Breadcrubs
Melhor Jogador Grupo D: XprimuX
single

No último dia da 1ª fase de grupos tivemos a oportunidade de ver o Carlos “XprimuX” Costa, jungler que representou os ORO E-sports, destacar-se e como não poderia deixar de ser, fomos falar com o jogador para concluir esta rubrica dos melhores de cada grupo da primeira fase da Worten Game Ring Split.

Nome: Carlos “XprimuX” Costa
Idade: 22, sem barba 18    
Localidade: Viseu

Já tiveste algumas participações na segunda divisão da LPLOL, umas pelo Boavista e outras pelos Doxa Oppai, em épocas diferentes. Porquê este intervalo tão grande sem te vermos?
Quando começa a pré-season perco o amor pelo jogo, porque os jogadores ficam todos parece que a jogar mal de propósito, ninguém se esforça. É basicamente uma época morta sendo difícil não desmotivar e para arrancar outra vez é um problema, porque sou preguiçoso.

Como é voltar à scene competitiva?
Por um lado, é excitante para ver novo sangue no jogo, mas por outro fico triste por já não estar cá o pessoal mais velho com quem evolui e aprendi a gostar do LOL.

Representaste os ORO Esports. Como surgiu a oportunidade?
Eu tenho de ser sincero. Eu sou demasiado preguiçoso. A minha team precisava de uma organização, e calhou esta, como podia ter calhado outra qualquer, mas tenho de vos dizer que “tivemos oferta dos TSM , FNC, SKT e Manchester United.”

A tua família entende este teu gosto e o tempo que dedicas nos esports? Vê e apoia os teus jogos? Dá-te conselhos?
Para ser sincero os meus pais ainda pensam que estou a acabar o projeto de E.V.T. de 2011. Não vêm nem apoiam, porque o League em Portugal não é suficientemente “grande” para se dar atenção, encaram isto como um hobbie para fugir à rotina. Em termos de conselhos a minha avó diz-me sempre para não dar o meu blue buff a ninguém, e é ela quem define a minha champion pool. Eu só jogo de Xin Zhao porque ela, como vê mal, pensa que ele tem uma sacola na mão e diverte-se a dar cacetadas em todos.

O que é que se passou no primeiro jogo do grupo D para não ofereceram resistência à FTW E de chegar ao vosso Nexus e fazer o jogo mais limpo do dia? O que é que correu mal para terem aquela prestação no rift?
Foi engraçado...Eu estava a contar com uma route da Camille (do FTW Golem) para top side e como estava com um farmer (Graves) usufruí para ir limpar os raptors do campo inimigo, mas estúpido perdi 10 segundos a fazer o scuttle e dei first blood a um early agressive champion. A partir daí foi snowball deles visto que tinham Camille e Galio. Esse jogo foi perdido por mim, num erro básico de jungle de apenas 10 segundos.

Ao perderem o primeiro jogo tiveram a oportunidade de fazer uma degustação, uma vez que tiveram a oportunidade de jogar contra todas as equipas do Grupo. O que poderam retirar da experiência?
O plano inicial era jogar para as nossas forças de team comp, mas ás vezes temos de jogar para o que é necessário, em vez de jogar para o que está certo. Um erro que nos custou muito caro. Desta experiência podemos retirar que ás vezes mais vale ter cabeça fria do que tentarmos fazer tudo para voltar ao jogo de maneira estúpida.

Qual foi para ti o adversário mais difícil desta fase, a nível direto (como jogador) e a nível de equipa?
Para ser sincero o único adversário individual difícil fui apenas eu, parecia que estava numa luta constante contra os meus básicos. A nível de equipa foi FTW E, que constituiu um desafio excelente, mas como sou preguiçoso não consegui acompanhar as jogadas e movimentações no mapa. Jogaram muito bem e merecem todo o mérito!

