Breadcrubs
Dos Playoffs até aos Worlds!
single

"Em breve, nada nos questionará." - Azir

 

     Tendo sido preenchidas maioria das vagas para os Worlds 2020, a League of Legends European Championship (LEC) definiu, neste fim-de-semana, o seu top 4 nos Playoffs. As equipas que irão representar o nosso continente na competição mundial serão, atualmente por esta ordem, FNATIC, G2 Esports, Rogue e MAD Lions.

     O Summoners' Rift foi, de sexta-feira a domingo, a arena que marcou emocionantemente a conclusão da Miracle Run de Schalke 04, a apresentação das duas facetas de MAD Lions e o retorno da maior rivalidade do League of Legends Europeu- FNATIC contra G2 Esports. Mas o sentimento não se limitou à nossa liga. Na Liga Norte Americana (LCS), Cloud9 (C9), pela primeira vez em 7 anos, não irão participar nos Worlds, tendo sido derrotados por Team SoloMid (TSM). TSM não foram capazes de se qualificar para a competição mundial desde 2017, enquanto que C9 têm apresentado os melhores resultados da sua liga ao longo desta prova.

 

     Como é habitual, caso tenhas perdido alguma série ou jogo, é aqui resumido o sucedido de cada partida.

 

MAD Lions (MAD) vs. Schalke 04 (S04) 3-1

     O começo da ronda 2 da parte inferior da tabela (losers bracket) presenciou o duelo entre MAD, que perderam contra G2 Esports na semana anterior, e S04, que venceram antecipadamente a SK Gaming. Relativamente a S04, estes encontravam-se, até esta série, numa winning spree de 10 jogos e eram considerados, tanto pela comunidade como por outros jogadores, inclusive pelo mítico ADC de FNATIC, Rekkles, a última equipa concorrente aos Worlds. Frente a esta realidade, MAD, que não têm apresentado a sua habitual dominância, provaram não querer desistir do seu lugar no primeiro evento mundial da equipa.

  1. Um prelúdio ideal para S04 mas parcialmente por culpa de MAD, com destaque no seu jungler, Shad0w, que forçaram duelos desnecessários.
  2. A Akali de Humanoid, midlaner de MAD, surge novamente mas, nesta ocasião, a sua sublime execução, acompanhada pelo Lee Sin de Shad0w, determina o resultado da partida. A velocidade dos confrontos diretos entre os jogadores era incontrolável para S04.
  3. Desde os primeiros momentos, a prevalência de MAD tornou-se definida pelo controlo de objetivos e hostilidades com adversários. Perante isso, a jungle de S04 tornou-se exposta, expandindo a ausência de pressão pela parte desta equipa.
  4. Independentemente dos esforços de Odoamne (no seu Kennen) e de Abbedagge (na Orianna), estes jogadores de S04 não estão qualificados para domar leões ferozes. No segundo terço da partida, o destino é definido por um Ace e finamento do Barão para MAD - o primeiro encontro foi hesitante, o segundo terminante.
     

O termino da Corrida Milagrosa foi o que levou ao apuramento de MAD Lions para os Mundiais de 2020. O KIA Player of the Game foi atribuido a Shad0w mas, na última atuação dos leões, estranhamente, o Rei da Selva foi Kaiser...

 

 

G2 Esports (G2) vs. FNATIC (FNC) 2-3

     Consagradamente, este duelo é o mais aguardado na Europa em qualquer fase, palco ou cenário. Não obstante, 2020 foi um ano complicado para todos nós mas também para estas duas equipas, em particular FNC, que se encontravam 0-7 contra G2. Vencendo aos primeiros dois lugares da fase regular, as titãs do League of Legends Europeu prometiam uma série imperdível.

  1. Talvez em soloqueue não estariamos inclinados para assistir a um Gnar contra um Rengar, mas tudo se modifica quando se encontram nas mãos de Wunder e Bwipo, na devida ordem. Para além desse duelo distinto, um fator decisivo para a vitória de FNC foi a junção do jungler com o support, garantindo conforto aos restantes membros.
  2. A agressividade nunca poderia faltar num confronto que incluí G2. Quando é proporcionada uma composição em que os elementos se podem agrupar cedo, o seu poder é invencível.
  3. Caps, midlaner de G2, proporcionou aberturas para a sua equipa mas, quando G2 tentaram terminar a partida, foram impedidos. A partir deste momento, FNC tomaram as rédeas.
  4. O Kassadin com 0% de winrate de Nemesis, midlaner de FNC, manteve essa percentagem no quarto mapa. De modo geral, os G2 encontravam-se à frente em todas as posições e venceram após a conclusão da Alma do Dragão e o Barão, aos 22 minutos.
  5. O jogo final foi, como esperado, intenso e explosivo. Encontrando-se equilibrados até aos 30 minutos, G2 são encurralados após a execução do 3º dragão. Por esta razão, FNC concluem um ace e aproximam-se do Nexus até Jankos interromper o percurso. G2 também se aproximam do Nexus adversário, mas numa situação 4 para 2 em que os dois Marksmen de FNC salvam a própria base. O fator que decidiu quem iria ser vitorioso nesta série foi o duelo entre os dois midlaners no topside, onde Nemesis elimina Caps, o carry principal de G2 e o midlaner que substituiu na equipa atual em 2019. Com isto, FNC garante a Alma do Dragão e Nemesis assegura-se que ninguém se aproxima do seu Nexus enquanto os seus colegas de equipa terminam a série.
     

FNATIC são a primeira equipa a apurar-se para as finais dos Playoffs, garantindo no mínimo a seed 2 para os Worlds.

 

 

MAD Lions (MAD) vs. Rogue (RGE) 0-3

     MAD, depois de uma série onde eliminaram S04, esperavam encontrar uns RGE perturbados. Independentemente de ambas as equipas já se encontrarem nos Worlds, o resultado deste dia iria definir qual era a 4º seed europeia, isto é, quem seria a única equipa que iria para os Play-Ins em vez do Group Stage dos Worlds.

  1. Inspired, que habitualmente é considerado um jungler mais defensivo, é colocado na posição de carry, tornando-se uma condição recorrente ao longo da série. Custou um foco nas personagens mais perigosas de MAD para adquirir o primeiro ponto no marcador.
  2. O segundo mapa foi mais equilibrado por diversas razões- uma desvantagem do toplaner Finn perante o oponente, uma fonte de dano excessiva conhecida como Carzzy e uma melhor prestação de Shad0w permitiram a MAD atrasar a partida. Mas um confronto no Barão ditou o fado para RGE.
  3. Na série mais curta desta semana, RGE concluem o terceiro jogo contra os felinos com alguma luta. MAD apresentaram movimentações questionáveis no começo, desde a morte de Shad0w para o dragão e o enfrentamento com Inspired na sua própria jungle, até duas rotações para o botside onde perderam mais do que embolsaram. Contrariamente, conseguiram impedir objetivos e atrasaram o jogo, ganhando alguma posição nos duelos 5 para 5. Com tudo, Larssen, no seu famoso Azir, recorda o porquê de ser considerado um dos melhores midlaners da Europa, e, numa só jogada, estipula a fight a seu favor.

 

 

Na próxima semana teremos Rogue vs. G2 Esports no sábado e FNATIC vs. a vencedora da partida anterior no domingo! Tudo isto completamente em português no canal da Inygon!

(imagens da LEC)


Top