Breadcrubs
7ª jornada: A corrida pelo 4º lugar!
single

A corrida pelo 4º lugar este fim de semana prometia! Seriam imensos jogos interessantes e cheios de garra, nos quais as equipas teriam de “dar o litro” para se conseguirem apurar para os Playoffs, ou para simplesmente ficarem fora da zona de perigo, que dá acesso ao Relegations! Garantir uma vitória era imperativo para estas equipas! Haviam vários cenários possíveis consoante os diversos resultados dos jogos desta jornada, como explorou Gonçalo “BombNuker” Miguéis no seu artigo.

1º Jogo – Team Alientech VS uPRO

Neste confronto foi dada a vitória aos Team Alientech por default dos uPRO, continuando assim os AT no 2º lugar na tabela classificativa.

2º Jogo – Doxa Gaming Prime VS Team Razer

Tendo em conta que no jogo de sexta os uPRO não somaram pontos à sua classificação, se os Team Razer ganhassem este confronto iriam alcançar o desejado 4º lugar e ir aos Playoffs da Liga Portuguesa de League of Legends! Por outro lado, se a vitória fosse para os Doxa estes conseguiriam ter a hipótese de se escaparem aos Relegations, mantendo o seu lugar na LPLOL.
O primeiro duelo entre estas duas equipas começou com uma jogada que há muito não era avistada: as duas equipas correram para o bot e esconderam-se no brush de cada lado da sua equipa e seria uma questão de tempo até que algum jogador desse face check e se deparasse com o inimigo em peso escondido. Este papel foi desempenhado pelo Sérgio “Razer Sun” Rodrigues e assim que este obteve visão dos adversários escondidos, iniciou-se uma batalha fervorosa pelo First Blood e quem sabe mais algumas kills! Este primeiro combate resultou numa troca de 2 por 2, com a vantagem do First Blood para o Daniel “Razer Kooshi” Nogueira.

Depois daquele início de partida, tudo o que as equipas tinham planeado foi por água abaixo e as equipas tiveram de se adaptar, e quem o fez melhor foram os Doxa tanto a nível de farm, como de itemização. O domínio foi dos Doxa, tendo estes conseguido terminar a partida com uma vitória, ficando um passo mais próximos de saírem da zona de risco, que dá acesso ao Relegations e consequentemente, os Team Razer perderam qualquer hipótese de irem aos Playoffs.

A segunda partida foi um pouco mais renhida que a anterior e ambas as equipas estavam a dar tudo o que tinham e não tinham, ou não estivesse tanto em jogo!
Os Doxa sem nenhuma das suas torres ainda destruída e com uma vantagem de 10k de gold, deram-nos uma sensação de déjà vu, ao fazerem o Baron novamente aos 21 minutos, o que lhes aumentou as já acumuladas vantagens. Ao contrário da primeira disputa, na qual foi o Pedro “GodsClouD” Pereira o grande responsável por conseguir fazer pressão e dar a possibilidade à equipa de conseguir ganhar farm, nesta partida era a equipa dos Doxa em peso a puxar; 5 membros a acreditarem que era possível saírem do perigo do Relegations!
Ainda com o buff do Baron, os Doxa irrompem pela base inimiga destruindo tudo e todos que se pusessem no seu caminho e após obterem um Ace, destroem o Nexus e conseguem finalmente respirar fundo, agora que estavam finalmente à superfície e fora das águas profundas do Relegations.
Os Doxa conseguiram garantir a sua segunda vitória na LPLOL, com uma enorme vantagem. As duas partidas não foram propriamente equilibradas, o que indica que esta equipa não só aprendeu ao longo do tempo, como mostrou que estava bem preparada neste momento fulcral.

