Breadcrubs
Get Rekt! Com Joo.
single

Get Rekt! É um novo segmento da LPLOL, em que convidamos os nossos pros para uma curta conversa acerca dos seus champions favoritos e das entrelinhas associadas a todo o seu gameplay. Desta feita, para estrear o segmento estivemos à conversa com o icónico João ‘’Joo’’ Pereira, agora estrela dos Giants, antigo Suporte e shot caller da FTW.
Joo tem 21 anos e é estudante de contabilidade. Entrou no mundo dos videojogos a jogar CS 1.6, mas foi com o League of Legends que se tornou uma das principais figuras em Portugal. Já foi main de vários roles, mas à falta de um suporte que o agradasse converteu-se ele mesmo à posição. É portador de um enorme conhecimento do jogo e até hoje figurou em vários pódios de competições dentro e fora de Portugal.

Joo, obrigado por estares aqui connosco hoje. Comecemos por falar do champion que escolheste para hoje: como e porquê despertou o teu interesse?
Escolhi o Bard, porque é muito divertido de se jogar. Podes fazer muitas plays, especialmente com o seu ultimate e  com o túnel, e se o dominares é sobretudo um champion muito bom para se jogar em solo queue. Apesar de ser um champion difícil, se for bem aprendido é um dos poucos suportes com o qual consegues carregar uma equipa. É um dos meus favoritos e atualmente o champion pelo qual sou conhecido.

Com a vasta pool de supports à disposição, o que mais te impressionou no seu kit?
Principalmente as suas habilidades e o ultimate pelos motivos que já referi. Podes salvar teammates, ou podes prender os carries da equipa adversária, basicamente tens um ultimate com muito range para iniciar e isso é muito importante em algumas team comps.  Podes criar imensas plays com o ultimate e podes mandar stuns que os inimigos não estão a espera. Creio que o Bard serve para fazer praticamente tudo; tem uma boa laning phase, porque é ranged, tem um bom roaming com o seu portal e também tem muito damage. Entre os suportes que não são considerados mages, como a Zyra e o Brand, é o support que tem mais damage, mesmo não fazendo itens de dano. Para além disso, tem bom CC, e tal como disse, tem uma laning phase relativamente forte se for bem jogado. Estes foram os principais fatores que me fizeram apaixonar pelo champion. Foi pela sua versatilidade. É verdade que tem uma curva de aprendizagem muito alta, e apesar de ser difícil de começar, pois precisas de muita experiência, depois de o conheceres bem podes fazer muitas coisas diferentes.

Falando agora em relação ao competitivo, que é um mundo totalmente diferente. Quais as situações mais viáveis para o sucesso, ou seja em que situações escolhes o BARD face a outras possíveis escolhas?
Neste momento o Bard não é propriamente um champion que possas pickar muito cedo na fase de ‘’Pick&Ban’’, porque tem alguns counters nesta meta, como a Zyra e Karma, que têm um push maior que o do Bard, mas se conseguires dar a counter pick e vires que eles não têm um suporte desse tipo (mage), que dão damage alto é uma boa pick. Quando precisas de um long range engage e se a tua equipa já tiver uma boa front line, mas por alguma razão não tiver engage, o Bard é um champion muito bom para pickar quando se precisa de um engage muito bom contra carrys imóveis. O Bard é mau contra team comps com muitos tanques, porque o ultimate do Bard é fenomenal para apanhar elementos da equipa adversária fora de posição, e convém que esses elementos sejam squishies, de maneira que a tua equipa possa dar follow-up e eliminar rapidamente o target. Por isso, deve ser pickado quando vemos que a equipa adversária é relativamente squishy, para teres mais targets para usar o ultimate e tentar apanhá-los fora de posição. Recapitulando o Bard é bom contra equipas squishies, carrys imóveis e é bom para apanhar targets que estejam fora de posição.

Sendo um dos supports com mais assists na LPLOL, como é que utilizar este champion no Rift altera a tua forma de jogar, a presença no rift e a contribuição para a equipa?
O Bard é um champion que consegue dar roam muito facilmente, especialmente a partir do lvl. 6. Creio que a melhor forma de jogar de Bard é ficar na lane até se atingir o nível 6, porque até aí só tens propriamente o Q como forma de CC para gankar e não é muito fiável, por isso é mais conveniente esperar até lvl. 6, e daí para a frente se tens o controlo da bot lane, consegues dar roams muito facilmente usando por exemplo o portal para ires rapidamente ao mid dar um ulti e um chain CC com o teu stun. Portanto, creio que o Bard é bom para se ter muita participação no jogo, porque é um champion muito móvel e com muito boa capacidade de roam.

