Breadcrubs
De suplente a titular: entrevista com Blïzz
single

Esta semana a LPLOL foi conversar com o Guilherme “Blïzz” Rodrigues, para o conhecer um pouco melhor e saber como está a ser a sua experiência como mid titular dos uPRO. O Blïzz começou a jogar aos 12 anos de idade, tendo começando pelos FPS, joga League of Legends desde a season 3 encontrando-se agora a competir nacionalmente na LPLOL pelos uPRO.

Nome: Guilherme Rodrigues
Nickname: Blizz
Idade: 18
Localidade: Santarém
Posição: Mid laner

Como ficaste a conhecer o LoL e o que te fez querer experimentar jogar?
Eu jogava só FPS e apesar de nunca ter jogado nada do género, como tinha muito amigos que jogavam LoL quis experimentar, mas no início não gostei e parei. Passado uns meses retornei ao jogo e o gosto foi crescendo.

O espírito competitivo foi algo que foi crescendo gradualmente ou foste incentivado por alguém a criar equipa e a participar em torneios?
Sempre tive um espírito competitivo, já em FPS competia, por isso quando comecei a fazer rankeds a minha competitividade foi aumentando.

Como foi o teu percurso nos eSports até chegares aos uPRO e como foste recrutado para a equipa?
Antes dos uPRO o máximo que fazia eram rankeds. Na season passada a equipa andava à procura de um sub e alguém me recomendou. Então contactaram-me, porque precisavam de um sub para o Cherrie, que nem sempre tinha disponibilidade para treinar.

Porque é que ponderaste deixar de jogar e o que te incentivou a continuar?
Como é que sabes isso? [risos]. Estava completamente desmotivado. Sempre quis estar nos uPRO e competir nacionalmente, mas queria mais do que estar a suplente e como não estava a ver isso acontecer comecei a deixar de jogar gradualmente. Depois disseram-me que havia a possibilidade de o Cherrie sair e que teriam de procurar um novo mid e nessa altura recuperei a minha motivação e voltei a jogar com mais frequência.

Alguma vez imaginaste passar de suplente a jogador titular dos uPRO? Como está a ser a experiência?
Sinceramente, só pensaria nisso se o Cherrie saísse. Sempre tive grande admiração por ele. É um bom jogador e sabia que era difícil  tirarem-no por falta de skill ou baixa performance. No entanto, a oportunidade surgiu quando ele foi para os Electronik Generation. Quanto há minha experiência nos uPRO, penso que me estou a adaptar bem à equipa, que também é relativamente nova (entraram o LITMUS, JJMC e Buqqake para além do Blïzz), e acho que tenho jogado bem e as minhas responses não têm sido más.

Mencionaste que tinhas grande admiração pelo Cherrie Pew Pew. Tens algum outro jogador que admires na scene portuguesa e/ou internacional?
Houve uma altura que seguia bastante o xPeke, quando ele estava nos Fnatic e streamava com frequência, penso que isso terá sido na season 3. Atualmente, quando o Sun of Dragon da FTW voltou joguei uma vez, ou outra com ele e fiquei a admirá-lo bastante. A nível internacional para quem mais olho agora é o Bjergsen.

A equipa encontra-se agora nos 3 primeiros da LPLOL. No que achas que precisam de melhorar para obter melhores resultados?
Precisamos trabalhar sinergia e ganhar estabilidade nos resultados na LPLOL. Entrar no ritmo e mantermos sempre os bons resultados. Sinto que em alguns jogos que perdemos fomos nós que facilitamos e isso não pode acontecer.

Na segunda jornada a equipa obteve uma vitória dominante sobre os EGN por 2-0 sendo que chegaram mesmo a ter um jogo quase perfeito tendo perdido apenas uma torre. Como se sentiram com este resultado? Tê-lo conseguido motiva-vos a quererem chegar cada vez mais longe na LPLOL?
Sim, motiva. Nós quando fizemos aquele jogo saímos todos felizes e eufóricos! Supostamente seria uma equipa forte que nos daria problemas, que tinha bons jogadores como o Cherrie e o Joni, ambos antigos jogadores dos uPRO, mas jogámos bem e conseguimos aquele resultado.

O jogador que admiras foi nesse jogo teu rival. Qual foi a sensação de jogar contra o Cherrie?
Foi boa [risos]. Deu para ver que é realmente um bom jogador, mas com a ajuda da minha equipa consegui fazer-lhe frente.

Na última jornada que fizeram contra os Doxa perderam o primeiro jogo. O que é que na tua opinião potenciou esse resultado?
Nesse jogo tínhamos uma grande lead, mas não conseguimos acelerar o jogo como deveríamos. Estávamos a jogar muito defensivos e cautelosos. Estava a jogar muito mal nesse jogo, a ser constantemente apanhado e não estava a dar damage. Foi uma semana em que diminuí bastante o ritmo dos jogos e isso refletiu-se.

Notou-se que no segundo jogo estavam a jogar com mais confiança e seguros das jogadas. O que vos fez mudar o mindset?
Acho que correu igual ao primeiro jogo. Ganhámos a liderança, mas desta vez conseguimos transitar melhor e acelerar, dando também mais engages, em vez de estarmos sempre a fugir e a dar stall no jogo.

Na próxima jornada têm um jogo importante contra os For The Win eSports Club, cujos pontos decidirão que equipa fica em 3º lugar. Sentes alguma pressão ou responsabilidade acrescida por ser um jogo bastante significativo?
Nem por isso. Eu olho para os jogos todos da mesma maneira: são todos importantes. Claro que é a equipa mais forte contra quem vamos jogar até agora, mas penso que é possível ganharmos.

A LPLOL regressa dia 14 de outubro e os uPRO irão disputar a 4ª jornada contra os For The Win eSports Club no dia 15 às 21:00! Não percam a transmissão ao vivo em arena.rtp.pt!


Top