Breadcrubs
As nossas previsões para a Iberian Cup
single

A fase de grupos da Iberian Cup começa hoje dia 29 de Outubro

Nesta fase que se segue as equipas da Superliga Orange, as quatro melhores equipas do 2º split da LPLOL e as equipas apuradas através dos qualificadores vão defrontar-se no Summoner's Rift, onde apenas as duas primeiras equipas de cada grupo passarão para a fase de eliminatórias (quartos-de-final).
Tendo isso em conta, estivemos à conversa com os nossos casters para conhecer um pouco mais estas equipas e saber quais as odds para as nossas equipas portuguesas saírem dos grupos!


 Grupo A - Ricardo "Nogrud" Castro

Segundo a análise do Nogrud deste primeiro grupo, para ele e para muitos certamente, os MAD Lions E.C. são os favoritos a passarem à próxima fase, pois já carregam dois grandes títulos de vencedores das últimas edições da Superliga Orange 2018 e agora mais recentemente do European Masters Summer Split, sendo que o destaque do Nogrud vai para o top laner Jorge 'Werlyb' Casanovas.

Relativamente aos eMonkeyz, que aparecem com um roster alterado após o split anterior, a sua performance ainda é uma incógnita, mas o destaque vai sem dúvida para o jungler Rudy "Mirror" Beltran, tendo este já participado na EU LCS pelos Unicorns of Love em 2016. Esta equipa tem com certeza capacidade para contestar o 2º lugar do grupo.

Também com alterações recentes e regressos de antigos jogadores, a nossa equipa da LPLOL yng Sharks recebe novamente o Rafael "Holz" Holzheimer para a mid lane, o Hugo "Sacred" António para o role de support e trocam para o jungler Frank "Aesthetic" Norqvist, que serão cruciais para aliar a experiência às boas mecânicas e contestar o 2º posto. 

Por último, os Movistar Riders Academy são a 4ª seed do Circuito Tormenta, e pelas palavras do nosso analista têm aqui a oportunidade de deixar a sua marca entre as melhores equipas ibéricas, e prometem ser uma ameaça fatal neste grupo. 

"As mudanças nos rosters dos eMonkeyz e dos yng Sharks deixam em aberto de que modo este grupo se irá desenrolar. Os MAD Lions E.C. são os favoritos a alcançar o primeiro lugar, no entanto os eMonkeyz têm que conseguir a melhor sobre ambos os yng Sharks e os Movistar Riders Academy, sendo que o confronto entre estas duas últimas equipas será favorável à equipa portuguesa".

 

Grupo B - Cláudio "Guerreiro" Nunes

Trata-se de um grupo com equipas já conhecidas dos portugueses, como os Vodafone Giants que tivemos a oportunidade de acompanhar durante a European Masters e anteriormente no evento 4Gamers, os PENGUINS que participaram no XL Invitational da e por último os Stormbringers, que vieram dos qualificadores. 

Os Vodafone Giants, são os favoritos a vencer o grupo, uma vez que apresentaram um nível elevado na European Masters, com destaque para Michał "Roison" Dubiel vindo da equipa Szata Maga, que acaba de se juntar a este plantel. O jogador já conta com alguma experiência internacional e promete ser um dos principais carries desta equipa.

Os PENGUINS mostraram na XL que estão ao alcance das equipas portuguesas e contam com a ajuda do analista português Renato "Raven" Dimas para lhes trazer insights valiosos sobre o que podem esperar contra a equipa portuguesa Electronik Generation, que serão os seus rivais mais diretos para a disputa pelo segundo lugar deste grupo. Destaca-se aqui o ADC Javier "Javaaa" Martínez, imagem de marca da organização, um jogador que já leva quase 5 anos de experiência competitiva.

Quanto aos Stormbringers, são uma equipa com pouca informação para além do que demonstraram no qualificador, mas que o Guerreiro considera que este poderá ser um fator positivo para a equipa, que poderá tentar surpreender os seus rivais nesta "Season dos Upsets".

"É um grupo difícil, e no entanto com hipóteses reais para os Electronik Generation poderem passar. Os EGN trazem novo sangue na jungle com a adição do Kevin 'InKos' Alpire e têm-se preparado muito bem para este torneio. Liderados pelo João 'Mantorras' Conceição, são uma equipa que trazem a mentalidade certa para poderem triunfar. O sucesso hoje em dia depende cada vez mais da capacidade de adaptação dentro do torneio, entre dias, entre jogos com muito foco em momentos de agressividade oportunos. A equipa que estiver mais disposta a adaptar-se será aquela que irá ter mais sucesso."

