Breadcrubs
2º Split: sem margem para erros
single

Estamos neste momento a meio do 2º Split da Moche LPLOL 2018 e que split que estamos. Ao fim de quatro jornadas, K1CK e FTW dividem o primeiro posto com dez pontos, mas são seguidos de perto pelos EGN, que até agora somam nove pontos. No entanto, a luta pelo acesso aos playoffs não se resume a estas três equipas: GrowUp e yng Sharks dividem o quarto lugar com sete pontos e também procuram marcar presença nos playoffs deste segundo split. Por outro lado, os Doxa Gaming e os XD Prinfor são o destaque da LPLOL por motivos negativos: ambas as equipas ainda não pontuaram e, com apenas quatro jogos pela frente, torna-se imperial somar pontos para estas duas equipas.

A luta pelo top 4

Estivemos à conversa com elementos das oito equipas para perceber-mos o que podemos esperar para esta segunda metade do split. Blizz, mid laner dos EGN (atual 3º classificado do 2º Split da LPLOL), admite que a “maior parte da comunidade acha que vai ser um top 4 composto por yng Sharks,  K1CK eSports Club, FTW eSports Club e GrowUp”. No entanto, o mid laner dos Electronik Generation considera que a sua equipa tem a capacidade de surpreender a comunidade e conseguir um lugar de acesso aos playoffs.

Por outro lado, Alternative, AD carry da equipa dos K1CK, considera que os quatro primeiros lugares serão ocupados pelos K1CK, FTW, yng Sharks e GrowUp.  Esta visão é partilhada por jogadores de outras equipas, como por exemplo, Kooshi dos GrowUp e Kiriann dos XD. Outros elementos das equipas da LPLOL, tais como, DeadlyBreeze (coach dos HEX), Joni (AD carry dos yng Sharks), Xaky (mid laner da FTW) admitem que os K1CK e a FTW partem à frente do resto da concorrência, deixando os outros dois lugares a ser discutidos por GrowUp, yng Sharks e EGN.

Relativamente a esta luta pelo top 4, Kirian, AD carry dos XD, faz questão de relembrar o calendário, visto que, os EGN vão ter três jogos com adversários diretos a esta luta de acesso aos playoffs: SHK, K1CK e GrowUp.  A verdade é que teremos uma reta final do Split carregada de jogos importantes para as contas dos primeiros quatro lugares: na quinta jornada teremos, yng Sharks vs Electronik Generation e K1CK vs GrowUp; na 6ª jornda, os EGN medem forças com os K1CK, enquanto que os yng Sharks terão pela frente a equipa da FTW; e, na última jornada do Split, teremos um jogo entre GrowUp e EGN.

Esta quantidade elevada de jogos importantes entre os cinco primeiros classificados não deixa espaço para erros e de certeza que não faltará emoção nesta reta final da fase regular do 2º Split. Com K1CK e FTW claramente favoritos para assumir os dois primeiros lugares, resta saber quem ocupará o 3º e o 4º lugar.

Jogador “sensação”

Para além de todas as decisões que irão surgir das próximas três jornadas, vale a pena ver a LPLOL também pelo talento individual dos jogadores que atuam no nosso campeonato. A verdade é que ainda é muito cedo para falar-mos em “melhor jogador do split”, mas não podemos negar que há alguns jogadores que se têm destacado com as suas exibições.

Segundo Alternative, Worst (EGN) é um desses jogadores em destaque: um –role- que “não tem medo de jogar agressivo para carregar as teamfights e que tem feito sempre bons jogos”.  Outro AD carry da LPLOL, Kiriann, considera que este destaque deve ser atribuído a PlasmaLemon. Por sua vez, Xaky, mid laner da FTW, divide o destaque entre jogadores como Aziado, Blizz e Own3rTcam.

No entanto, de acordo com os nossos entrevistados, o jogador do momento não é nenhum destes. Blizz, Xaky, DeadlyBreeze e Kooshi são alguns dos nomes da LPLOL que olham para LastWolf e vêem o melhor jogador do split até agora. A justificação desta escolha recai na kill participation de LastWolf, mas também na consistência do seu jogo. Segundo DeadlyBreeze, coach dos Hexagone, “a grande capacidade de ser o carry que a equipa precisa em diversos tipos de marksman e em diferentes condições de jogo” é um fator importante na escolha de LastWolf.

As contas da permanência

Não são apenas os primeiros cinco classificados que estão de calculadora na mão. Doxa, depois de um primeiro split onde conseguiram chegar aos playoffs, e XD dividem o último lugar e ainda estão à procura do primeiro ponto no split. Por sua vez, os Hexagone eSports seguem à frente destas duas equipas com apenas uma vitória em quatro jornadas.

Enquanto que XD e HEX eram duas equipas apontadas ao fundo da tabela no início deste split, a comunidade portuguesa de League Of Legends ficou chocada com a presença dos Doxa Gaming nos últimos lugares da tabela classificativa. Depois de um primeiro split no top 4, os Doxa têm sido o destaque da LPLOL por motivos negativos. Até ao momento, a equipa orientada por Mahisto ainda não conseguiu pontuar neste split e a continuidade dos Doxa na 1ª Divisão está em risco. Segundo o treinador dos Doxa, Mahisto, a equipa experimentou “um sistema de trabalho que não resultou , criando alguns problemas. Estes problemas já estão resolvidos e estamos a trabalhar mais que nunca para recuperar o nosso atraso”. Apesar do fosso existente entre os Doxa e a luta pelo acesso aos playoffs, Mahisto ainda acredita que é possível atingir esse objetivo: “Eu acredito que tudo é possível. Vai ser muito complicado mas nada é impossível”.

A dividir o último lugar com os Doxa, estão os XD. Tal como os Doxa, os XD ainda não pontuaram neste split (somam quatro derrotas frente a GrowUp, EGN, SHK e FTW) e as contas para a manutenção na 1ª Divisão começam a complicar-se. Segundo Kiriann, o insucesso que os XD têm tido até agora “deve-se a vários fatores, sendo um deles o facto de serem uma equipa muito emocional o que já nos prejudicou durante alguns jogos”. Outro fator apontado pelo AD carry dos XD é a falta de sinergia na bot lane: até agora Kiriann já teve três supports – Gogo, Void e Zon.

À frente destas duas equipas segue a equipa dos Hexagone orientada por DeadlyBreeze. Em declarações à LPLOL, o coach promete proatividade, competitividade e esforço da parte dos Hexagone. Os pupilos de DeadlyBreeze têm vantagem na corrida pela manutenção, visto que já somam três pontos (venceram os Doxa na segunda jornada). Nesta reta final do split, os Hexagone vão ter um jogo de elevada importância para as contas da manutenção com os XD.

A três jornadas do fim ainda há muito a discutir nesta fase regular do split. K1CK, FTW, Sharks, EGN e GrowUp  lutam entre si para garantir o acesso aos playoffs. Por sua vez, Hexagone, XD e Doxa lutam para garantir a manutenção. Todos os jogos são importantes nesta reta final do split e nenhuma equipa tem espaço para erros.

 

Agradecemos aos representantes das 8 equipas a participar neste 2º Split da Moche LPLOL pelo tempo dispensado para a elaboração deste artigo!


Top