Que item sets podes recomendar, e como é que estes podem sofrer alterações dependendo do matchup?
Como todos os supports, o Bard necessita de cooldown reduction, porque a sua habilidade fulcral é o seu ultimate, que tem um cooldown relativamente longo. Especialmente com o Bard, o objetivo dos primeiros ultis é sempre tirar flashes aos adversários. Normalmente jogo a dar ultimates para queimar flashes como objetivo e 2 minutos depois ir apanhar o mesmo target que já está sem flash. Logo, é importante ter o cooldown reduction para abusar dos targets que não têm flash.

Relativamente à itemização a build que recomendo é:

Eye of the Watchers + Boots of Mobility + Redemption + Locket + Frozen Heart e Mikaels.

Começa-se com o item de suporte SpellThief's Edge, para aumentar o magic damage e melhorar as trades na lane, ao mesmo tempo que se aumenta presença na lane com o mana regen. De seguida, a Sightstone para começar a wardar o mapa, e depois convém completar o Eye of the Watchers. Prefiro o Eye of The Watchers, porque dá cooldown reduction e HP de forma a  permanecer mais tempo nas fights. O Redemption é um item essencial, porque favorece o Bard em tudo, concedendo-lhe também mais HP e mais CDR. As botas são as de mobility, porque como disse, o Bard gosta muito de dar roam.
Depois, a ordem em que se termina a build vai depender da equipa contrária. Se a equipa adversária tiver muito dano AOE, o Locket of Solari é um bom item, porque o shield absorve muito damage. Se o caso for muito muito physical damage, é preferível fazer um Frozen Heart depois do Redemption, de forma a ter armour e a reduzir o attack speed dos adversários, além de que te dá mais cooldown reduction. Essa é a grande variável. Se a equipa tiver muito AD faz-se o Frozen Heart, se não precisares imediatamente de armour, faz-se o Locket e já tens cerca de 35% CDR. Para completar pode usar-se um ZZ Rot’s, um Banshee’s Veil, um Mikael’s Crucible, ou Knight’s Vow. Vai depender muito da equipa contrária e é preciso saber analisar bem essa situação.

Que dicas podes deixar para quem joga com e contra este champion, especialmente se estiver nas tuas mãos?
Para quem joga COM o Bard é essencial spamar e conhecer bem os seus limites, conhecer os matchups, tentar sempre dar os Q's nos minions de forma a dar stuns no adc da equipa adversária e tentar sempre fazer pequenas trades utilizando um Q seguido de um auto-attack com a passiva, que instantaneamente já vai dar proc à Thunderlord’s. É importante  ser paciente, com o Bard. Não é preciso forçar muito, só tens de ajudar o ADC a farmar, dar algumas pequenas trades e esperar o lvl. 6. A partir daí os adversários já vão jogar passivo. Também é importante ter o controlo do river para que seja possível dar roam ao mid e neste caso tentar sacar kills, ou gastar um flash. Durante o jogo é fulcral estar sempre atento aos flashes, porque quem não tem flash torna-se num target vital para o ultimate. O Bard tem a Magical Journey como um dos seus pontos fortes e por isso pode estar mais tranquilo a wardar, desde que esteja junto a uma parede e pronto a usa-la, mas há que ter cuidado, porque é um champion algo squishy.
Durante as team fights deves tentar apanhar os carries, os targets imóveis, para que a equipa dê follow-up.

Para quem joga CONTRA o Bard, lá está, ele é fraco contra tanky champions, por isso uma composição com tanques representa poucos targets para dar ulti. Também tem uma mana pool fraca, por isso deves tentar abusar desse facto forçando trades logo de início, o que vai fazer com que o Bard utilize muitos Heals, que é a habilidade que usa mais mana, e dessa forma ele não vai poder spamar o Q. Deves estar atento e flashar sempre antes do seu ulti é preferível a flashar após. É importante também utilizar champions que interrompam o portal, como a Cassiopeia, o Tresh, ou Alistair impossibilitando e inibindo a agressividade do Bard.

Qual a tua skin favorita para o Bard? Porquê?
A minha skin favorita para o Bard é a Elderwood Bard, porque acho que é a que manda mais classe. Não gosto muito de skins que tenham muitos efeitos, mas sim de skins que tenham pinta a jogar e acho que essa é a que tem mais pinta!

Summoner's, este é o Bard do Joo! Tens ideias, ou sugestões que queres partilhar? Deixa nos comentários as tuas opiniões e questões, ou fala-nos tu mesmo sobre o teu Bard!
A LPLOL fecha esta entrevista com um grande agradecimento ao Joo por marcar presença neste nosso novo segmento, desejando-lhe também a maior das sortes com os Giants em Espanha. 


Top