Breadcrubs
Uma entrevista ao Slayer!
single

Depois da estreia na European Masters ter acabado sem a desejada passagem ao Main Event, e a pouco mais de um mês do inicio do Summer Split da WGR LPLOL, fomos falar sobre tudo um pouco com o Slayer - Support vencedor do 1º Split de 2020. Deixamos aqui alguns momentos dessa entrevista de reflexão e antevisão ao jogador dos Electronik Generation!

Slayer, antes de mais, obrigado pela disponibilidade. Tens tido, até agora, uma carreira diferente da maioria dos jogadores da LPLOL – estreaste-te no competitivo logo na primeira season, ainda muito novo; durante muito tempo estiveste na mesma equipa praticamente sempre com os mesmos jogadores; foste para o Brasil um ano; e agora voltaste para vencer novamente um Split. Como é que o Slayer de hoje olha para a LPLOL, comparativamente a outros anos em que jogaste na liga? 

Acho que está diferente, especialmente porque hoje em dia existem bastantes jogadores rookies, o que por um lado é muito positivo porque é sinal de vitalidade, mas ao mesmo tempo também trás os seus desafios. São jogadores novos e inexperientes a competir e o aspecto mental é algo muito importante na LPLOL e no LoL, mas ao mesmo tempo também trazem coisas boas como criatividade e espontaneidade ao jogo. Penso que os jogadores mais novos são mais independentes hoje em dia, pensam e jogam mais para eles, e isso é diferente a meu ver e pode ser bom. No entanto, precisam de tempo para evoluir e do apoio certo e, muitas vezes, não têm. Outro exemplo: também existem mais imports hoje em dia, enquanto que na maioria das edições da LPLOL em que joguei, isso não se verificava. De uma maneira geral, sinto que a pool de jogadores é muito diferente. 

Não é um mau sinal, para uma liga que tem rookies a aparecer, ver apostas em imports serem cada vez mais frequentes? 

Nem por isso, porque se os imports estão cá é porque trazem algo às equipas que elas podiam não ter encontrado, nomeadamente em termos de qualidade. Acho que a LPLOL só tem a ganhar com ter mais bons imports

Tiveste um import no Top e trocaste-o a meio do Split por um jogador nacional... 

Sim, mas foi bom termos tido o Valkyrie. Aprendi com ele na equipa e acho que foi benéfico para todos. No fim nem sempre resulta, mas não precisa de ser necessariamente por causa da qualidade individual. Há questões de adaptação para ambas as partes que também são importantes. Acho que foi uma boa decisão ir buscar o Valkyrie  e acho que foi uma boa decisão ir buscar o Frozen

Sentes a LPLOL mais competitiva? Viveste tempos onde se dizia que os K1CK iam sempre ganhar e que era muito fácil adivinhar os resultados dos jogos. 

Sim, acho que está mais competitiva embora, de uma maneira geral, acho que a liga tem menor qualidade, até por aquilo que referi antes. Se há novas gerações a aparecer e a ter oportunidades na LPLOL obviamente que a qualidade também vai reflectir isso. Os jogadores mais novos até podem ter potencial, mas tal como disse, precisam de tempo. A liga ficou mais competitiva por aí, com a consequência de, na minha opinião, haver um gap maior dos primeiros lugares para o resto. Na maior parte das edições anteriores da LPLOL havia sempre mais do que 2 equipas que, a meu ver, podiam ser campeãs e, no ano passado, não senti isso, e também, este ano, para já, ainda não.  

Achas que esse gap para as equipas no topo é parte do motivo pelo qual os resultados a nível internacional custam a aparecer? 

Sem dúvida que, em boa parte, também é disso, até porque as equipas de topo olham para a grande maioria dos jogos da regular Split e sentem que não vão ter dificuldades a vencer. Isso eventualmente acaba por lhes ser prejudicial porque cria maus hábitos, e piora o que podia ser uma melhor preparação para a European Masters. 

Como mudarias esse paradigma? Formato da Liga por exemplo?  

Acho que o formato não tem muita influência sinceramente. Penso que o maior problema é mesmo motivação de uma forma generalizada. Acho que, muitas vezes, os jogadores têm dificuldades a encontrar a dose de motivação certa para serem competitivos. Antigamente havia menos rewards monetárias na scene para o tempo que gastávamos a treinar e, mesmo assim, sentia que a LPLOL tinha um grupo de jogadores com uma garra e uma motivação diferentes. Havia mais raça na scene e ninguém pensava tanto em quanto vai receber. Hoje em dia vejo o pessoal mais interessado em ser memer e não winner. 

Então como é que motivas um jogador? 

A resposta mais fácil seria mais dinheiro, mas motivação não pode vir só de factores externos. Eu quero ganhar porque gosto muito de jogar e mete-me nojo perder. A maior motivação devia de vir de dentro, de ti próprio, como era antigamente, e não pode ser só antes das finais ou da European Masters. Temos de nos motivar todos os dias, para todas as scrims, e querer ser tão rigorosos diariamente como queremos ser antes de um jogo de Playoffs. Acho que se formos capazes de estar assim ao longo de um Split inteiro, e não apenas nas últimas semanas, vamos melhorar individual e colectivamente, e estar mais preparados para jogos internacionais. 

Que avaliação é que fazes da vossa própria prestação na EUM? 

Acho que foi uma estreia decente para a nossa equipa. Não estou muito satisfeito porque acho que podíamos perfeitamente ter passado este grupo, mas ao mesmo tempo também acho que tivemos bons momentos. É uma aprendizagem e acho que é importante que também seja levada assim, mas é preciso ser ambicioso e levar as lições connosco para o futuro. Precisamos de fazer mais e melhor ao longo do Split inteiro. Demoramos algum tempo a descobrirmo-nos neste Split e penso que isso acabou por nos prejudicar para a EUM. Esta estreia coloca uma fasquia para ultrapassarmos na próxima edição. 

Para terminar, estamos a pouco mais de um mês do começo do Summer Split de 2020. Qual a equipa ou jogador que te deixa mais curioso para este novo Split? 

Provavelmente os SAM. Acho que eles têm qualidade individual para estar a lutar pelo primeiro lugar e isso viu-se no 1º Split. Podiam claramente ganhar os jogos a qualquer equipa graças aos valores individuais que têm, mas colectivamente ainda precisavam de tempo. Vamos ver como vão aparecer neste Split. 


Top