cada vez mais e estar à altura das equipas dentro da liga.

Smoochiie: Sim! É o meu primeiro ano na scene competitiva portuguesa e penso que a Liga me vá ajudar a crescer como jogadora e aprender mais sobre o LoL em Portugal.

Kyuuga: Sim, penso que apesar da liga o ano passado ter tido bastantes problemas a organização vai conseguir corrigir os erros e elevar o nível de produção este ano. Para já é essa a impressão que temos tido portanto esperemos que as equipas e organizações também correspondam nesse sentido.

O que gostavam de ver na LPLOL este ano?

Kyuuga: Penso que o factor mais importante numa liga é a criação de “storylines”. Para tal é preciso haver estatísticas actualizadas (de forma a apresentar informação de maneira clara e concisa), equipas com um nível de jogo proporcional e conhecer-se os jogadores por detrás dos champions. Portanto gostava que este ano as equipas dessem um passo em frente em termos de gameplay e que a LPLOL fizesse o seu melhor para dar a conhecer ao público as equipas e os jogadores num lado mais pessoal.

Kooshi: Gostava de ver uma LPLOL competitiva, uma liga honesta e de ver a evolução das equipas no decorrer da liga.

Smoochiie: Gostava de ver mais imparcialidade por parte dos casters e do staff.

Quais as equipas que para vocês são as candidatas ao título neste 1º Split?

Kooshi: A FTW eSports e os K1CK.

Smoochiie: Os K1ck Black, os FTW e os White Dragons.

Kyuuga: FTW e K1CK.

É tudo por hoje! Querem deixar algumas palavras aos vossos fans?

Kyuuga: Queria agradecer a todos que me apoiam a mim e á minha equipa. Espero não vos decepcionar esta split e peço que continuem a torcer por nós, seja no Twitch Chat ou na nossa social media. Um muito obrigado!

Kooshi: Quero agradecer a todo o pessoal que tem acompanhado os nossos jogos e que desejam sempre boa sorte e principalmente agradecer à FTW por ter sempre confiado e apoiado a equipa!

Smoochiie: Temos disso? Ahah. Queria pedir que continuem a torcer por nós e mandar um beijinho para que nos apoia!

Boa sorte para o Relegations e bons treinos!

Smoochiie: Obrigada, foi um prazer! Até uma próxima vez.

Kyuuga: Obrigado, boa sorte para a organização da LPLOL também!

Kooshi: Obrigado!

 

Encerrada a entrevista, está visto que ambas as equipas se encontram optimistas no futuro, e que vamos ter um primeiro Relegations super disputado! Até lá, sigam os jogadores nas redes sociais e vão acompanhando a LPLOL!

Podem seguir o Henrique “Kyuuga” Martins e os For The Win eSports em:

E podem seguir a Sofia “Smoochiie” Lin em:

E finalmente, podem seguir o Daniel “Kooshi” Nogueira e os FTW Prinfor em:


Top