Breadcrubs
Exec, SAMCLAN, FTW ACA Shaco DePlástico, Geekcase e 5FreeAgents apurados para a 2ª Divisão
single

Nos dias 11,12 e 13 de janeiro tivemos a oportunidade de acompanhar o desenrolar do Pulsefire Qualifier, o qualificador de acesso deste ano para 2ª Divisão da Worten Game Ring LPLOL. Esta foi a primeira oportunidade do ano para tantos talentos emergentes do League of Legends nacional, como veteranos e personalidades já conhecidas da scene mostrarem o que valem no Summoner’s Rift e provarem que têm o que é preciso para estar na principal competição de LoL em Portugal. As equipas competiram ao longo de três dias por uma das cinco vagas disponíveis.

A noite de sexta-feira começou com o confronto entre FTW Club Yikes e o Comboio do KappJ. Apesar de ter sido a FTW Yikes a abrir as hostilidades no jogo a equipa adversária decidiu fazer jus ao nome, em particular na forma do seu jungler “SATAN”, e não demorou a responder e a tornar-se numa força cada vez mais difícil de fazer parar na partida. Infelizmente, para a FTW Yikes a equipa não foi capaz de segurar o jogo, contra um adversário que foi crescendo continuamente durante o confronto. O Comboio do KappaJ viu-se com dificuldades em capitalizar e tirar a maior vantagem possível de alguns momentos decisivos, mas o facto de estarem na frente e dos seus adversários serem obrigados a focar-se na defesa proporcionou-lhes algum tempo e ao fim de mais de 40 minutos de jogo os Comboio lá chegou ao seu destino tendo a base da FTW Yikes acabado por cair, mesmo sem ajuda de um Baron buff. O destaque da partida foi para o jungler “SATAN” que terminou com um score de 12/2/10.

O segundo jogo da noite foi entre duas equipas do Grupo 2 da bracket, Boavista FC 1903 e JEDI. Os axadrezados que trouxeram um lineup composto por nomes já relativamente conhecidos na scene portuguesa, não perderam tempo a tomar controlo da partida e os JEDI já tinham problemas para resolver no bot aos dois minutos de jogo. Foram preciso 15 minutos para que os jungler dos JEDI, “Virgula”, que até ao momento tinha estado muito apagado, começasse a mostrar alguma coisa. Contudo, por essa altura já a academia dos axadrezados tinha controlo do mapa e estava na posse de uma liderança segura da qual se recusou a abdicar. O Boavista 1903 foi fazendo o seu jogo e acumulando vantagens até que o Baron caiu às suas mãos aos 24’ e depois disto a equipa invadiu a base vermelha dos JEDI com facilidade e nem a FORÇA os conseguiu impedir de levarem o Nexus aos 26’ e confirmar o seu avanço ao longo da winners bracket do qualificador.

Ao encerrar a noite passámos para losers bracket para acompanhar a partida entre Galatics Esports e Ninjas Love Cookies. Os Galatics Esports eram uma das equipas favoritas para conseguirem conquistar o apuramento, visto terem competido no Open Split no final de 2018 e demonstrado serem uma equipa forte e com bastante potencial. Os Galatics, que tinham perdido para a Malta do Churrasco no jogo anterior, não estavam para brincadeiras e mesmo com os Ninjas a tentarem responder às suas iniciativas e superioridade, aos 17’ a equipa já tinha destruído o inhibitor do mid do adversário. Vendo as portas abertas para entrarem na base os Galatics não se deram por satisfeitos e rodaram para o bot, por onde conseguiram abrir caminho até ao Nexus que destruíram em apenas 19 minutos.

As equipas dos Geekcase Esports e a academia da FTW ACA Shaco DePlástico foram duas boas surpresas deste qualificador.

O segundo dia de jogos arrancou com SAM Clan Esports Club contra Banner of Alfredo, um jogo durante o qual os BOA, compostos por jogadores como “Xiang”, “nestuoso” e “snopy”, se viram em serias dificuldades contra uma equipa que ficou com a vantagem no early game e se foi mostrando mais eficaz na conquista de torres, o que lhes permitiu irem abrindo o mapa e ganharem cada vez mais vantagem. Apesar de estarem a perder por 4k de gold ainda havia esperança para os BOA, mas aos 23’ a equipa foi apanhada numa zona estreita da jungle e perdeu quatro membros para os SAM que imediatamente de dirigiram ao Baron com toda a segurança e pouco depois encerraram a partida com um resultado final de 14-4 no marcador de kills, avançando na winners bracket do Grupo 2.

