Breadcrubs
Perdendo Batalhas Mas Ganhando Guerras!
single

No Infernal Qualifier ficaram pelo caminho, mas não desistiram, reuniram forças, ergueram a cabeça e voltaram a batalhar nos perigosos campos do Summoner's Rift. Nesta segunda e última tentativa estavam determinados a conseguir o seu lugar na LPLOL. Viram-se novamente a cair para a losers bracket, mas com a diferença de que desta vez avançaram na mesma derrotando quem se pusesse no seu caminho e apesar do percurso conturbado conseguiram o 3º lugar do Qualificador, garantindo a sua entrada na LPLOL e provando que se podem perder batalhas, mas ganhar guerras!
Após este fim de semana vitorioso para a equipa Estoril Praia E-sports sentámo-nos à conversa com o capitão e Hugo “Lakus” Martins para falarmos um pouco sobre a equipa e esta etapa superada.

Muitos parabéns pela qualificação para o Relegations e obrigado por aceitares o nosso convite.
De nada, nós é que agradecemos.

Conta-nos um pouco sobre vocês para ficarmos a conhecer a equipa e a sua história.
O Estoril Praia é algo recente. Trata-se de um investimento que está a ser feito pelo clube na área dos eSports. Fomos ao Primeiro Qualificador e acabámos por perder. Infelizmente, depois tivemos problemas no roster e tivemos de procurar novos jogadores para o Segundo Qualificador, visto que dois dos nossos jogadores tiveram de sair por problemas pessoais. Portanto, a nossa equipa principal foi criada há sensivelmente duas semanas. Contudo, conseguimos encontrar os dois jogadores que precisávamos e que se encaixam na nossa equipa e no nosso estilo de jogo. Tivemos apenas cerca de uma semana para treinar antes do Ocean Qualifier, o que foi muito duro e desgastante, mas correu bem.

Quando formaram a equipa quais eram os objetivos que tinham em mente e o que planearam fazer para os alcançar? É preciso abdicar de certas coisas e fazer sacrifícios?
Correto. Quando nos apresentaram o projeto, eu já estava dentro da organização do Estoril com o Soka e o Litrosa, que são duas pessoas que nos ajudaram bastante ao longo do caminho. Eles apresentaram o projeto de uma equipa de LoL, cujo objetivo seria o de ser uma das melhores a nível nacional. Alcançar esse objetivo passava por entrar na LPLOL e nos torneios online possíveis. A primeira etapa para este objetivo é entrar na Primeira Divisão da LPLOL, não vai ser fácil, mas vamos treinar para isso.

Primeiramente tentaram conquistar o lugar no Relegations através do Infernal Qualifier, mas ficaram pelo caminho. Houve alguma mudança na preparação e mentalidade dos jogadores para o Ocean?
Podemos dizer que sim. Apercebemo-nos que as equipas que haviam no Qualificador eram muito boas e não estávamos à espera que houvesse tanta qualidade. Falámos entre nós, mudamos um pouco o nosso mindset e tentámos arranjar melhores soluções para que o Segundo Qualificador fosse melhor.

Notaram alguma diferença entre os dois Qualificadores relativamente às equipas que defrontaram?
Sim, no Primeiro Qualificador defrontamos equipas muito mais difíceis. Relativamente ao segundo, convém dizer que também tivemos uma boa bracket, defrontámos os Y Esports, contra quem perdemos os dois jogos, mas de resto tivemos um bom trajeto. Jogámos contra equipas acessíveis e correu bem para o nosso lado.

Neste Qualificador viram a história repetir-se ao irem para a losers bracket no mesmo momento. Ficaram com receio ou desmotivados pela possibilidade de o vosso caminho ficar por ali?
Desmotivados não digo, mas com receio sim. É normal quando se perde e só se tem mais uma oportunidade. Fica-se sempre mais alerta e mais atento. Quando acabou o jogo tivemos oportunidade de falar durante aqueles minutos entre os jogos. O Litrosa, que é o nosso manager, e o coach deram-nos uma “liçãozinha”, falámos entre nós e decidimos que era isto que queríamos e que tínhamos de nos focar, ver os erros que tínhamos cometido no confronto perdido e aproveitar os mesmos para fazermos melhor nos próximos jogos.