Que tipo de gameplay como jungler te identificas mais? Jogas sempre no mesmo registo ou adaptas consoante a estratégia ou equipa que integras?
O meu gameplay de jungler é agressivo ao ponto de não me importar se tenho ajuda de outros. Gosto de chamar a atenção toda para mim e deixar os laners para trás, e o jungler adversário a pensar 2 vezes se vou entrar pela jungle a correr só para o distrair e fazer perder tempo. Como jogador de equipa custa sempre jogar o meu playstyle, porque não é mais indicado para equipas, por isso sim, adapto constantemente a minha maneira de jogar para melhor beneficiar a estratégia definida.

O que é mais difícil na role de jungler?
O mais complicado é os outros 4 jogadores não respeitarem a tua posição no jogo. Porque a jungle é toda uma outra lane, só que sem minions. É como se fosse um jogo de xadrez em que já sabes o resultado do jogo caso faças um erro, ou uma grande jogada, é um role que pode ditar muito o rumo da partida.

Foste considerado o melhor jogador do grupo D. Achas que o tempo que investes no LOL está a ser recompensado? Como achas que os teus colegas irão reagir ao saber da notícia?
Visto que eu jogo um jogo por dia e já bati no faker, penso que esteja bom! Presumo que os meus colegas fiquem animados e felizes por mim, mas nada de mais. Daqui a uns dias eu volto para a entrevista de primeiro lugar, ok?

Planeias continuar e progredir na LPLOL ou foi um breve retorno para matares as saudades?
Como disse, quando começar a pré-season vou perder o amor pelo jogo outra vez, desta vez talvez seja diferente e fique a evoluir, mas não posso garantir que para o próximo ano esteja a fazer esta entrevista de novo!

O que achas do vosso grupo na próxima fase da Worten Game Ring Split? Têm hipóteses de chegar ao top 2 para se apurarem? Alguma arma secreta?
Claro que sim, desde que o meu top laner aprendeu a wardar aos 2 minutos tudo é possível! Temos uma arma secreta, de facto, que estamos a pôr em prática enquanto respondo: damos kills e objetivos ao inimigo, ele pensa que vai ganhar easy e no fim, o inesperado acontece... ganha mesmo!

Entusiasmado por defrontares equipas da 1ª divisão da LPLOL?
Claro! E principalmente defrontar amigos de longa data!

Há algum jogador contra quem queiras jogar?
Eu não gosto de jogar contra jogadores, eu gosto de jogar contra amigos, cada um que caia ou que me faça cair terei uma história para contar acerca. Dito isto, gostava de ser um grande amigo do Dardoch (jogador da liga Norte Americana). Sempre foi o meu ídolo. Da scene portuguesa gostava de confrontar o que para mim posso chamar de professor, o Reativo (Oleg Ralchenko).

Obrigada por responderes às nossas questões. Alguma mensagem final? Algum fã em especial que queiras deixar uma nota?
Desde já gostava de agradecer o valor monetario de 5000€ como melhor jogador do grupo D, um obrigado à LPLOL e um especial obrigado à Rita (Minna) por esta entrevista espetacular. Desculpem por esta entrevista não seguir tanto os padrões normais, mas eu não gosto de levar as coisas com demasiada seriedade. Um especial agradecimento do fundo do coração ao SoQueress que, quando fui destruído no primeiro jogo, esteve comigo a dar-me apoio e principalmente a dar-me na cabeça por erros estúpidos. Não esquecendo a minha equipa, o grupo de fans, o senhor Raven e o senhor hono no tenshi, e em último a minha Avó! Se se sentirem generosos estou a aceitar doações de skins.
Foi um prazer fazer esta entrevista! Muito obrigado!

Entrevistado o jogador do último grupo da primeira fase, avizinha-se a seguinte onde as equipas apuradas irão defrontar as da primeira divisão da Moche LPLOL. Novos jogadores irão certamente destacar-se, mas resta-nos aguardar e assistir aos próximos jogos que iniciam já este fim de semana.


Podem seguir o XprimuX no Twitter.


Top