Breadcrubs
5ª JORNADA: AS SURPRESAS DO INESPERADO
single

A princípio a 5ª Jornada seria composta por jogos com resultados um quanto ou tanto previsíveis de acordo com as performances a que as equipas já nos habituaram, mas como não poderia deixar de ser, as equipas decidiram surpreender-nos e mexer um pouco com a tabela da Liga Portuguesa de League of Legends.

1º Jogo – Doxa Gaming Prime VS K1ck eSports Club

O ban da Elise por parte dos Doxa mostrou imediatamente que queriam tentar diminuir a ameaça que é o jungler dos K1ck, António “K1ck LeChase” Ramalho, um jogador que está em 1º lugar na LPOL a nível de KDA. Os K1ck são uma equipa que não sente necessidade de forçar jogadas e apenas joga em resposta aos erros do inimigo. O facto de ser muito segura e evoluída em termos das capacidades individuais dos jogadores, tornou difícil aos Doxa aproveitarem um erro do adversário.
O Francisco “K1ck Xico” Antunes usou o Ryze, supostamente um champion com que ele não se sentia confortável, mas jogou de tal forma que conseguiu o MVP da partida! Foi sempre ele que criou as jogadas, nunca recuou, sempre muito proativo e procurava objetivos.
Não foi uma partida de grandes jogadas, mas antes uma bastante calculada e analisada, principalmente por parte dos K1ck. Jogaram de forma muito tática e calma, farmando até que a agressividade por parte dos Doxa viesse e estes cometessem um erro. Assim que tiveram a superioridade monetária e de itemização começaram a forçar mais as lanes e a conquista de objetivos para acabarem a partida.
No segundo embate, os Doxa começaram a tomar mais iniciativa que no primeiro, o que revelava ser uma estratégia mais eficaz do que apenas equilibrar a partida e esperar por um erro dos K1ck. Foi um confronto com muito mais kills. Os Doxa tiveram boas e rápidas reações às movimentações dos K1ck, mostrando mais uma vez que são uma equipa que aprende e evolui rápido. No espaço de uma partida para a outra fizeram um tipo de estratégia mais acertado contra o inimigo que defrontavam. Uma prova desta evolução foi uma jogada que fizeram na top lane para conseguirem aniquilar o Alexandre “K1ck Truklax” Nascimento, aproveitando para levar o Rúben “K1ck rhuckz” Neves como brinde.

Esta jogada decorreu aos 19 minutos quando ambas as equipas começaram a deslocar-se para o top (com exceção de dois jogadores) onde o Jayce do Truklax deu um dano descomunal no Rumble do Pedro “GodsCloudD” Pereira, fazendo-o recuar até à torre e começar a dar recall. No entanto, à medida que este recuou já o Filipe “admit” Silva aguardava no primeiro bush do top e o Truklax foi movido pela sede da kill, confiante com o apoio do LeChase e do rhuckz. Avançou demasiado na lane nunca desconfiando que saíria um Lee Sin do bush, que depois de algumas habilidades lhe dá um pontapé para trás colocando-o à mercê do GodsCloudD e do João “sct1” Cunha. Foi o seu fim! O LeChase ainda se aproximou para o tentar ajudar, o rhuckz lançou a lanterna do Thresh, mas era tarde demais! O rhuckz, devido ao seu posicionamento no bush do rio, acabou também por ser apanhado pelo Hugo “DG Sâcred” António e posteriormente morto pelos assassinos do seu top laner. Os Doxa com esta jogada conseguiram 1 torre e 2 kills mostrando uma partida muito diferente da anterior com uma prestação fantástica!

Apesar disso, os K1ck não deixaram de ser bons a fechar jogos e este não foi diferente. Os Doxa são sem dúvida uma equipa promissora com um enorme potencial, que mostra uma enorme capacidade adaptativa e evolutiva, mas mesmo assim não conseguiram pontos para subirem na classificação da LPLOL, mantendo-se assim a equipa dos K1ck em 1º lugar sem nenhuma derrota.

2º Jogo – Twitch Streaknation VS For The Win eSports Club

Na primeira partida os Twitch StreakNation jogaram muito bem, mas apesar de terem tido uma laning phase forte perderam-se na transição para o mid game e enquanto que a For The Win eSports Club se começou a mover como um todo, os StreakNation demoraram demasiado a agrupar-se. Foi um confronto equilibrado no early game e calculado por ambas as partes, que esperavam um erro do inimigo para capitalizarem. Quem acabou por tirar proveito dessas oportunidades foi a For The Win eSports Club cuja obtenção de objetivos foi superior criando a vantagem necessária para concluir a partida com uma vitória.
A segunda partida teve novamente um early game vantajoso para os StreakNation, que conseguiram o first blood e manter uma boa pressão e agressividade contra o inimigo, mas aos 20 minutos a partida explode de ação quer no top quer no bot e vemos as lanes repletas de acontecimentos! Na top lane tivemos uma troca acesa entre o João “Twitch JotaC” Conde e o Hugo “FTW define” Vieira: no final estavam ambos a soro, mas o define consegue levar a melhor e ir-se recompor para a base.