3º Jogo – Twitch StreakNation VS Electronik Generation

Com a vitória dos Doxa, de acordo com a análise do BombNuker, haveriam agora 3 cenários possíveis:

Portanto se os Twitch StreakNation conseguissem ganhar este confronto, poderiam sonhar com Playoffs, tendo apenas de fazer depois uma partida de desempate com os uPRO. Caso essa vitória não acontecesse os uPRO tinham o seu 4º lugar bem solidificado, pois embora ficassem com os mesmos pontos que os EGN, tinham uma vitória no confronto direto, que ocorreu na 2ª Jornada. Se os EGN conseguissem os 3 pontos deste confronto, podiam não ir aos Playoffs, mas pelo menos saiam da zona vermelha dos últimos 2 lugares. Assim sendo, ambas as equipas tinham mais que motivação para conseguirem agarrar aqueles 3 pontos, seria mais um Bo2 em que os adversários dariam tudo por tudo!
Nestes jogos os EGN tiveram uma troca de roles, para poder entrar o suplente Rafael “Exotic Animal” Holzheimer para o mid e por isso, o David “Cherrie Pew Pew” Pereira foi para a top lane, um role não muito desconhecido pelo jogador. Quem sabe se não nos poderia trazer novamente um Nasus?
Apesar de o “Cão dos Deuses” ter aparecido como hipótese durante o champion select só no final, após algumas possibilidades de team comp, é que os EGN pickaram o Kennen desvendando o seu plano de batalha. Existiam muitas ferramentas por parte dos StreakNation para impedirem a entrada do Kennen, desde que existisse uma boa visão em campo. Foi precisamente devido à falta de visão por parte dos TSN e a uma ward bem colocada na jungle do bot inimigo, que o Cherrie Pew Pew conseguiu dar teleport e aos 13 minutos, quando parecia que os StreakNation iriam pontuar algumas kills com a ajuda do ulti da Zyra do Francisco “FTW Chicomax” Simões, a presença do Cherrie permite virar a jogada do inimigo, somando mais duas kills no marcador para os EGN. Para além de limparem o bot inimigo ainda conseguiram levar o First Blood da Torre, aumentando a sua vantagem e começando a ganhar a liderança da partida.

No entanto, aos poucos os TSN foram tendo mais peso na balança que os EGN e não só superaram o inimigo em kills com boas team fights, como também fizeram mais objetivos, arrecadando consequentemente mais gold. E como não poderia deixar de ser, os jogos decisivos são sempre os mais interessantes e coisas inesperadas acontecem… Aos 39 min numa disputa por um Baron rodeado por 4 membros dos EGN, é uma Re’ksai morta que consegue roubar o buff devido à sua Cinderhulk!!! O Tiago “Own3rTcam” Mendes sabe sem dúvida deixar o público num alvoroço e os casters da LPLOL em choque!

Com 5 Drakes e ainda o buff do Baron os Electronik Generation não conseguiram travar os Twitch StreakNation de destruírem a sua base levando assim o Nexus e a primeira partida. Para os EGN darem a volta teriam de mudar por completo o que nos mostraram até aqui e conseguirem um empate para terem alguma hipótese de sair da zona vermelha.                                                   
O segundo embate começou com os EGN novamente a conseguirem vantagens e alguma supremacia, mas desta vez teriam de conseguir manter as boas jogadas até ao fim para garantirem o dito empate. Neste confronto optaram por uma comp muito mais focada em dar snowball nas lanes. Com a pick de Elise, Tristana e Tresh pressionaram a bot lane acampando-a e focaram-se muito em ganhar o early game; era a última tentativa dos EGN e estavam por tudo! Conseguiram aproveitar a vantagem no early game para dominarem o mapa com a ajuda do split push do TF do Exotic Animal e o poder destrutivo da Tristana. O objetivo de dar snowball foi cumprido de tal forma, que os TSN não conseguiram suster a pressão. Com esta força bruta de Tristana mais Twisted Fate conseguiram conquistar objetivo atrás de objetivo, até chegarem à base inimiga e ganharem a partida!

