Breadcrubs
Antevisão dos Playoffs do 1º Split da LPLOL
single

Chegámos então aos Playoffs do 1º Split da LPLOL em que os finalistas são: os uPro, FTW, Team Alienthech e K1CK e de certeza que iremos ter um evento cheio de emoção e bons jogos.

Começando pelo primeiro jogo entre uPro e FTW, há que analisar o facto dos uPro estarem cada vez melhores. Começaram um pouco tremido no início da liga, mas ganharam vontade e começaram a dar step-up no seu gameplay, especialmente o Joni que teve um início de liga bastante complicado e que neste momento está num patamar muito acima do que foi inicialmente visto. Não esquecer também que o Cherrie sempre foi um jogador consistente e é um jogador que pode trazer algumas picks que não são vistas na meta e que podem dificultar a vida aos FTW. É de salientar também que o ReAtIvo, pessoalmente, é o jungler mais agressivo da liga e quero salientar em especifico que se eles tiverem a pick de Rek’sai aberta para ele, poderá ser um jogo muito difícil para os FTW. Aliás, mesmo que a first pick seja dos FTW e eles pickem Rek’sai para o Kyuuga, o ReAtIvo já tem o mindset de como ele irá jogar e conseguirá prever os seus movimentos. Tem que existir uma Rek’sai ban por parte dos FTW.

Por outro lado, temos os FTW que é por muitos considerada uma “super team” por ter vários jogadores da alta qualidade, mas essa qualidade ficou um bocadinho aquém a meio da liga. Repito o que tinha dito anteriormente: desconheço como esteja a moral da equipa, análise de jogos, preparação, tempo de treino, mas sei que havia falta disso. Os dois jogadores que quero destacar são o Kyuuga e o Joo: o Kyuuga pela sua experiência na competição, pelo seu shotcalling e pela sua capacidade de analisar com tranquilidade o que pode ou não fazer durante o percurso de um jogo, seja num momento de baixa ou alta pressão e o Joo pelo seu papel de guardião e de playmaker, quando pensam que Joo foi só wardar um arbusto, já ele está em outro lado do mapa a fazer plays.

A meta está difícil para o Pharaxx e ele não nos consegue mostrar champions como Draven ou Kalista que ele tanto sabe jogar e tem que se ficar pelo resto dos top tier ADCs. Isto não é grave de todo porque ele é um ótimo jogador, simplesmente chega ao ponto um pouco mais tarde. Contudo acredito que a mais recente aquisição do treinador André Guilhoto seja o ponto de viragem desta equipa, visto que ele pode sem dúvida alguma calibrar os jogadores, melhorar alguns erros que eles próprios não conseguiam consertar e apurar o sentido de reconhecimento das macroplays. Só por esta mesma razão e caso haja de facto esta mudança, a vitória será dos FTW, mas poderá ser complicado para eles. Não deverão menosprezar os uPro, visto que já empataram com eles.

For The Win eSports Club 2 – 1 uPro

O segundo jogo será contra Team Alientech, uma equipa que provou que consegue lutar pelo primeiro lugar e na qual temos visto uma melhoria constante, tanto a nível individual dos jogadores como a nível coletivo. Cada jogador teve o seu momento de brilhar ao longo da liga e nenhum deles deixou passar essa oportunidade, dois membros a apontar são o Slayer e o Crusher, que são dois jogadores que conseguiram literalmente carregar a equipa em quase todos os jogos: o Slayer pelo fantástico posicionamento e do forte sentido de quando devia de fazer uma play ou proteger a sua equipa. Existiram bastante jogadas que passaram despercebidas pelo facto de haver um Aziado ou AlternativeX com bastantes kills, mas grande parte dessas kills não teriam sido possíveis sem o Slayer. Por outro lado, temos o Crusher que é um dos junglers mais agressivos da liga no early game. O Crusher está em todo lado, não existem plays sobre ele em que ele não é o catalisador e coloca a equipa em vantagem desde o início do jogo até ao fim. Penso que se os FTW tivessem tido uma mudança no início da liga como esta que ocorreu agora estariam melhor preparados para defrontar a Team Alientech.

Team Alientech 2 – 0 For The Win eSports Club

A grande finalíssima será K1CK contra Team Alientech, estas duas equipas vão sem duvida alguma dar um grande espetáculo nesta final como já provaram durante a fase regular da liga em que empataram e no jogo de tie breaker os K1CK levaram a vitória. Os K1CK nunca dececionaram e mostraram continuadamente o porquê de serem a melhor equipa em Portugal.

O LeChase continua super forte e continua a fazer plays pelo mapa inteiro sem muitas dificuldades, são impressionantes as decisões que ele faz com tanta calma.O Rhuckz pela sua posição de main shotcaller e também de playmaker, pois existiram várias plays, algumas que não foram tão “flashy”, mas que garantiram que os K1CK conseguissem tomar vitórias rapidamente. O Xico e o Kepe, podem confiar plenamente na sua equipa para guardar as costas deles enquanto eles destroem a equipa inimiga. Estes dois jogadores, evoluíram claramente a nível de skill individual e ainda têm uma boa margem de progressão. Na Top Lane o Truklax pode e sabe carregar jogos tão bem quanto o resto da equipa. Ter uma solo kill no Truklax durante a laning phase é uma verdadeira missão impossível, ele é basicamente uma bomba relógio, quando o tempo chega ao fim ele fica imparável, principalmente agora que nos pode mostrar a Irelia.

Neste jogo existe uma dificuldade real para a Team Alientech onde eles se podem focar: todos os jogadores dos K1CK conseguem ser autênticos carries. Os objetivos da Team Alientech serão, garantir uma boa visão no mapa, jogar á volta desta visão e em early game o Crusher tem que cuidar do Aziado, fazer com que ele não morra na lane e aproveitar algum “over commit” do Xico. A única coisa que tenho a apontar aos K1CK é a nível de possíveis trocas de roster da equipa, porque o ideal para eles, é a dinâmica da equipa manter-se estável.

No final de contas penso que os K1CK conseguirão a vitória, mas quero ver um jogo renhido entre estas duas equipas na grande finalíssima.

K1ck eSports Club 3 – 2 Team Alientech

Para quem quiser assistir a estas finais ao vivo, não se esqueçam que elas decorrem esta sexta-feira e este sábado no ISMAI Legends! 

  • 1º Ronda - sexta-feira, 01/07, 14h00: For The Win eSports Vs. uPro, bo3
  • 2º Ronda - sexta-feira, 01/07, 17h30: Team Alientech Vs. Vencedor 1ª Ronda, bo3
  • Grande Final - sábado, 02/07, 14h00: K1ck eSports Club Vs Vencedor 2ª Ronda, bo5

A entrada é gratuita, por isso reservem já os vossos bilhetes em http://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-iii-festival-de-videojogos-ismai-legends-25743096294!


Top