Breadcrubs
Com o sonho dos playoffs!
single

Depois de uma vitória na 2ª jornada da 1ª divisão da Moche LPLOL contra a Doxa Gaming, onde nos proporcionaram dois bons jogos, fomos conversar com o analista da Hexagone Esports, Renato "Raven" Dimas, sobre as jornadas anteriores como também os objetivos da equipa para o split.

Olá Raven. A Hexagone está finalmente a jogar na 1ª divisão da Moche LPLOL. Na 1ª jornada, calhou à Hexagone defrontar os K1CK. Sentiram muita pressão para conseguir pontuar? A derrota na serie deixou-vos desanimados para as jornadas seguintes?
Olá Luna! Fosse quem fosse o nosso adversário, foi estipulada uma meta: demonstrar que a Hexagone Esports merece o seu lugar na 1ª divisão. E tendo isto em mente, nada melhor que enfrentar os atuais campeões de Portugal, a equipa nacional mais experiente. Num caso geral, a equipa sentiu-se mais do que motivada para trabalhar não só em equipa, mas também individualmente.

No passado fim de semana, a Hexagone defrontou a Doxa Esports na 2ª jornada do 1º split da Moche LPLOL. O primeiro jogo acabou por ser muito renhido, em que qualquer equipa poderia vencer. Em contrapartida, a Hexagone dominou o 2º jogo da serie. A que achas que se deveu um primeiro jogo tão atribulado?
Foi deveras um jogo complicado. Na minha perspetiva, os pequenos erros de comunicação e de mecânicas custaram fortemente o jogo à nossa botlane, consequentemente a DOXA partiu para um snowball. O famoso combo de Xayah e Rakan podem ser contrariados por outros combos, sendo um deles Ezreal e Morgana, mas mesmo assim, continua a ser um confronto de habilidade individual (neste caso de duo lane). O Xin Zhao é uma personagem muito forte neste patch 8.10, e acabou por jogar para o lado vitorioso da DOXA, e sendo que o nosso 3 para 3 nesse lado seria menos bom, abateu completamente a nossa botlane.
Em resumo, a agressividade da DOXA na botlane, a consequente vantagem para o Ezreal e para o Xin Zhao e a transição da pressão para outras lanes com os seus powerspikes, fez com que se tornasse tão difícil trazer algum tipo de vantagem.

O que achas que a equipa precisa de trabalhar para conseguir pontuar contra equipas que normalmente ocupam o pódio na Moche LPLOL, e que irão defrontar nas próximas jornadas?
As equipas do pódio têm jogadores experientes, tanto a nível nacional como internacional, e essa é a maior vantagem dos nossos adversários, especialmente saberem que enfrentam uma equipa que acabou de subir vinda da 2ª divisão, com jogadores “sem nome”. Mas iremos trabalhar 2 ou 3 vezes mais que qualquer outra equipa nesta divisão, porque só com trabalho se obtém algo.

Este split, a Hexagone acabou por trazer um import para a mid lane. O que achas que o Elias "Yameru” Jalonen pode trazer para a equipa que não tinham anteriormente?
Sim, com a saída do NoNameBoy, por problemas pessoais, foi necessário trazer um novo jogador para a equipa. Sabendo que a midlane em Portugal é contestada por grandes nomes, desde o Xico ao Dragão, foi necessário apostar em alguém muito forte. Enquanto o NoNameBoy era um jogador muito mais no estilo do roaming, com uma champion pool completamente diferente, o Yameru é um jogador que traz champions como Zoe e Vladimir para o rift, possibilitando ser o segundo carry da equipa.

Esta terça-feira vão defrontar a Electronik Generation. O que esperas para este confronto?
A EGN é uma equipa forte, com alguns jogadores já conhecidos. A serie não vai ser fácil, pois são orientados pelo Asier, um ótimo coach com experiência a um outro nível. Mas nós vamos dar muita luta e continuar a mostrar ótimas performances e surpresas.

Qual é o objetivo que delinearam para este split?
O nosso objetivo principal é assegurar a manutenção da equipa na 1ª divisão, mas seguramente que pretendemos chegar aos playoffs!

Antes de seres analista, já foste coach dos Hexagone, como também de outras equipas pela Europa. Porquê a mudança de papel de coach para analista? Quais as grandes diferenças de ambos os papéis em uma equipa?
A mudança de treinador para analista foi certamente das melhores decisões feitas na minha vida. Tenho gosto em falar com os jogadores, em tentar achar táticas com os mesmos, entender a meta, entre outras coisas, mas infelizmente, nunca fui muito bom a gerir as emoções de uma equipa e consequentemente senti-me a ser biased em certas decisões.
Um treinador tem de ter uma postura forte, de líder e que saiba responder sem causar desconfiança nos jogadores, e por vezes eu só complicava quando era momento de simplificar. Um analista numa equipa pode ter um ou vários papéis. No caso da Hexagone, trabalho mais como analista em Macroplay (sempre que posso observar os treinos da equipa), um pouco de scouting e planeamento de draft. Mas o meu trabalho em equipas passadas como analista já foi só de scouting.

Enquanto analista empenhas-te unicamente no teu trabalho ou despendes de algum tempo para ajudar na preparação psicológica dos jogadores?
Faço parte da equipa, consequentemente sinto-me obrigado a ajudar os meu companheiros.

Face a teres tido oportunidade de treinar equipas em diferentes ligas, quais crês que são as grandes diferenças entre essas e a Moche LPLOL atualmente?
A liga espanhola é certamente mais forte que a LPLOL tanto a nível de equipas como também de estrutura. A reputação e experiência que se ganha a trabalhar na LVP é outro nível, desde conviver com jogadores do mais alto nível Europeu ao profissionalismo das organizações.
Quanto à liga Austríaca, sinto que a Moche LPLOL está certamente à frente em termos de produção e mesmo de equipas. No entanto, as finais da A1 League foram de um nível incrível, que espero ver a Moche LPLOL atingir nas próximas edições.

Recentemente assinaste como analista pelos Penguins Esports. Vamos poder ver-te a trabalhar com a equipa na Gillete Xl Invitational, na Moche XL Esports? Que equipa portuguesa achas que vai conseguir a qualificação pelo qualificador? Achas que a Hexagone tem hipótese?
Questão controversa e difícil de responder. Quando assinei pelos PGM não estava nada à espera que fossem convidados para jogar na Moche XL Esports, até porque ninguém sabia exatamente o que se iria passar. Não sei o que realmente irá acontecer se a Hexagone Esports passar, porque hipóteses tem sempre. Talvez fique como espetador para não ser biased? *risos*

Para terminar, alguma mensagem que gostasses de deixar aos fãs da Hexagone?
A Hexagone é uma família, e se és nosso fã, entra em contato connosco. As tuas palavras de apoio marcam a diferença! Rumo à vitória!

Obrigado ao Raven pela disponibilidade, e pretendemos continuar por aqui para ver como se vai desenrolar o resto do split para a Hexagone.


Podem seguir o Raven no Twitter.
Podem seguir a Hexagone Esports no Twitter e no Facebook.


Top