Breadcrubs
A Nova Promessa da Mid Lane!
single

Fomos entrevistar o João “BacaCórnio” Bigas, mid laner dos Doxa Gaming, depois de uma fantástica exibição na 3ª Jornada da Moche LPLOL, de forma a percebermos um pouco o que passou na mente do mesmo e da sua equipa depois da fantástica reviravolta que deram no 2º jogo frente aos GrowUP e que acabou por lhes dar a vitória na série.

Olá! Obrigado por nos dares esta entrevista. Será que podes falar um pouco sobre ti para quem não te conhece?
Olá, chamo-me João Bigas, sou conhecido por “Baca”, tenho 17 anos, sou estudante e nos tempos livres sou o mid laner dos Doxa Gaming. Jogo League of Legends há cerca de 5-6 anos e acho que nunca tive um gosto pelo mundo competitivo, mas quando entrei para os Doxa tive uma pequena noção de que poderia crescer enquanto jogador e poderia ter sucesso se apostasse realmente nesta oportunidade e creio que estou a fazer isso mesmo.

Quais achas que devem ser as características de um bom mid laner? Qual é o teu champion preferido atualmente e porquê?
Para mim, um bom mid laner tem que ter uma boa map awareness, skill individual e saber comunicar com a equipa, sendo que a comunicação e a atitude para mim são mesmo os pontos mais importantes. Quanto ao meu champion preferido, eu gosto muito da Katarina, pois tem bastante mobilidade, pode dar muito roam, que é algo que eu gosto imenso de fazer, e além disso é muito forte em team fights e é muito skill based.

A tua equipa tem tido excelentes performances em seguimento ao ano anterior. Acham que conseguem conquistar um lugar melhor que no Split passado? Na vossa opinião, quem são os vossos maiores adversários?
Claro! Creio que vamos conseguir melhores resultados, vamos tentar lutar por um top 3 ou top 2. Penso que os nossos maiores adversários sejam os K1ck e os EGN. Apesar dos maus resultados recentes, considero os EGN uma boa equipa e com o tempo presumo que ficarão muito melhores e vão lutar pelo pódio. Os K1ck são sempre uma boa equipa e podem sempre ganhar a todos... ou mesmo perder. Diria também a FTW, mas creio que estão a ter alguns problemas com o seu top laner, mesmo assim é possível que consigam melhorar e poderão tornar-se fortes adversários. Na minha opinião, a Liga está muito equilibrada e é difícil fazer previsões.

A reviravolta no 2º jogo da 3ª Jornada frente aos GrowUP foi incrível. Como estava a mentalidade da equipa durante o jogo quando se viram com uma desvantagem tão grande para o vosso adversário? Qual foi o vosso plano de jogo nessa altura?
Ganhamos facilmente o primeiro jogo e no segundo acabámos por achar que não tínhamos tanta pressão e não tínhamos que nos esforçar tanto e acabámos por nos desleixar. Acabámos por pensar mal, e começámos a ver que eles tinham ganho algumas kills e tinham mais objetivos e vantagem, falámos e percebemos seria necessário focarmo-nos ou iria correr mal para o nosso lado. Começámos a jogar com mais mentalidade e com mais objetivos, falámos em como poderíamos dar a volta ao jogo, tentar lutar por mais drakes, derrubar mais torres, farmar mais e a partir de um certo ponto já conseguimos lutar e quase ganhar as team fights contra eles, incluindo aquele Baron que ajudou na reviravolta do jogo.

Qual foi a reação da equipa quando conseguiste roubar o Baron e a partir daí o jogo começou a virar a vosso favor?
As fights já estavam a ser bastante equilibradas. Muito sinceramente, nem eu, nem os meus colegas percebemos que eu tinha roubado o Baron, porque mesmo que tivéssemos perdido o Baron nós matávamos parte da equipa deles. A minha equipa ficou bastante entusiasmada, pois foi um objetivo importante que nos ajudou a vencer o jogo.

Por último, como se sentiram depois de terem ganho o jogo com uma reviravolta tão grande? Isso deu-vos mais confiança para as jornadas futuras?
Os GrowUP conseguiram muita vantagem e acabou por ser uma falha deles não conseguirem transmitir isso para o jogo, pois com a vantagem que eles tinham é raro uma equipa não conseguir ganhar um jogo. Para nós foi um alívio enorme, pois muito sinceramente a maior parte das pessoas já não acreditava na vitória, mas mesmo assim não desistimos. Não acredito que nos tenha dado mais confiança, vimos onde falhámos e vamos tentar melhorar nisso e agora é lutar pelas próximas fases.

O vosso próximo jogo será contra a XD OMEN. Que antevisão farias?
A XD OMEN têm uma boa skill cap e acho que individualmente são muito bons, como os GrowUP por exemplo, mas consigo ver algumas falhas quando jogam em equipa. Prevejo um jogo renhido, fechado, em que qualquer uma das equipas poderá ganhar, mas presumo que a minha equipa conseguirá os 2-0.

Gostavas de deixar alguma mensagem a quem vos segue na Moche LPLOL?
Acreditem sempre que é possível! Se me perguntassem há uns anos atrás se a minha performance melhoraria por vir para os Doxa, eu não acreditava. Apenas acreditem em vocês. Não se dediquem apenas a Academias, por vezes não vos dão o devido valor. Encontrem pessoas que tenham os mesmos objetivos que vocês e não desistam. E claro, sigam os Doxa e acreditem tanto em nós como nós acreditamos.

Agradecemos ao Baca pela entrevista e esperamos que continue a proporcionar-nos excelentes jogadas como a do passado fim de semana. Não te esqueças de segui-lo no Twitter e aos Doxa no Facebook! Os Doxa Gaming enfrentam a XD OMEN by HP hoje às 14:00 com transmissão na Twitch, MEO Kanal e no Facebook do Moche!


Top