O que é a Moche LPLOL?

  • Moche
  • Clickfiel
  • Clickfiel

A Liga Portuguesa de League of Legends

A Liga Portuguesa de League of Legends, mais conhecida Moche LPLOL, é o campeonato oficial de League of Legends para Portugal. É organizado pela Inygon, com o apoio da Riot Games, e está integrada no circuito europeu de League of Legends.

Formato Moche LPLOL 2018

A LPLOL está dividida em três fases, ou Splits: o 1º Split, o 2º Split e o Open Split. Para o 1º e 2º Split, o formato é igual. Cada um conta com duas divisões, 1ª e 2ª, cada divisão com oito equipas. Durante um Split, cada equipa enfrentará todas as equipas que participam na mesma divisão do Split, em 7 jornada, em jogos disputados à melhor de duas partidas. Assim, apenas poderão haver dois resultados dum jogo entre equipas: 2-0, ou 1-1.

Cada Split tem uma tabela classificativa, tal como um campeonato normal, com a pontuação a ser deliberada de acordo com os resultados dos jogos. Se o resultado for 2-0, a equipa vencedora ganha 3 pontos, e a derrotada 0. Se o resultado for 1-1, ou seja no caso de empate, ambas as equipas ganham um ponto. No final das 7 jornadas do Split, a classificação final ditará quem avança para os Playoffs do Split.

Os playoffs do Split, a última fase de cada Split, é disputado pelas quatro melhores equipas do Split, ou seja, as quatro que mais pontuaram. Estas equipas enfrentam-se num formato de gauntlet, onde existem três jogos, com o seu seedinga ser definido pela sua posição na tabela no fim da fase regular do Split, ou seja, no fim da 7ª jornada. Assim, no 1º jogo, o 3º classificado joga contra o 4º classificado, no 2º jogo, o 2º classificado joga contra o vencedor do 1º jogo, e no 3º e último jogo, ou na final, o 1º classificado jogará contra o vencedor do 2º jogo. O vencedor da final será o vencedor do Split.

Já o Open Open Split tem um formato bastante diferente. Que será explicado em breve!

Mas não basta vencer um Split para ser o campeão da Liga Portuguesa de League of Legends. No final de cada Split, as equipas também pontuam. Esta pontuação dos Splits, servirá para escolher as 6 melhores equipas nacionais de League of Legends, para que disputem na Grande Final, o verdadeiro título dde campeão.

Para vencer a Liga Portuguesa de League of Legends não basta ser um bom jogador ou ter uma boa equipa. É preciso determinação, persistência, sacríficio e muito empenho. A prova é disputada de Janeiro a Dezembro, pelo que exige um esforço bastante significativo! Mas se nada disto muda a tua determinação, prepara-te para saber como participar!

O acesso à Liga Portuguesa de League of Legends

Qualificadores

O acesso de novas equipas a cada Split é feito através dos torneios qualificadores. Antes do Split iniciar, existe um torneio de acesso livre a todos os jogadores que tenham os seus placements feitos, ou por outras palavras, que sejam no mínimo Bronze V, e a todas as equipas que cumpram com o regulamento da Moche LPLOL. Este torneio é disputado de formatos ligeiramente diferentes, dependendo do número de participantes, mas é sempre disputado online, durante um fim-de-semana, e com dupla eliminação. No final do torneio, as duas melhores equipas da prova ingressarão directamente na 2º divisão do campeonato.

Relegations

Para determinar quem sobe e quem desce à 1ª e 2ª divisão, existe o Relegations. O Relegations é um torneio de quatro equipas, vindas da 7ª e 8ª posição da 1ª divisão, e 1ª e 2ª posição da 2ª divisão. As duas melhores equipas do Relegations irão subir para a 1ª divisão, enquanto as duas piores irão ficar pela 2ª divisão.

Data dos Qualificadores:
Relegations:

Perguntas frequentes sobre os qualificadores

É preciso pagar para participar na Moche LPLOL?

Não! As inscrições na Moche LPLOL são completamente gratuitas!

A minha equipa pode trocar de jogadores a meio do Qualificador?

Não, mas pode preencher as vagas que não tenham sido utilizadas, ou seja, se só inscreveu 6 jogadores, pode inscrever mais 4.

Posso jogar com estrangeiros?

Sim, desde que esteja em concordância com o regulamento da Moche LPLOL. Ou seja, tem que estar sempre no mínimo três jogadores residentes em Portugal, e no máximo apenas dois jogadores extra-comunitários.

É possível adiar jogos de um Qualificador?

Por norma não, mas numa situação excepcional, um árbitro pode permitir que um jogo seja adiado, desde que não atrase o decorrer do torneio. Ou seja, no máximo, um jogo só pode ser adiado até uma hora antes do início da ronda seguinte.