4º Jogo – K1ck eSports Club VS For The Win eSports Club

Mesmo que este jogo já não fosse alterar a tabela classificativa, sem dúvida que estas duas equipas nos iriam trazer ótimas partidas e um bom espetáculo de se assistir!
A primeira partida estava a ser maioritariamente dominada pelos K1ck quer em kills, quer em objetivos, que aos 18 minutos já tinham destruído o Inhibitor do top. Tudo indicava que a partida não demoraria muito mais e seriam os K1ck a levarem o Nexus, mas se assim fosse este não seria um dos jogos mais esperados da Split! A FTW ainda tinha umas proezas para nos mostrar e tornar este encontro alucinante!
Aos 20 minutos a FTW faz uma investida que mostrou a garra destes jogadores! Começou na top lane com uma boa iniciação a partir da Shockwave da Orianna do Marcos “Xaky” Letras e um bom follow up do ulti do Jhin do André “Afm12” Martins e após a kill no Alexandre “K1ck Truklax” Nascimento, a equipa da FTW continuou numa perseguição com uma sede por mais; uma sede por criar a vantagem necessária para dar a volta à partida. Conseguiram na sua caçada enterrar 4 jogadores ficando apenas o Rúben “K1ck rhuckz” Neves vivo e aproveitaram esta aberta para fazer Baron porém, apesar de garantirem o buff, já tinham inimigos no seu pé enquanto fugiam para a base e os K1ck mostraram que nem um Baron buff os impede de levarem umas kills, sendo neste caso uma Triple Kill para o K1ck rhuckz, o único que tinham deixado escapar na sua perseguição anterior!

Apesar da equipa da FTW ter tido um início tremido estava a aguentar-se com unhas e dentes nesta partida, indo aos poucos conseguindo pequenas vantagens, que somadas poderiam dar um desfecho positivo para a mesma. Fizeram 4 confrontos seguidos contra os K1ck ganhando-os e num deles nem o buff do Baron do inimigo impediu a FTW de sair novamente por cima. Estava a ser uma reviravolta interessante, que entusiasmava cada vez mais os espectadores!
Após estes confrontos perdidos e apesar da luta que a FTW estava a dar, aos 35min os K1ck fizeram a derradeira team fight em resposta ao engage do Xaky, que decidiu tudo proporcionando-lhe a vitória.

A segunda disputa da serie foi muito mais rápida que a anterior e sem qualquer vislumbre de reviravolta por parte dos adversários dos K1ck. Apesar da FTW conseguir algumas kills, só destruíram duas torres e não levaram mais nenhum objetivo. Claramente os K1ck consagraram-se a melhor equipa da 2ª Split da LPLOL, acabando em 1º lugar sem o seu Nexus ter sido destruído uma única vez!

Terminada a Split as quatro equipas que se apuraram para os Playoffs foram: K1ck eSports Club, Team Alientech, For The Win eSports Club e uPRO!
Os Doxa Gaming Prime conseguiram nesta última jornada salvar-se dos Relegations, ao passo que os FTW Team Razer e os Electronik Generation terão de defender o seu lugar na LPLOL na edição de 2017. Os Twitch StreakNation apesar de terem os mesmos 5 pontos que as duas equipas do fim da tabela, segundo as regras do regulamento da LPLOL aplicam-se os pontos resultantes dos confrontos diretos:

TSN ganhou vs RZR e empatou vs EGN (4pontos)
EGN empatou com ambas (2 pontos)
RZR perdeu vs TSN e empatou vs EGN (1 ponto)

Sendo assim, não há necessidade de partidas de desempate entre as três equipas, tendo então a equipa dos TSN ficado livre de lutar pela manutenção na LPLOL em 2017.
Só nos resta agora saber como as equipas apuradas para os Playoffs vão preparar-se e evoluir até dia 20, onde os K1ck irão esperar na final da Lisboa Games Week pelo oponente que se qualificar! A LPLOL regressa dia 20 na LGW que decorre na FIL, no Parque das Nações com os tão ansiados Playoffs no palco Asus Rog.


Top