Breadcrubs
Caminho para os Placements - Parte 2
single

É bom ver o regresso de velhos conhecidos há liga e o surgimento de sangue novo em termos organizacionais, expandindo o leque de camisolas e emblemas presentes na principal competição de League of Legends em Portugal. Em tentativa de alerta, o objetivo na última semana era que todos os fãs e membros da comunidade estivesse atentos ao Project Qualifier de forma a não criarem falsas expectativas, antevendo um torneio sem interesse nem qualidade, pois no final de contas "é apenas um qualificador".

                              
 
Felizmente e como pressentia, o "apenas" ficou-se pela teoria, pois na prática, esteve muito longe de ser entediante, sendo fonte de grandes momentos e contando com uma afluência de espetadores acima do esperado. Irei começar de baixo para cima, falando um pouco das Seeds 7 e 8, ocupadas pelos Hexagone e UD Leiria respetivamente. A experiente equipa de verde e preto alcançou um segundo lugar do grupo 1 do Project Qualifier após derrotar os GeekCase E-Sports e saindo derrotados apenas frente aos YNG Sharks. Este feito garantiu a sua qualificação para o Placements Tournament, vendo o regresso de velhos conhecidos da comunidade como Snitram e Dizzy, numa instituição que venceu a 2º Divisão no primeiro Split de 2017. 

Na perspetiva do ADC da equipa, Filipe "Dizzy" António, o coletivo tem tido "boas performances mesmo nas derrotas nos qualifiers, portanto tenho confiança que somos capazes de conseguir conquistar um dos lugares disponíveis". Um dado curioso é que Filipe é irmão do Support dos YNG Sharks, Hugo "Sacred" António, recordando-nos que "é sempre engraçado puder jogar contra a equipa dele, somos ambos competitivos mas acabamos sempre por amigavelmente falar sobre os erros de cada um no jogo e valorizar o que se fez bem". Os dois enfrentaram-se no Project Qualifier, tendo a equipa de Sacred levado a melhor frente aos Hexagone, contudo, existe sempre oportunidade de se redimirem já este fim de semana. 

Na Seed 8, uma surpresa, não pelo seu roster que poucos duvidariam que chegasse a esta fase, mas sim o clube que representam. O União de Leiria decidiu juntar-se ao League of Legends Nacional da melhor forma possível, recrutando nomes experiente como Patrão2D, ThunderShakeZ e Saturno5. O percurso da equipa ao longo do qualificador foi mais trabalhoso que a maioria, sendo obrigados a derrotar nomes como os Lusitanium VII e XD eSports B antes de conseguirem o tão desejado lugar na Moche LPLOL. 

Segundo a treinadora da equipa Rita Matos, a entrada no União de Leiria na liga deve-se ao facto de League of Legends ser "um dos jogos mais jogados em todo o mundo e com uma base de fãs enorme, iniciar uma equipa teria toda a lógica para começar a construir uma base sólida dentro das comunidades de Esports e sendo a Moche LPLOL a maior competição nacional, entrar nela teria de acontecer mais cedo ou mais tarde". Quanto à competição os nomes apontados rondou os habituais dois, Grow UP e YNG Sharks, contudo, Rita referiu que "caso não passemos para a 1º divisão temos o objetivo de ficar em 1º lugar na 2º e assim entrar nos Placements do próximo Split." 

                          

Embora a performance dos Hexagone e União de Leiria tenha sido fantástica, foi a composição dos Grow UP e estreantes YNG Sharks a assumir o favoritismo e a provar que o mesmo tinha motivo de ser. A equipa de Bacacórnio e Slayer não deixou margem para dúvidas do porquê de serem apontados como uma das equipas de TOP 4 da Moche LPLOL, enquanto Holz e os seus conseguiram manter-se acima da média face à concorrência, apesar de deixar transparecer falta de experiencia coletiva, algo que só se adquire com tempo, sobretudo num lineup novo. 

Tiago "OwnerTCam" Mendes foi o último membro da composição dos YNG Sharks a ser revelado, um dos jogadores que havia sido apontado como um dos melhores junglers do 1º Split de 2017, na altura a jogar pelos XD Esports, ingressando agora nos tubarões. Segundo o próprio existiu de facto uma falta de preparação e sinergia entre a equipa, dado ao pouco tempo que se encontra junta, ainda assim tem "plena confiança em cada membro da equipa e faremos o nosso melhor para o alcançar a 1º Divisão". Owner assume que o roster deverá ascender à primeira divisão e mesmo existindo "uma discrepância ao nível de todas as equipas, todas mereceram o seu spot no Placements Tournament." 

Todas as equipas faladas até ao momento contam com os seus pontos fortes e fracos e como muitos referenciaram, todas merecem estar a competir pelos lugares na 1º Divisão. Ainda assim existe uma que se destaca das restantes e não tencionando ser tendencioso pois a opinião é geral, os Grow UP estão num nível à parte. Godscloud, Kooshi, Slayer e Bacacórnio, nomes que hoje em dia associamos aos melhores do League of Legends jogado em Portugal. Mauro "Demo" Sá, o ADC da equipa, é o único jogador que pouco conhecemos, pouco vimos, contanto agora com o momento ideal para se fazer conhecer e mostrar do porquê de merecer o tal lugar tão desejado por muitos.

"Estou rodeado de pessoas com uma ambição maior do que a que tinha encontrado até aqui e só quero estar todos os dias focado em cumprir expectativas, melhorar e provar que mereço ser considerado dos melhores" diz Demo, que demonstra uma ansiedade tremenda de terminar o complexo que muitos possuem com ele. O jogador falou ainda da diferença de nível entre a equipa deste ano e a do ano passado dos UP, afirmando que não conhecia " bem a equipa dos dos anos anteriores a 2017, porque não jogava League of Legends nem via a LPLOL. Acho que esta equipa é superior há do ano passado" algo que entra em concordância com a opinião geral do publico. A promessa fica entre ficar no topo, em calar os "doubters", um sentimento que será transmitido em todos os jogos da equipa e que poderemos acompanhar já no primeiro jogo dos UP no Placements Tournament frente à For The Win B.

Resta relembrar que o Placements Tournament inicia-se hoje, dia 19 de Janeiro, por volta das 21.00h.
Podem acompanhar  através do Twitch da Moche LPLOL, assim como no Meo Kanal ou Facebook do Moche.


Top