Breadcrubs
Braço de Ferro de Titãs na 3ª Jornada
single

Quando comparamos duas equipas de League of Legends, o matchup dos treinadores é um importante fator que muitas vezes é negligenciado. Apesar de os jogadores terem uma influência muito mais extensa dentro do Rift, os treinadores têm o poder de tomar decisões que impactam diretamente as hipóteses de vitória de uma equipa. Reconhecidos pelos seus estilos diferentes, tanto André ‘’Guilhoto’’ Guilhoto dos K1ck eSports Club, como António "Fintinhas" Lisboa dos Team Alientech possuem qualidades individuais, mas também algumas em comum: notavelmente são ambos treinadores honestos e diretos com os seus jogadores e sem medo de tomar decisões ousadas durante momentos cruciais.

Independentemente da equipa que vencer a 2ª Split e com ainda muitos jogos pelo caminho, Fintinhas e Guilhoto só podem estar orgulhosos do trabalho realizado em 2016 e por isso a equipa da LPLOL juntou os dois para ouvir as suas opiniões e antever o frente a frente entre estes dois gigantes da LPLOL.


O confronto entre K1ck e Alientech na Split passada ainda é considerado por muitos o melhor jogo de League of Legends já visto em Portugal. Podemos esperar mais um confronto desse nível para a próxima jornada?

Guilhoto: Sim vai ser o jogo mais renhido sem dúvida. Na minha opinião estas 2 equipas estão um bocado destacadas de todo o resto da tabela, sendo que jogamos apenas uma volta acho que este jogo pode decidir o primeiro lugar a menos que termine empatado. De qualquer das maneiras penso que os Alientech não vão aguentar mais do que os Team Razer e por mais equilibrado que seja vai acabar por ser outra vez o 2-0 para os K1ck, como já é habitual.

Fintinhas: Habitual para mim é ganhar por 2-0 ao Guilhoto, mas isso é outra história. Certamente o habitual não é eu perder para os K1ck, mas em relação ao jogo em si, é sempre um bocado difícil fazer assim previsões. Com exceção do jogo do tie breaker da Split passada da LPLOL, em que esse sim foi um jogo equilibrado, por norma dá sempre empate e uma equipa dá stomp num jogo e outra equipa dá stomp no jogo seguinte. Falando única e exclusivamente na preparação da minha equipa para vos ser sincero não dou propriamente atenção especial ao facto de ir jogar com os K1ck esta jornada, a LPLOL tem muitas jornadas e mesmo que os K1ck percam agora, apenas perderam uma jornada e ainda muita coisa pode acontecer.

Guilhoto já vens a acompanhar o percurso da Team Alientech hà bastante tempo, e com o passar do tempo eles têm evoluído e conseguem cada vez melhores resultados e classificações. Como avalias o trabalho e progressão dos AT?

Guilhoto: Se falarmos de classificações na LPLOL, em termos de resultados não têm evoluído muito. Em geral nas lans é sabido que o Fintas fica sempre em segundo ou terceiro, nunca em primeiro. Até agora existiram 2 lans da LPLOL, uma que definiu o campeão de 2015 e outra que definiu o vencedor da 1ª Split de 2016, em que os AlienTech tiveram o mesmo resultado, o 3º lugar. Isto foi offline, acontece que este jogo é online e nisso sim os AlienTech têm evoluido e prova disso é o facto de que têm conseguido ficar em igualdade pontual com os K1ck. No geral acho que o Aziado tem sido quem tem evoluído mais, tem-me surpreendido imenso,  o Slayer para mim já estava a um nível bastante bom, o AlternativeX cresceu ao reduzir a sua agressividade excessiva e agora está um jogador muito mais completo do que aquilo que era na altura dos SoulSet. Penso que o estilo dos jogadores é muito focado para a equipa, no entanto não acredito que neste momento seja o suficiente para ganharem os 3 pontos.

Fintinhas será esta a Split dos Team Alientech em que os K1ck serão destronados? Consideras que os K1ck estão preparados para defenderem a sua posição de número 1 ou o progresso que os Team Alientech têm vindo a ter irá finalmente apanhar e ultrapassar os K1ck?

Fintinhas: Todo este banterzinho que o Guilhoto tenta usar para me arreliar acaba por ter um fundamento bastante prático: se neste Split os AT por acaso ficarem em primeiro isso conta bastante pouco, porque depois se chegarmos à lan e não ganharmos, não conta para praticamente nada! Ninguém se lembra do finalista, as pessoas lembram-se de quem acaba por ganhar. O que eu quero transmitir é que para nós não é importante conseguirmos destronar os K1ck ou não nesta Split o que é importante é destroná-los nas lans.

Guilhoto no teu percurso como treinador passaste por várias equipas como EGN, FTW agora nos K1ck e ocupas uma posição como treinador adjunto dos Giants da Liga espanhola. O que é que todo este trajeto te trouxe como treinador e que poderás agora passar para os K1ck?

Guilhoto: Acima de tudo experiência e alguns cabelos brancos. É sempre difícil avaliares o teu próprio crescimento, mas acredito que tenho conseguido crescer com toda essa experiência, especialmente a estrangeira. Aprendo novos métodos, faço novos contactos, algo essencial no eSports de League of Legends. Aquilo que posso passar para os K1ck do que aprendi como treinador baseia-se nos métodos que aprendi, na maneira de ensinar, como tornar o treino mais eficaz e como ser mais eficaz no jogo em si, como se pode fazer e melhorar a preparação para um jogo, melhorar o scouting etc. Se fores exigente contigo próprio em todos esses aspetos, que é o meu caso e do JohnR e do Slayer na equipa dos Alientech, vais estar sempre a puxar por ti e acabas por evoluir, mesmo que não te apercebas.