Já no bot aquilo que parecia uma easy kill no Henrique “FTW Kyuuga” Martins, apanhado a pisar solo inimigo por três dos StreakNation, transformou-se numa boa jogada por parte da FTW. O Kyuuga ao ver-se encurralado na saída perto do blue inimigo para o rio, usa o Rappel da Elise para escapar e juntar-se à sua equipa, que já se tinha deslocado para o rio para o ajudar. Quando o kyuuga aterra no rio, o João “FTW Joo” Pereira mostra novamente os seus ótimos reflexos lançando os Deadly Spines da Zyra, que impedem os StreakNation de continuarem a perseguir a Elise. Foi uma reviravolta brutal em que a presa se tornou o predador, permitindo à FTW ganhar duas kills e uma torre do bot, mostrando mais uma vez a rapidez de resposta e comunicação que os jogadores desta equipa têm.
Esta aceleração da disputa continuou a favor da FTW levando a mais uma vitória e conseguindo assim a equipa ficar pelo menos provisoriamente em segundo lugar, o que dependeria do resultado do jogo dos Team Alientech para ficar definido.

3º Jogo – FTW Team Razer VS uPRO

Nesta jornada os uPRO necessitavam dos pontos para se manterem no top 4 com uma distância confortável do 5º lugar, por isso estas partidas teriam de ser bem executadas para vencerem a FTW Team Razer, que se encontrava no fim da tabela.

Ao contrário das partidas anteriores esta teve um início muito mais mexido e entusiasmante, com logo 5 kills na bot lane aos 4 minutos! Após um root do Jhin do Pedro “LITMUS” Santos no Rui “Razer Zaktyy” Santos, a vontade por sangue dos uPRO aumenta e o bot inicia um ataque, que é atrasado pelo stun do Bard do Sérgio “Razer Sun” Rodrigues. Esta jogada não começou da melhor maneira para os uPRO havendo um first blood para os Razer quando Daniel “Kooshí” Nogueira mata o Rúben “Worstiinnn” Correia, o que obriga o Pedro “XizZy” Almeida a dar teleport do top para ajudar a capitalizar em algumas kills para a equipa. Esta troca caótica de spells e habilidades no bot resultou em 3 kills para os Team Razer e 2 para os uPRO.

Com a continuação do confronto as vantagens para os Team Razer foram crescentes e avassaladoras, impedindo os uPRO de sequer conseguirem muitas mais kills, que aquelas do confronto inicial, acabando por obterem apenas 5 kills no final do confronto e ganhando uma derrota. A ausência do Oleg “ReAt1vo” Ralchenko mostrou sem dúvida que ele é um elemento fundamental para a performance dos uPRO, que fizeram uma partida muito diferente do esperado.
Na segunda disputa a descoordenação por parte dos uPRO continuou, mas conseguiram jogar de forma muito mais equilibrada, não havendo grande disparidade entre as equipas a nível de kills, ou objetivos. No late game os uPro pareciam estar mais focados e com alguma vantagem sobre os Team Razer, tendo já limpado a mid lane incluindo o inhibitor.
Porém, após uma team fight mal executada no mid 3 membros dos uPRO são mortos e o confronto ficou decidido! O inimigo aproveitou a oportunidade para fazer Baron, destruir a base e o Nexus, conseguindo a sua primeira vitória e subindo do último lugar para meio da tabela!

4º Jogo – Team Alientech VS Electronik Generation

Estas partidas iriam ser muito difíceis para os EGN, uma vez que os Alientech estavam no topo da tabela e têm por norma jogos muito bem planeados e controlados. Apesar de se encontrarem relativamente confortáveis na classificação, os Alientech não diminuíram a força nem foco, jogando na mesma no seu melhor e não dando abébias.
A primeira partida foi dominada pelos AT, em que tanto o mid como o top estavam em vantagem perante o adversário. Sendo a bot lane a mais equilibrada foi exatamente onde o Gonçalo “Crusher” Brandão incidiu mais para desequilibrar a balança.

O Tiago “AT Aziado” Rodrigues fez uma partida espetacular conseguindo 4 kills no início do embate quando deu roam para o bot! Como se a equipa já não fosse forte o suficiente, com um Ryze feedadíssimo com 0 mortes, então o dano era simplesmente absurdo e apenas aos 24 minutos os AT terminam a partida ganhando por 16 a 4 de diferença em kills.
Na segunda partida os EGN tentaram jogar com todas as armas que tinham, depositando a sua aposta no bot, que estava a correr bem a início, mas mal foi gankado a vantagem que criaram a nível 1 desapareceu. Foi um confronto novamente dominado pelos AT, que mais uma vez tiveram um Ryze poderosíssimo fazendo o AT Aziado merecer o segundo MVP da jornada.
Os EGN apesar de darem o seu melhor não conseguiram quebrar a onda de derrotas somando mais uma após esta jornada.

Foi uma jornada com bons jogos e com algumas surpresas de performance, mas sem grandes mudanças na tabela classificativa, com exceção apenas da FTW Team Razer, que passou de último lugar para 5º após vencerem os uPRO. Os Team Alientech continuam focados na sua perseguição ao 1º lugar, que por enquanto ainda pertence aos K1ck eSports Club, que mantêm o seu score imaculado.

A LPLOL volta no próximo fim de semana com mais emoções e jogos entusiasmantes para assistirmos em arena.rtp.pt!


Top