O Relegations irá determinar a entrada para a Moche LPLOL ou para a 2ª Divisão. Que sentimento é partilhado na equipa? De dever cumprido e alegria por já estarem na LPLOL, independentemente do que aconteça, ou ambicionam mesmo a Moche LPLOL?
Nós estamos obviamente contentes com a passagem, mas como disse o nosso objetivo é a Primeira Divisão e por isso estamos um pouco ansiosos, pois queremos mesmo entrar na Moche LPLOL. Sabemos que vai ser difícil… Claro que nos contentamos com a Segunda Divisão, que já é muito bom, mas o nosso foco está mesmo na primeira. Estamos com medo, porque vão haver equipas extraordinárias e muito fortes, mas vamos trabalhar para isso.

Tendo em conta que já são conhecidas todas as equipas do Relegations, existe alguma que se apresente como uma maior ameaça a conseguirem entrar na Moche LPLOL? O que podemos esperar do Estoril Praia E-sports? 
Dentre os line-ups atuais das equipas, só não conheço o dos Electronik Generation, mas segundo o que dizem vai ser muito forte. Creio que os EGN são uma das equipas a ter em atenção, juntamente com os Exotic Gaming e os Y Esports. Sem dúvida que são equipas que estão um pouco acima do nosso nível e vamos ter de estar atentos a isso e estudá-las bem para conseguirmos alcançar os nossos objetivos. Em relação ao Estoril, podem esperar dedicação e foco acima de tudo. Estamos mesmo focados nisto, todos nós despendemos tempo para treinar e alcançarmos o nosso objetivo.

Com a internacionalização de alguns jogadores portugueses a scene portuguesa perdeu alguns talentos, pelo que se torna mais necessário que novos talentos comecem a surgir e esse é um dos objetivos da Segunda Divisão da LPLOL. Como equipa recém-chegada à scene competitiva que conselho dás aos jogadores de LoL ou equipas que queiram lutar por um lugar nos eSports?
Sim é verdade, a nossa scene em Portugal está a aumentar. Estou feliz por eles, por se terem internacionalizado, e espero que consigam os resultados que pretendem. Relativamente ao conselho, é o mesmo que toda a gente dá: dedicação, investir tempo no jogo, pois como é óbvio é preciso sacrificar um pouco o nosso tempo pessoal, focar-se mais e ganhar mais conhecimento no jogo. Com treino e tempo todas as equipas conseguem chegar lá.

Estamos a chegar ao fim da nossa conversa. Algum comentário para os fãs da LPLOL ou equipas?
Continuem a apoiar a scene em Portugal, que como sabemos ainda não tem o reconhecimento que deveria por parte do público. É preciso apoiar e apostar na Liga Portuguesa.
Queria também “puxar a brasa à nossa sardinha” e arranjar, se alguém estiver disponível, parceiros para scrims da LPLOL ou das outras equipas do Relegations, para então conseguirmos melhorar e aprendermos mais. Queremos um método de treino com mais qualidade para conseguirmos evoluir.

Com esta pequena conversa ficámos a conhecer um pouco mais do Estoril Praia E-sports, que apesar de recente tem muita ambição e acima de tudo humildade em querer aprender com toda esta experiência e com as outras equipas para evoluírem e então alcançarem os seus objetivos.
Resta-nos ficar atentos a esta equipa estreante na LPLOL e ver como evoluí!

Podem acompanhar o Estoril Praia E-sports através da página de facebook da equipa: Facebook

O Relegations será transmitido no canal da Twitch http://lplol.pt/twitch e no MEO Kanal 303030!


Top