 

Grupo C - Nélson "AC" Silva

Os MAD Lions E.C. Academy, são uma das equipas que chega a partir Circuito Tormenta e que nesse processo eliminou as hipóteses de serem os GrowUP a ocuparem esse slot, revelando serem uma equipa de qualidade a não subestimar. 

Segue-se, a equipa Asus ROG Army, uma lower seed da Superliga Orange, que terminou o Spring Split em 5º lugar e o Summer Split em 7º, na opinião do nosso caster, este plantel vem mostrar o que vale, mas não será o suficiente para passar dos grupos, visto que o seu top 2 será constituído pelos Movistar Riders e a equipa da Moche LPLOL, os K1ck eSports Club.

Os Movistar Riders são um conjunto a temer, uma vez que terminaram em 1º lugar na fase regular da Superliga Orange (Summer split), tendo sido destronados pelos MAD Lions E.C., e porque vêm reforçados na bot lane com o ADC Samuel "Samux" Fernández.

Por último, destaca-se a equipa portuguesa K1ck esports club, que reforçou também o seu roster com a adição do jungler Eduardo "Rafa" Moreira e do mid laner Sergi "Lvsyan" Madrigal, e que já vimos jogar recentemente no Eurogamer em Matosinhos, onde arrecadaram o prémio de 1º lugar.

"Os K1ck são então 'discutivelmente' a equipa nacional mais bem sucedida internacionalmente, tendo inclusivamente participado na Spring Split da European Masters, onde não defrontaram diretamente os Movistar Riders mas estiveram muito próximos, portanto já são 'velhos amigos de longa data'. Posto isto, e apesar de terem uma equipa ligeiramente rejuvenescida, os K1ck têm todo o potencial de sair pelo menos como top 2 deste Grupo C" .

 

Grupo D - Gonçalo "Bombnuker" Miguéis 

Começando pelos KIYF eSports, uma equipa já com grande nome em Espanha, também já conhecida por nós, porque foi onde jogou anteriormente o nosso jogador português Francisco "Xico" Cruz. Este ano ficaram em 3º/4º no Summer Split da Superliga Orange o que, segundo o Bombnuker, não é um bom presságio não só para a equipa portuguesa, mas também para as espanholas, sendo esta a sua aposta para primeiro lugar deste grupo. 

Relativamente aos Dragons E.C., estes ficaram em ultimo lugar no Summer Split da Superliga Orange 2018, pelo que a equipa se viu obrigada a uma grande reformulação. Aos olhos do nosso caster esta reformulação acarreta fragilidades para sair desta fase de grupos.

Vodafone Giants Academy é a equipa que veio dos qualificadores para o Grupo D, com apenas uma derrota em todas as partidas, um resultado assustador para qualquer equipa que os vá enfrentar. Está aqui uma concorrente à altura das restantes equipas do grupo. Apesar de ser uma equipa sobre a qual não temos muita informação, sabemos que nela está presente um jogador que já vestiu a camisola da equipa portuguesa Electronik Generation na LPLOL, estamos a falar do top laner Antonio 'RubiOo' Cruz e será certamente interessante voltar a cruzar caminhos com ele e "matar saudades de um jogador tão influente quanto ele foi nos EGN", como diz o Bombnuker.

Resta então falar da última equipa deste grupo, a For The Win Esports Club. Apesar de não se encontrar no seu melhor momento de forma, devemos considerar que o ano em questão está a ser o seu melhor no League of Legends, com a conquista do 1º lugar no Eurogamer em Lisboa, 1º lugar nos Playoffs do 2º Split da LPLOL e participação na European Masters Summer Split.

"Sem dúvida que é uma equipa que tem potencial, e agora com a entrada do novo jungler Jan 'Seven' Fragstein e treinador Ander 'Pirla' Pirla, vão ter que dar o litro para realmente terem as condições para passar, porque sim, essa é a minha aposta; For The Win a passar em 2º lugar, mas vamos ver o que dirá o resultado final".

Estas são as apostas dos nossos casters, mas para saberes quais as equipas que vão singrar e passar á próxima fase, poderás acompanhar a transmissão a partir de hoje às 18:00 na nossa Twitch ou na Twitch da LVP. Contamos contigo para apoiar as equipas portuguesas!

 


Top