Depois disto, seguiu-se a disputa entre Looking For Org e Karma Clan PT. O first blood surgiu para o top laner “Ataura”, que acabou por solar o seu adversário mais direto, o Sion do “Tjfall” aos 6 minutos. A partir daí, os Looking for Org foram crescendo cada vez mais no jogo em todas as lanes e tornaram-se imparáveis. Nem mesmo o Baron roubado pelos KRM aos 29’ pelo jungler “Até Amanhã” os impediu de fazerem o Nexus explodir fechando o jogo com o resultado 17-4. O destaque da partida foi para o top laner “Ataura” pela sua performance de Darius, que acabou com um score de 7/1/1.

Numa das semifinais da winers bracket do Grupo 2 a FTW Nova viu-se frente a frente com a Malta do Churrasco e logo aos 3 minutos o jungler da MDC “Xazor” fez-se presente na partida com um invade na jungle adversária que o colocou não só à frente na jungle, como rendeu também uma kill para o seu mid laner “Plasticina”, que também ficou em vantagem na sua lane. A partida resultou numa uma autêntica bola de neve com a MDC a focar-se em alargar a vantagem já conseguida logo cedo com bastante sucesso. O jogo durou 32’ minutos e terminou com o resultado de 8-27. Os scores em destaque foram precisamente o dos Kindred na jungle e o do Veigar no mid, sendo que este último chegou a ficar tão forte que simplesmente derretia bonecos. 

O encontro seguinte a ser transmitido foi na losers bracket e colocou mais dois dos principais candidatos ao apuramento em lados opostos do Rift. O Comboio do KappaJ enfrentou os Geekcase Esports PRO e apesar de terem tido um early game bastante complicado a equipa não permitiu que a vantagem da equipa vermelha se largasse demasiado. Aos 15’ conseguiram responder à agressividade dos Geekcase com um ACE, que lhes deu espaço para respirarem. No entanto, os jogadores do red side não tardaram a dar o toco e logo de seguida levaram 4 dos elementos dos CHU, o mountain drake e o seu inhibitor do mid. A luta seguinte foi pelo Baron e o já conhecido “Lostboy” deixou o caminho aberto para o buff com uma Quadra Kill na team fight. A vantagem dos Geekcase foi aumentado e apesar dos esforços dos CHU a sua base e o seu Nexus acabaram por cair significando o fim da sua participação no torneio.

Na ronda seguinte, a prova entrou de facto na sua reta final e começaram as series que iriam decidir que equipas iriam ocupar as cinco vagas disponíveis para a 2ª Divisão. Ainda em prova no lado da winners bracket encontravam-se Exec Esports e 5 Free Agents no Grupo 1 e MDC e SAM no Grupo 2. O jogo transmitido foi o do Grupo 1 e a primeira partida revelou-se longa e mesmo muito equilibrada, sem que existisse uma vantagem realmente significativa para qualquer dos lados até aos 35’ quando a equipa dos Exec tentou abater o extremamente teimoso Kayn do “Chaos”, que se recusou a morrer, e na sequência perderam 4 membros e de seguida o Baron para os 5FA. Os Exec tentaram tudo para se manterem em jogo, incluindo salvar um Nexus quase sem vida, mas acabaram de facto por perder em poucos minutos e os 5FA deram o primeiro passo em direção ao apuramento. A história foi muito semelhante no segundo embate; o começo foi muito equilibrado até que no mid game a equipa do lado vermelho se começou a destacar. Contudo, desta vez a equipa do red side eram os Exec e os 5FA foram colocados numa posição de defesa tal como os seus adversários no jogo anterior.Da mesma forma que os Exec tentaram segurar no primeiro jogo, mas em sucesso, o mesmo se passou com os 5FA que tiveram sérias dificuldades principalmente contra o Lucian do “SickN1ck”, que acabou a partida sem morrer com um score impressionante de 11/0/10. No embate decisivo pelo apuramento os 5FA voltaram ao red side e mostraram-se bastante mais agressivos no early game procurando logo cedo instalar-se na liderança. A equpa obteve uma vantagem significativa, mas a partir do mid game as coisas começaram a correr mal para o seu lado e os Exec não só igualaram as contas, como começaram a passar-lhes à frente. Os 5 Free Agents começaram a ser apanhados fora de posição cada vez com mais frequência e isso custou-lhes caro. Numa tentativa de contestar um Baron o “Chaos” foi apanhado sozinho e os Exec Esports não se fizeram rogados aproveitando para fazer um ACE de seguida e conquistarem o apuramento para a 2ª Divisão por 2-1. No outro Bo3 de apuramento quem levou a vitória foram os SAMCLAN Esports Club, que jogaram com uma determinação ferranha, vencendo uma das suas partidas por 19-0 em apenas 15 minutos.

