Breadcrubs
Análise do Relegations: Entrevista a Filipe "Varzoc" Borges
single

Após o Relegations para a segunda Split da LPLOL estivemos à conversa com o ex-treinador dos K1ck Filipe “Varzoc” Borges, que acompanhou os jogos bem como deu cast em alguns deles para uma pequena revisão e análise do que se passou no Rift este fim de semana.

Varzoc, neste Relegations haviam duas equipas que lutavam por manter o seu lugar na LPLOL, os UP Diversity e os EGN Persistence. Apesar dos Diversity só terem perdido o FinalBoss Elton, os Persistence fizeram grandes alterações ao plantel entrando 3 jogadores novos. Depois da pausa desde a LPLOL e com estas alterações, notaste diferenças no modo de jogo destas equipas que lutavam para continuar na competição?

Varzoc: Sim, nos UP Diversity o FinalBoss Elton ainda foi uma perda significativa. No entanto, apesar de ser um jogador que às vezes conseguia fazer a diferença com jogadas individuais não alteraria muito o resultado final de passar a força que são os FTW Streaknation. Os Streaknation são  uma equipa que tentou apurar-se no primeiro split da LPLOL, mas não tendo conseguido trabalhou muito e conseguiu agora apurar-se com todo o mérito.
Os Persistence tentaram fazer o que achavam ser o necessário para entrar na LPLOL, colocando jogadores mais experientes. Tinham a experiência e bons jogadores, mas infelizmente não foi o suficiente e acabaram por perder contra os Doxa.

Estas duas equipas que vinham da LPLOL acabaram a sua jornada nas semifinais, não conseguindo avançar mesmo na losers. Será porque não estudaram bem as equipas que vinham dos Opens prevalecendo o elemento surpresa ou as novas equipas estavam de facto fortes e conheciam bem a scene portuguesa?

Varzoc: Penso que neste ponto há vários fatores a ter em conta. Sem dúvida alguns dos quais podem ser a falta de estudo, o elemento surpresa e com certeza o facto de as novas equipas estarem bastante fortes. No entanto, acho que um elemento muito importante é a moral. Estamos a falar de duas equipas que tiveram consistentemente resultados menos bons durante uma split inteira. Parecendo que não, torna-se dificil gerir a moral e em contra-partida as equipas dos Opens estavam “fartas” de ganhar, com bastante vontade de entrar na LPLOL e darem o tudo por tudo para aproveitar esta oportunidade.
Sem descartar o talento das novas equipas e a experiência das equipas que estiveram na LPLOL, o elemento moral é um dos mais importantes em qualquer desporto de equipa. Tem um grande peso e ainda mais  quando muitos dos jogadores, não têm um elemento mais maduro, um treinador ou de um dono de equipa, que ajude a lidar com as derrotas.
Com menos moral as equipas querem treinar menos, há mais conflitos internos e isso quer queiram quer não passam sempre para o Rift e tem sempre um impacto na performance das equipas.

Também é possível que a pausa que as equipas da LPLOL tiveram entre o Split e o Relegations  tenha originado algumas consequências?  Enquanto estavam em pausa as outras equipas estavam a participar nos Opens e nos Qualificadores obrigando-as a fazerem treinos regulares até ao Relegations.

Varzoc: Ora nem mais! O período das férias é quando as equipas da LPLOL aproveitam para descansar não havendo grandes competições no mês de agosto. Para algumas equipas era até desmotivante treinar, porque os jogadores não conseguiam conciliar os horários.  Penso que talvez tenha sido um peso superior para as equipas da LPLOL, que tinham a obrigação de defender o seu lugar e as equipas que estavam a entrar dos Opens queriam precisamente fazer o contrário, queriam eliminar os UP Diversity e os EGN Persistence e garantirem assim o seu lugar na LPLOL, o que acabou por acontecer.
O que acaba por ser interessante é que o novo talento conseguiu vencer a experiência e iremos ver se para o ano este padrão se repete.

Acompanhaste os jogos e deste cast em alguns, o que achaste dos jogos do Relegations? As equipas ganhavam por pouco, ou haviam diferenças significativas na prestação das equipas?

Varzoc: As equipas que acabaram por se  destacar foram as que ganharam, tanto os Doxa como os FTW Streaknation conseguiram ter consistentemente bons resultados.
Lembro-me que no inícío contra os Icehawks os Persistence tiveram uma boa prestação, mas depois tiveram alguns problemas contra os Doxa.
Sem dúvida que a equipa mais consistente foram os FTW Streaknation conseguindo ser a primeira equipa a lacrar o seu lugar na LPLOL.
Já os Doxa encontraram inicialmente alguns problemas contra os Streaknation e depois contra os Humble no bo3 em que acabaram por perder o segundo jogo da série, mas a garra deles conseguiu garantir-lhes que vencessem o jogo seguinte, permitindo que se juntassem aos FTW Streaknation na LPLOL.

Pelo que podemos ver da prestação das duas equipas que se qualificaram, achas que terão dificuldades em defrontar ou até mesmo superar as equipas residentes ou aumentarão a fasquia da Liga e obrigarão a que as equipas dêm ainda mais de si?

Varzoc: Há novo talento e houveram sem dúvida jogadores no Relegations que se conseguiram destacar, como é o caso do top laner, do jungler e do ad carry dos Doxa.
Sabemos que há bom talento nestas equipas, resta saber é como é que se continua a desenvolver agora na LPLOL estando elas no patamar das 8 melhores equipas.
Na minha opinão tanto os Doxa como os Streaknation vão ter alguns problemas no início, pois a experiência e talento das equipas que estão na LPLOL é bastante elevado, especialmente nas equipas que estão no top 3. Acho que se vão ver aflitas em levar jogos contra as 3 primeiras. Contra o bottom 3, acho mais possível conseguirem empatar um jogo e à medida que o split for avançando podem mesmo vir a ganhar jogos.

Prevê-se então que haja uma grande evolução destas equipas?

Varzoc: Sim, tudo aponta para isso. Elas mostraram concistentemente através dos Qualificadores que eram superiores, agora vamos ver quando encontrarem equipas melhores e mais experiêntes que já estão no eSportes à bastante tempo se conseguem manter-se motivadas e não descarrilarem. É muito importante que estas equipas saibam perder, que não se deixem abalar e que vão para esses jogos com o intuito de aprender o máximo possível mesmo não ganhando.

Algum conselho para os Doxa Gaming Prime e FTW Streaknation?

Varzoc: Sim, primeiro que vão com vontade de ganhar e encarar cada jogo como um desafio possível. Não vão jogar contra os FTW, os Alientech ou os k1ck a pensar que nem vale a pena tentar e que aquelas equipas são muito superiores. Façam precisamente o contrário, dêm o máximo nesses jogos, tentem aprender o máximo possível e testar os vossos limites. Não tenham medo de jogar atrás, ou se conseguirem uma vantagem de serem cautelosos e inteligentes a jogar com ela, porque estas equipas também perdem jogos.
Acima de tudo irem sempre para o Summoner’s Rift com vontade de ganhar independentemente de quem seja o vosso adversário.

Obrigada Varzoc pela entrevista.

Damos mais uma vez os parabéns às equipas apuradas e muito boa sorte a todas as equipas da LPLOL para o próximo split!
A LPLOL recomeça dia 16 de Setembro com um Super Weekend onde as novas equipas terão a sua oportunidade de brilhar e as residentes de mostrar o que nos reservam com as modificações feitas no seu plantel!


Top