Guilhoto, os K1ck até muito recentemente eram uma equipa composta por elementos que já jogavam há muito tempo juntos e agora com a tua entrada como novo treinador e a entrada do “Minitroupax” como AD Carry, como está a ser a adaptação do grupo? Os novos elementos vieram para tornar os K1ck ainda mais dominantes?

Guilhoto: Na minha opinião não torna os K1ck mais dominantes, faz é com que os K1ck tenham a mesma dominância que tinham antes, porque é quase impossível uma equipa ficar mais dominante quando não perde há 2 anos. O nosso objetivo não parte por Portugal e já o grande Truklax dizia que: "Ganhar os torneios em Portugal é uma consequência da preparação para o verdadeiro objetivo, a Challenger Series." Se vamos ou não ficar mais perto, isso vai depender de muitos fatores, neste momento é demasiado cedo para o dizer e acho que não depende exclusivamente de nós. Claro que acredito que é possível, para ganhar aos Alientech é suficiente, mas para ganhar lá fora temos que trabalhar um bocado mais.

Fintinhas com o retorno do FearlessS os Alientech estão mais fortes?

Fintinhas: Estão mais carecas, [risos], e mais velhos. Se estamos mais fortes, espero que sim, eu ao contrário do Guilhoto sou um cobarde, ou seja não faço previsões. A entrada do FearlessS tem muitas vantagens, nomeadamente pelo facto de já conhecermos o jogador a adaptação foi super simples e nesse aspeto em particular, acredito que foi bom para a equipa ter sido ele, uma vez que já conhecia o nosso trabalho. O FearlessS teve como treinador o Guilhoto, que fez um péssimo trabalho em termos de champion pool do FearlessS e de lhe dar maus hábitos de conversa: apanhei um FearlessS com expressões à  FTW como ''belho'' ''ardeu'' e ''tá ó tio!'', tudo coisas que eu tive de trabalhar. Ninguém quer um jogador assim. No entanto, creio que estamos mais fortes, não sei se tem a ver com a entrada do FearlessS ou não, acho que já estávamos mais fortes relativamente ao ano passado com o Define.

Qual é na vossa opinião o ponto mais fraco da equipa adversária?

Fintinhas: Depende dos jogos, repara que a equipa dos K1ck agora com o Guilhoto e com o Mini é uma equipa bastante recente. No geral são uma equipa bastante completa, conseguem jogar o que quiserem e forçar o que quiserem durante um jogo, conseguem adaptar-se a quase qualquer tipo de gameplan, mas sinceramente acho que o Xico é um jogador mais fraco se tiver que jogar de Lulu ou de Karma, visto que não é tão explosivo como se tiver uma Syndra, por exemplo. À partida não existe nada que seja o ponto fraco dos K1ck, para ganhar tens de ganhar aos K1ck em todas as vertentes do jogo, tens que ser melhor que eles.

Guilhoto: Deixa-me pensar aqui num poker, para mim o ponto fraco dos AT são as side waves e porquê? Na minha opinião, são uma equipa que tem muito a tendência de se agrupar no mid demasiado cedo e isso faz com que os sidelaners, pelo menos o top ,fiquem um bocado atrás em XP e gold em comparação com a outra equipa. Isto pode ser um ponto fraco ou forte dependendo do ponto de vista, no meu é negativo, porque eu que se tiver wave clear suficiente para aguentar o siege no mid, vou ter sempre uma vantagem no split push onde o FearlessS também não é muito forte e onde eles vão sempre acabar por cair.

Fintinhas qual a mentalidade dos Alientech para este embate sabendo que irão enfrentar uma equipa contra quem nunca conseguiram uma vitória por 2-0 na LPLOL?

Fintinhas: Eu tenho uma perspetiva diferente, muitas vezes perdem-se jogos, porque a outra equipa jogou bastante bem, contra os K1ck é a mesma coisa, perdes jogos, porque eles foram a melhor equipa e depois ganhas jogos contra os K1ck e não é porque eles estão cheios de defeitos é porque também jogaste bem e tens mérito. Em relação à nossa mentalidade na abordagem ao jogo, como eu disse, não temos propriamente uma preparação especial por serem os k1ck, é só mais um jogo, o qual espero ganhar por 2-0 desta vez. No entanto, o nosso objetivo não é este jogo em particular, mas sim as finais e em ficar bem classificado para ir à grande final da LPLOL.

Guilhoto como se estão a preparar os K1ck para enfrentarem os Alientech? O rei está confortavelmente sentado no trono sem nada a temer ou têm trabalhado duro em preparação?

Guilhoto: A nossa preparação está a ser orientada para a Challenger Series, ganharmos ou não aqui será consequência dessa preparação estar ou não a ser bem conduzida. Não há propriamente uma preparação especial e qualquer jogo da LPLOL na minha ótica serve exatamente para isso, pois é a única oportunidade de ter jogos competitivos que tenham o mesmo carácter da Challenger Series. O que vai ser especial em relação ao jogo com os AT vai ser o que vem depois do jogo, porque na minha opinião de momento os AT são a única equipa que num ambiente competitivo nos pode causar ou obrigar a cometer alguns erros que depois podemos corrigir e nenhuma outra equipa em Portugal consegue fazer isso.  Não há preparação especial, porque sabemos que vamos dar o 2-0.

A LPLOL está de volta ao Rift hoje às 21:00 e este grande derby entre K1ck e Alientech terá lugar dia 1 de outubro às 21:00 em arena.rtp.pt!

 


 


Top