Os SAMCLAN Esports Club e os Exec Esports foram os primeiros a carimbar a passagem à segunda divisão da WGR LPLOL.

O dia de domingo começou com uma nova oportunidade de para os 5FA, que enfrentaram a FTW ACA Shaco de Plástico na final da losers bracket. A primeira partida do Bo3 pode ser resumida na sua maioria pela prestação do top laner da SDP “RoMeMe”. O jogador conseguiu uma vantagem tão alargada na sua laning phase que não só permitiu à sua equipa ter mais liberdade não precisando de se preocupar com o top, como era capaz de compensar a desvantagem da sua equipa mesmo tendo esta estando a perder em kills durante todo o jogo. Os 5FA não conseguiram mesmo para o Jax do “RoMeMe”, e os seus companheiros também ficaram livres para crescer na partida, até que a conseguiram encerrar aos 32’ pouco depois de terem conseguido um Baron. No segundo jogo foi a vez do jungler “Tigaz” brilhar. Depois de uma double kill que surgiu logo cedo depois de um gank no mid o jungler passou a fazer o que queria pelo mapa e ia aparecendo sempre quando necessário amealhando cada vez mais kills. Aos 20 minutos era o Lee Sin da Shaco de Plástico que tinha 9 das 11 kills totais da equipa e com uma ameaça tão forte em campo, apesar de terem tentado responder, os 5FA não conseguiram resistir mais do que 34 minutos e foram colocados numa situação de tiebreaker pela última vaga disponível para 2ª Divisão.

Apesar de tudo os 5FA voltaram a ter uma última oportunidade de alcançarem a liga, assim como a MDC (Malta do Churrasco), que também perdeu o seu Bo3 da losers bracket contra os Geekcase por 2-0, tendo o destaque de ambas as partidas ido para o “Lostboy” pelas suas performances de Kaisa e Draven. No primeiro jogo, ambas as coisas ficaram muito equiparadas durante um bom tempo, mas finalmente aos 23’ os 5FA aproveitaram um erro do adversário para conseguiram mais 3 kills, que lhes deram uma abertura para ficarem com um Baron, do qual tiraram o máximo proveito, terminado a partida 3 minutos depois com uma vitória por 15-8. Quanto ao segundo jogo, os primeiros três minutos revelaram-se bastante divertidos graças à “dança” em que se tornou a disputa pelo red buff dos 5FA entre “Jublio Pablito”, “Chaos”, “Galinha Feroz” e “Xazor”. Terminada a “brincadeira” as contas acabaram com duas kills para cada lado e o jogo prosseguiu com mais normalidade. Foi um duelo longo que terminou com quase 40 minutos e do qual sobressaiu a equipa do blue side, Malta do Churrasco, devido ao facto de terem sido mais fortes e eficazes na conquista de objetivos ao longo da partida, mesmo estando em desvantagem de kills até ao final da mesma. O terceiro jogo era a última oportunidade para ambas as equipas conseguirem o apuramento e apesar do início calmo a Malta do Churrasco puxou o gatilho aos 10 minutos com três kills, duas no mid e uma no top, conseguindo começar a criar uma vantagem que foi crescendo. No entanto, os 5FA procuraram não perder a calma e esperaram pela altura certa. Aos 20’, uma partida em que o resultado estava 2-6 tornou-se num 6-7 e dois minutos depois mais quatro abates para o lado dos 5FA resultaram na conquista do Baron. Com o jogo completamente virado a seu favor os 5 Free Agents sentiram um novo folego e precisaram apenas de mais 6 minutos para finalmente, conseguirem assegurar a sua passagem para a 2ª Divisão à terceira tentativa como a 5ª equipa apurada.

Na última oportunidade do Pulsefire Qualifier, os 5 Free Agents foram mais fortes e garantiram o seu lugar.

Foi um fim de semana repleto de League of Legends e com vários jogos de grande qualidade através dos quais os futuros grandes talentos da WGR LPLOL 2019 conquistaram o direito de fazerem parte da prova e mostraram um pouco do que serão capazes de fazer na liga. A 2ª Divisão irá arrancar ainda antes do final do mês de janeiro e as novas equipas Exec Esports, SAMCLAN Esports Club, FTW ACA Shaco de Plástico, Geekcase Esports e 5 Free Agents irão juntar-se ao Estoril Praia E-sports, Electronik Generation B e Prinfor Esports Club para disputarem a possibilidade de subida à 1ª Divisão da Liga.

Poderão acompanhar toda a ação do 1º Split da WGR LPLOL já a partir do dia 28 de janeiro na Twitch


Top