Breadcrubs
Meet The MVP - Frozen
single

Na terceira semana de LPLOL, Tiago “Frozen” Tavares, top laner da For The Win Esports, foi o jogador votado pela comunidade como o Most Valuable Player (MVP) dessa semana. Fomos conversar com o mesmo sobre as prestações da sua equipa e o futuro.

Olá Frozen. Como avalias a tua prestação neste split?
Penso que tem sido boa, porém sinto que ainda consigo melhorar mais e quero continuar a evoluir como fiz até agora.
 
Nas jornadas 5 e 6 o MVP da semana foi teu. A que achas que se deveu esta distinção?

Provavelmente devido ao facto de eu conseguir traduzir vantagens da top lane para o resto do mapa, o que é algo cada vez mais difícil de fazer com o meta a favorecer cada vez mais a posição de ad carry (adc). 

Além deste, também foste MVP num dos jogos pela forma fantástica em como jogaste de Urgot. Com os nerfs ainda pensas ser um champion viável ou nem por isso?
Acho que não. A melhorar maneira visual de descrever o nerf, e sem querer ofenderé a riot a cortar as duas pernas do Urgot.

Até ao fim da primeira volta a For The Win mantinha o primeiro lugar. Achas que será fácil mantê-lo nesta segunda volta com as recentes alterações de rosters de alguns dos vossos  adversários diretos?
Eu sou da opinião que esta equipa tem os melhor jogadores individuais de cada posição a competir a nível nacional (incluindo substitutos). A única dificuldade que possa surgir provavelmente será a de existir por vezes  demasiada confiança ou falta de prática, mas isso são problemas internos mas fáceis de corrigir. 

Qual pensas ter sido o jogo mais difícil para vocês até este momento da competição? O que o tornou mais difícil que os outros?
Acho que foi o jogo contra os EGN. Tivemos uma semana em que não praticámos muito devido a exames e incompatibilidade de horários, e por causa disso tivemos uma ideia muito má da meta atual e custou-nos um jogo.  

Quais os top laners adversários que atualmente te conseguem fazer frente? Porque são considerados bons adversários?
Infelizmente sinto que em Portugal top lane é a lane mais fraca. O único jogador contra quem realmente gosto de jogar é o Truklax. É dos poucos jogadores inteligentes e que sabe jogar a volta dos seus pontos fracos e fortes, aprendo sempre algo novo quando jogo contra ele.

Achas que evoluiste deste o split anterior? Como se processa um dia de treino normalmente para ti?
A nível individual já notei que evolui bastante, sendo que a maior diferença que notei foi a evolução na comunicação em equipa, que sempre foi um dos meus pontos mais fracos mas que tem vindo a melhorar todos os dias e faz uma diferença enorme. Um dia de treino para mim durante a época de aulas/exames é complicado. Tenho muito pouco tempo para jogar soloQ e scrims, geralmente tento aproveitar o máximo de tempo possível entre as 16:00 e as 24:00 e quando possível ver LCK/LEC ou replays do Kiin, Khan e TheShy.

Atualmente com o novo sistema de pontos da Solo Queue, torna-se um pouco mais fácil de subir na ladder. Tu manténs para já o elo que conquistaste no fim do split passado. Porque pensas que esta “facilidade” está a ser mais difícil de conquistar para ti?
Para mim foi o inverso. Comecei a ladder a perder 18 e a ganhar 18 LP’s. Acho que a ladder neste momento é uma desgraça com jogos extremamente desequilibrados e eu tento evitar pensar nisso e preocupar-me a aprender o máximo que consigo dos poucos jogos que consigo fazer, e esperar que o deus da sorte me dê LP’s .

Recentemente tivemos alterações significativas na Conqueror. Que impacto isso poderá trazer para os teus jogos?
Não acho que vai mudar nada honestamente. O problema de certo champions não serem jogados não tem a ver com a Conqueror, mas sim o facto de estarem fracos. A mudança simplesmente vai deixar certos champions como Fiora e Jax tirarem um pouco mais de vantagem devido ao kit deles e permitir que champions como Gnar e Lucian também a possam usar. No final é apenas tornar a rune mais aberta a outros champions visto que ela era um pouco mais específica. 

No último jogo contra o Boavista jogaste de Yorick, um dos champions que sofreu algumas mudanças. Já tens alguma estratégia para o facto de agora conseguires controlar a maiden?
Imediatamente após o patch percebi logo que o champion estava forte e fui logo procurar jogos dos meus jogadores de referência (Kiin, Khan e TheShy) . Apercebi-me que estavam usar a Maiden a nível 6 simplesmente para pushar a lane a dar roam ao river para ter controlo total, foi só uma questão de adaptar ao meu estilo de jogo e fazer igual.

Esta semana vão defrontar os Electronik Generation, que estão atualmente em 2º lugar e os Grow up Gaming. Achas que vão ser um jogos fáceis? Quais são as tuas previsões para os mesmos?
Nenhum jogo é fácil em formato Bo1. Mas gostava que tanto os UP como os EGN viessem bem preparados e nos dessem jogos difíceis para tornar a nossa vitória ainda mais saborosa.

O que pensas conseguir conquistar este ano? O que planeias para o teu futuro competitivo?
A minha meta este ano é a mesma que os meus companheiros de equipa. Ganhar a LPLOL e finalmente provar que Portugal consegue ter sucesso a nível Europeu. Nada como 6 jogadores e 1 treinador português mostrarem ao resto das ligas que Portugal é candidato ao título da EUM. Quanto ao meu futuro como jogador vou continuar a trabalhar enquanto puder, e quem sabe um dia concretizar o meu sonho de ser o primeiro top laner português a representar Portugal num palco dos Worlds.

Alguma mensagem final?
Quero reconhecer toda gente que me tem ajudado com críticas positivas e negativas, todo o feedback estruturado é sempre bem vindo. E gostava também de agradecer a toda gente que têm apoiado a FTW e também aos nosso sponsors Twitch e Omen.

Agradecemos ao Frozen pela disponibilidade e esperamos mais uma semana das suas boas prestações.

Podem seguir o Frozen no Twitter.
Podem seguir a For The Win no Facebook e no Twitter.


Top