Breadcrubs
Rogue e MAD Lions asseguram os Playoffs!
single

   Este fim de semana ainda não chegou ao fim mas já teve um marco relevante na Liga Europeia. Para além do anúncio sobre os Worlds (mais informações aqui), que serão presenciados em Shanghai, ainda não se encontram decididos os representantes europeus (nem dos Playoffs da mesma liga). Nada está determinado para esta região ainda, inclusive a presença das titãs FNATIC e G2 Esports nesta competição.

   O novo patch trouxe diversas adaptações, especialmente para a botlane, onde se ansiava o regresso de Caitlyn (devido também aos nerfs no Aphelios) e do Shen (escolha tão ideal para o support de FNATIC, Hylissang). 

   Ademais deste fator, Schalke 04, que ocupou o último lugar ao longo do split de verão, tem vindo a reduzir o intervalo entre as restantes equipas. Com a inclusão do "super substituto", Gilius, apresentado como "God Gilius" (de tradução "Deus Gilius"), a equipa tem implementado mais agressividade cedo e encontram-se, atualmente, numa winning spree. 

 

Semana 7
31 de julho de 2020, dia 1

     Mesmo com o ban de Caitlyn e de Sona (escolha relevante, devido à nova "botlane da moda" de Sona - Lux), o jogo Schalke 04 (S04) frente aos ocupantes do 5º lugar, Excel Esports (XL), foi igualmente chocante. Os S04 apresentaram vantagem sob o inimigo, colecionando mais uma vitória para a sua Dream Run (estes precisam de vencer todos os jogos para alcançar os Playoffs). 

     A partida entre Misfits Gaming (MSF) e SK Gaming (SK) não danificou a posição dos SK mas acrescentou um ponto e subiu MSF na tabela classificativa. MSF apresentou um controlo descomunal ao início do jogo, no qual SK soube defender. Ao longo de vantagens e desvantagens, ambas igualaram o aniquilamento de dragões e, na luta decisiva para a Ocean Soul, Dan Dan (toplaner de MSF) esteve perto de terminar o jogo, arriscando a perda da Soul. Apesar de, desta vez, não ter sido uma Syndra a roubar o Baron Buff, MSF adquiriram o mesmo, retirando uma ferramenta valiosa para SK. Bastou a morte de Crownshot, considerado um dos principais carries de SK, para MSF se aproximarem do Nexus

     Pela segunda vez consecutiva, MAD Lions (MAD) vencem a Origen (OG) (e apresentam um teatro preparado especialmente para esta vitória). MAD foram a primeira e única equipa na LEC a escolher Sona - Lux, onde, já agora, ambas adquirem o Spellthief's Edge (Gume do Ladrão Arcano).

    Team Vitality (VIT) esperavam uma segunda vitória sobre G2 Esports (G2) mas não foi o sucedido, de todo. O jogo completamente comandado pelos G2 proporcionou memórias da dominância imposta pelos mesmos ao longo dos anos. Caps continuou a mostrar-se um carry para esta equipa mas, ao contrário dos acontecimentos de partidas anteriores, teve o apoio do seu support, Mikyx, que deu roam deste o early game. Não obstante, Jankos (no seu Lee Sin, que diz não ser tão convincente como o de Shad0w, jungler dos MAD) assegurou todos os objetivos e possibilitou uma destruição do Nexus adversário mais resguardada. 

    Para finalizar a noite de sexta feira, Rogue (RGE) encontram-se novamente contra FNATIC (FNC), que venceram 3 dos 4 jogos nas duas semanas anteriores. Atualmente há 3 equipas que se encontram à frente de FNC no confronto direto- MAD, G2 e, agora, RGE (caso S04 ganhem na penúltima jornada, irão se juntar à lista). FNC não apresentaram a melhor luta contra o "Forgotten First Place" (de tradução "O Primeiro Lugar Esquecido"), título esse devido à constante menção do primeiro lugar de MAD mas RGE continuarem a ser deslembrados. 

 

1 de agosto de 2020, dia 2

     Mais um dia, mais um ponto para S04, desta vez contra OG. Mesmo depois de um Champion Select onde, maioritariamente, foram banidos junglers, limitando as opções de Gilius, a partida foi inicialmente controlada por S04. Este fator tornou-se relevante perante a composição de OG, que deveria ter sido executada fundamentalmente nessa etapa. A corrida milagrosa de S04 está quase a alcançar a meta sem percalços, para já. 

     O pânico é instalado no Summoner's Rift quando Patrik, ADC dos XL, se encontra com a vantagem. Esta derrota dos MSF aumenta as chances de XL alcançar os Playoffs mais acessivelmente (que terá de se reencontrar, tal como SK, com OG, FNC e G2 na última semana). 

     Uma partida que, na fase inicial, parecia ganha para RGE, na aquisição de pequenas vantagens, foi completamente retirado por SK. Apesar de Zazee, midlaner de SK, ter roubado o Baron (terceira Syndra neste split a fazer exatamente isso) e Trick, jungler da mesma equipa, ter se demonstrado um jungler superior, o KIA Player of The Game (equivalente a um MVP) foi para Crownshot, o ADC, que, de momento, é o jogador com mais votações deste título.

     Como RGE e MAD parecem decididos a dividir o primeiro lugar, os leões, apesar de terem esperança de um outscale pela sua composição, cederam perante VIT. A equipa repleta de benifícios, como a Dragon Soul e Baron Buff, tornou-se capaz de levar o jogo e a semana de MAD terminou sem mais um desfecho teatral. 

     O Match of the Week (traduzido, o "Jogo da Semana") foi definido pelas duas equipas com mais títulos na Liga Europeia - FNC e G2. Foi dito inicialmente que uma deveria ganhar e a outra deveria cair ("One must win and one must fall") e isso tornou-se manifestado. Tal como na semana anterior, FNC decide manter a botlane Jhin - Pyke, sendo este support um dos melhores champions de Hylissang. No decorrer dos primeiros minutos da partida esta decisão parecia acertada. Mas há um ponto a salientar - quando Jankos e Mikyx estão nos seus dias e em champions que possam cumprir a sua função (a não ser que seja a Sejuani de Jankos, por mais que ele a deteste é genuinamente bom na Fúria do Norte) o jogo retoma sempre para as mãos de G2. Provas disso? O Mikyx até consegue anular um inimigo com o uso de Redemption (em português, Redenção). O Volibear, na pose de Jankos, causou estragos em várias fases do jogo e, no fim, num quase ace, o jogo é terminado por G2, que jogou como se todas as jornadas anteriores não tivessem existido e esta equipa seria a mesma que assistimos a alcançar as finais dos Worlds 2019

 

   A LEC terá as suas três últimas jornadas na próxima semana, de sexta a domingo, sendo que, ainda se encontram 4 lugares abertos para os Playoffs (RGE e MAD já se encontram apurados). Qualquer equipa ainda tem oportunidade de chegar aos palcos das finais e, consequentemente, representar a Europa nos Worlds 2020

   Sobre a Liga Europeia, por esta semana, é tudo. Resta mencionar que a última série dos Playoffs da WGR LPLOL Summer Split, entre EGN Esports e SAMCLAN Esports Club, irão ser transmitidos hoje, a partir das 14h30, no canal habitual.

(Imagens da autoria de LEC)


 

 


Top