Breadcrubs
Meet The Players: Chicomax
single

Esta sexta feira é dia de darmos um salto até à equipa da For the Win Evolution, que conquistaram o primeiro lugar da 2ª divisão e falar um pouco com o Francisco.

Heyo! Chamo-me Francisco “Chicomax” Simões, tenho 18 anos, estou no 12ºano e neste momento encontro-me a jogar pelos FTW Evolution como Support na 2º divisão da LPLOL.

O que gostas de fazer nos teus tempos livres para além do LOL?
Dedico bastante tempo livre a tocar piano, aprendi este instrumento sozinho por volta dos meus 13 anos e já estive em bastantes bandas. Não sou muito de ficar em casa, adoro e costumo sair bastante com amigos, mas também tenho sempre tempo para meter as minhas séries e animes em dia. Neste momento, devido ao mesmo gosto pela cultura japonesa, estou a estudar japonês também sozinho.

Como começou a tua aventura pelo League of Legends?
Já foi à tanto tempo... recordo-me bastante bem de ter um amigo que jogava lol e eu achava o jogo bastante aborrecido, porém, ele acabou por me convencer a experimentar e, aqui estou eu, passado 5 anos, ainda colado ao jogo.

Como entraste no mundo competitivo? Já tinhas jogado competitivamente algum outro jogo anteriormente?
Não, League of Legends foi o primeiro jogo que encarei como mais do que apenas outra atividade para me divertir. Inicialmente, éramos 5 amigos que gostávamos de jogar juntos e tínhamos por hábito ir a certos torneios de modo a ganharmos riot points para skins. Um dia, tivemos a ideia de tentar entrar na LPLOL como Streaknation, em 2016, e falhámos este objetivo por um best of 3, mas na seguinte split voltámos a tentar e conseguimos nos qualificar com a classificação de 1º lugar nos Relegations.

Como te juntaste à equipa que representas atualmente?
Eu na altura estava sem equipa, mas queria voltar ao competitivo, então pedi para ser colocado no ficheiro de Looking For Team que existe na scene pt.  Passado 1 dia, vieram falar comigo com a proposta de entrar nos FTW Evolution e não hesitei em aceitar, visto que gosto da FTW e a equipa integrava pessoas que conhecia e gostava,

Na scene existem bastantes bons jogadores que jogam como suporte. O que te poderá destacar da maioria deles?
Sinceramente, acho que a scene Portuguesa possui grandes talentos na role de suporte, porém, alguns jogadores destacam-se devido a possuírem maior conhecimento no jogo e experiência competitiva, como por exemplo o Rhuckz, Plasma Lemon e Slayer que são assim bons exemplos, pois têm uma grande champion pool, e são assim capazes de realizar vários estilos de gameplay de forma consistente, o que é bastante importante para se ser um jogador completo.

E a ti? O que terás que melhorar para conseguires dar improve enquanto jogador?
Eu gostava de me tornar num jogador mais completo aprendendo a jogar melhor de champions tanks, pois acho que é esta a minha “fraqueza”. Quando jogo com este tipo de Champions, tanto pode correr muito mal como muito bem.

Qual é o teu tipo de suporte?
Acho que posso dizer que o meu tipo de suporte é “e-grill”. Antes de ter optado por este role, jogava como mid laner, de modo que sempre gostei de jogar com champions ranged, e isto reflete-se nos meus suportes favoritos: Karma, Soraka, Janna e Lulu. Gosto de dar poke ou mitigar dano de modo a ganhar hard a lane e assim transferir a vantagem do bot para o resto do jogo. Porém, grande parte dos meus champions são bons no late game, então mesmo que perca a lane, se tiver um ad carry late game, basta esperar os 3 itens do mesmo e está ganho.

Todos os suportes têm um tipo de ad carry com o qual preferem jogar, por diversos aspetos. Com qual te consideras mais forte na lane phase?
Face ao que respondi anteriormente, gosto de ad carry’s que sejam agressivos e que joguem para levar a torre do bot o mais rápido possível: Caitlyn, Lucian e Kalista são então os meus preferidos de jogar com. Também gosto de, em certos jogos, jogar para late game, então Jinx, Kogmaw e Tristana também são champions que não me importo nada de jogar com, tendo uma Lulu, Janna ou até mesmo a minha Sorakinha.

Atualmente existiram algumas mudanças ao nível dos items. O que achas que isso pode ter trazido para a scene competitiva?
No meu role, as alterações aos items de suporte não têm afetado nada, ou quase nada, a scene competitiva. A única mudança que senti que afetou indiretamente a role que jogo, foi a remoção do item das wards de jungler, pois deste modo, o jungler não poderá ajudar tanto o support a wardar, e isto faz com que nós, suportes, tenhamos de ter mais cuidado, como também mais inteligência, na colocação das wards.

Qual é o teu objetivo para este ano competitivo?
Tinha como grande objetivo conseguir voltar à 1ºdivisão da LPLOL, porém isso não vai ser possível. Face a isso, não possuo grandes objetivos neste momento, para já será sempre dar o melhor!

Alguma mensagem final?
Queria fazer alguns agradecimentos: ao pessoal que nos tem apoiado em todas as circunstâncias, e que o continue a fazer! À FTW e especialmente aos membros da equipa de onde me encontro, pela oportunidade e pelo esforço depositado neste projeto.
"Every step; a new journey." - Soraka

Para finalizar pedia-te apenas que participasses na nossa associação de ideias.
Música/Banda: Flora Cash - You're Somebody Else;
Filme: Kimi no na wa (Your name );
Jogador: Biofrost;
Champion: Soraka;
Broken: A minha Soraka;
Skin: Elementalist Lux;
Equipa: FTW;
LPLOL: Liga Portuguesa de League of Legends [risos];
Lulu: Kogmaw ;
Ultimate: Final Spark;

Queres saber mais do Chicomax? Segue-o no Twitter


Top