Breadcrubs
Meet The Players: Xiang
single

Esta semana demos um salto até à equipa do Estoril Praia Esports e conversamos um pouco com o seu mid laner, João “Xiang” Pinho.

Olá a todos. Chamo-me João "Xiang" Pinho, tenho 22 anos, sou de Aveiro e jogo pelo Estoril Praia Esports, na 2º divisão da Moche LPLOL.

O que costumas fazer fora do league?
Neste momento trabalho num escritório de uma empresa de transportes, como gestor de tráfego.

Porque começaste a jogar league of legends? O que te fez ingressar pela via competitiva do jogo?
Começei a jogar league, porque sempre gostei de jogos de estratégia. Na altura, jogava Dota e alguma parte da comunidade começou a vir experimentar este jogo, e no fim, fui um dos jogadores que preferiu ficar pela "Liga das lendas". O ingressar no competitivo foi devido ao facto de sempre ter sido super competitivo na minha vida, e a competição é então algo que me motiva bastante a jogar o jogo.

Fala-me um pouco da tua carreira pelos esports até hoje.
No ínicio, nos tempos da ESL Portugal, joguei em uma equipa Evolution da For The Win, que foi a minha primeira equipa com relevância, os FTW Lords Of Pain. Em seguida, representei uma equipa também dentro da FTW, denominada de FTW Prinfor, que depois foi reformulada para "White dragons" que competiram na segunda edição da lplol na segunda divisão (ficámos em último lugar). A partir dessa altura, joguei duas splits pelo Estoril Praia Esports na segunda divisão, onde conseguimos ganhar uma e ficámos em 5º lugar no split passado. O melhor momento na minha carreira foi mesmo a participação na Dreamhack Valencia com a ajuda da For The Win.

Fizeste o papel de coach, durante algum tempo, na equipa que agora representas. O que te voltou a incentivar a jogares competitivamente?
O papel de coach foi apenas porque quando comecei a trabalhar 8 horas por dia, algo a que não estava habituado, fiquei sem tempo para jogar soloq e também chegava sempre muito cansado. Depois das relegations feitas como coach do Estoril, a equipa foi remodelada para competir na segunda divisão e como já consegui gerir melhor o meu tempo, voltei a jogar, que no fim sempre foi o que gostei realmente de fazer

O que achas que trazes para uma equipa que te possa diferenciar de outros midlaners?
Acho que o que mais me diferencia é mesmo a minha “garra” sendo capitão de equipa, pois penso que consigo transmitir bastante confiança aos restantes membros da equipa e criar um bom ambiente. Em relação ao skill, acho que neste momento o que não falta é talento nos midlaners portugueses.

Já por duas vezes foste convidado para a analyst desk da Moche LPLOL. O que retiraste desta experiência? 
A analyst desk da LPLOL é super agradável, estás em contacto com pessoas que percebem imenso dos esports e apreendes imenso ao observar os jogos da 1ª divisão. É mesmo muito bom estar na desk e aconselho mesmo que todos o façam se tiverem essa oportunidade.

O que gostavas de atingir durante este ano competitivo? 
Não digo que possam esperar muito do Xiang em si, mas de toda a equipa pela qual jogo. Neste momento estou super focado em continuar a competir pelo Estoril e tenho certeza que este ano vamos chegar à primeira divisão, que até hoje sempre foi o nosso grande objetivo

O que mudarias em ti para atingires o que ambicionas?
Eu neste momento queria ter bastante mais tempo para jogar do que o que propriamente tenho. Visto que não posso, gostaria mesmo de conseguir utlizar então o tempo que tenho para jogar soloq com mais seriedade e não tiltar tanto.

A tua melhor qualidade é?
Eu penso que é ser persistente e nunca desistir das coisas que realmente quero e acredito que posso conquistar.

Gostavas de deixar alguma mensagem final?
Queria agradecer por todo o apoio que me têm dado, tanto a mim como à equipa do Estoril Praia Esports.

Para finalizar pedia-te apenas que participasses na nossa associação de ideias.
Música: My time
Anime: One piece
Jogador: Bjergsen
Streamer: Yoda
Playoffs: Sad
Defeito: Orgulhoso
Sonho: 1ª Divisão
Solo Queue: Flamers
Ahri: Ryze
Ultimate: Galio

Podes saber mais do jogador se o seguires nas redes sociais, mais propriamente no seu twitter.


Top