Breadcrubs
Lens of Truth - com JotaC #2
single

Antes de mais convém referir que o meu contacto com o LoL ultimamente tem sido basicamente nulo assim como com as competições em si pelo que algumas das minhas opiniões possam derivar de falta de informação e acompanhamento da liga. De qualquer forma, como já dito, são as minhas opiniões: respeito quem discorda e quem partilha do meu ponto de vista.

Ultimamente a meta do LoL mudou bastante, estás a espera que as equipas joguem mais a volta desta nova meta ou achas que vão jogar mais standard? 
Acho que como em todos os patches maiores a comunidade caiu no exagero. Viu-se Renektons, Jayces, Vladimirs, Yasuos, Ornns bot.... Support mid com hyper carry na jungle... Um pouco de tudo  sinceramente. 
Colocando os exageros de lado, e ignorando o choro geral dos ad carry mains que claramente não estão habituados a jogar uma role com um impacto no jogo semelhante às restantes, há que separar o separar o trigo do joio. De facto há uns quantos champions que são jogados pelo facto de atingirem um powerspike muito mais cedo do que os adc's, com as builds mais caras de agora. Vladimir, Yasuo, Ornn e Irelia são bons exemplos disso. 
Outra estratégia ainda que se tem visto é o hypercarry na jungle com um support mid. Ou vice-versa, porque na verdade estes andam sempre juntos. Um abdica de todo o farm e gold em detrimento do seu carry. Muitos combos se tem visto, como Graves + Braum, Taric + Yi, Nunu + Kayle, Nunu + Kai'sa, etc... Sinceramente, a estratégia que algumas equipas de LCS que reparei usarem mais foi o Kai'sa + support. Engraçado, sempre que algo "parte" o jogo parece ser um support + ranged on-hit carry... Parece-me a mim que vivemos uma época igual à do ardent censer. Por mais pro-ativa que uma equipa seja e coloque o hyper-carry atrás, a build é tão barata (da rageblade) e os buffs são tantos que basicamente apenas 1 jogador joga de verdade o jogo.
Sintetizando, há duas claras adaptações. Apesar de ad carry continuar a ser jogável, há sempre a possibilidade de aparecer um dos champions acima referidos como mais fortes na bot lane, procurando forçar desde cedo os skirmishes no botside. A outra, do support+hypercarry mid é também bastante forte e acho que nenhuma equipa em Portugal saberá castigá-la corretamente. Gostava de ver aparecer uns quantos Nunu+Kayle ou Kai'sa.
Espero que as equipas consideradas de "bottom" da tabela aproveitem esta meta, tragam picks combos interessantes e supreendam pela positiva as equipas de topo.
Contudo, tratando-se da LPLOL, se tivesse que prever, diria que vamos ter um clássico Ornn/Mundo/Maokai/Singed no top (ou outro tank qualquer, what's the difference). Concluindo, acho que se vão cair em extremos: vamos ter a maior randomeira de comp de sempre vs a mais clássica das clássicas composições do outro.


Que equipa tem vantagem com a mudança de meta?
Assim de cabeça diria os K1CK. Não ficaria muito surpreendido se visse o AlternativeX a picar kai'sa e a jogar meio com o LeChase de Nunu ou algo semelhante. 
Contudo, há que referir se há equipa que tem 2 jogadores pro-ativos é a FTW. O Plasma e o Reativo são aqueles jogadores sempre à procura da kill, sempre a saltar no inimigo. Por essa razão, com picks mais orientadas a early game pelo mapa todo também partem com uma clara vantagem.

Quais os 3 jogadores mais valiosos na Liga neste momento?
Valioso é muito relativo, mas interpretando a pergunta como aqueles que trazem mais à equipa e que estão a ter sucesso, não tenho dúvidas nenhumas que os 3 são: o AlternativeX por parte dos K1CK, o Plasma pela FTW e o Dragao pelos SHK. 
Acho que é bastante fácil de entender o porquê da minha escolha. Muitos outros jogadores são essenciais nas suas equipas (como o Xaky na FTW, o Joni nos SHK, o Slayer e o Baca nos uP) mas estes 3 fazem para mim toda a diferença. 
O AlternativeX, por mais discussões que eu tenha com ele sobre a broken role que ele joga, não deixa de ser o melhor na sua role. 0-10 ou 10-0 vai ser o most damage do jogo. Conta-se pelos dedos de uma mão as vezes que não o é. Posicionamento? Às vezes questionável. Mas o facto é que carrega, e não é pouco. Nas mais recentes e duras derrotas dos K1CK se houve um membro que fez o seu trabalho foi sempre ele. Veremos se gosta de jogar de Ornn.
O Plasma, para mim o melhor jogador português de momento. Também conhecido por facadinhasPT, alcunhada derivada do seu gameplay de Pyke, ou Absinto1v9, por razões menos bonitas. Pro-ativo, inteligente, mecanicamente talentoso (ainda que support e que jogue com a câmera fixa) e conhecido pelo seu Zilean  é um jogador a temer, com uma champion pool gigante e conhecimento da bot lane e do jogo em geral assustador. É a meu ver um dos maiores motores da equipa da FTW.
O Dragao: the man, the myth, the legend. "Dragao" é capaz de ser dos poucos nomes que, hiperbolizando um bocado, faz estremecer mid laners como o Xico e o Xaky. Acho que mesmo ele reconhece não estar a jogar tão bem como nos seus dias de glória. Contudo, continua a ser pelo menos top3 mid laner nacional. Acho que isto diz muito sobre o jogador em questão. Desde que entrou nos SHK, a sua presença fez-se sentir. Não só os drafts dos inimigos se tornaram impossíveis devido à enorme pool deste jogador como dentro de jogo é capaz de fazer jogo perfeito atrás de jogo perfeito atrás de jogo perfeito... Enorme consistência, enorme qualidade.

Há algum jogador que tem ficado aquém das expectativas?
Sim. Que a maioria dos jogadores já faça da LPLOL uma randomeira eu até percebo. Agora, vindo daquela que parecia ser a nossa primeira aposta a nível internacional e que chegaria em primeiro lugar à LCS, fico mais triste. Falo para quem ainda não percebeu do K1CK Xico. Jogador exímio mecanicamente, playstyle extremamente agressivo e carry-oriented, dos melhores que Portugal já viu, só rivalizado nos seus dias de glória por...ninguém. 
Jogou na Turquia, no Brasil e na Turquia novamente. Atingiu antes ou durante estas suas viagens , não me recordo, rank1 no melhor e mais exigente server (sem contar com o KR e os Chineses), o EUW.
Ora, ou a qualidade da LPLOL está realmente elevadíssima (não, não mesmo) ou algo no percurso  do Xico o desorientou do caminho para a glória. Espero ver mais dele, sei que se ele estiver a jogar no seu melhor, no seu pico, em conjunto com aquele que é o melhor ADC português consegue facilmente ganhar a LPLOL e finalmente ter uma prestação digna da sua qualidade no European Masters.

Podes acompanhar o JotaC no Twitter!
 


Top